Textos que estão rolando pela rede

Estes são alguns textos que vieram parar em minha caixa postal eletrônica ou que encontrei em algum site, achei interessantes e resolvi armazená-los aqui, para preservá-los ;-) Todos os textos estão apresentados exatamente com a mesma redação que recebi.

A maioria é de autores desconhecidos. Não se ofenda se algum for seu. Basta me enviar uma mensagem, que eu coloco os créditos, ou até tiro do ar se você desejar.




Carta ao jornalista do Legacy
Recebi este texto atribuído a um advogado brasileiro chamado Gustavo Lessa Neto. Não sei se a autoria é essa mesmo, mas a mensagem é ótima e espero que tenha realmente chegado ao tal "jornalista do Legacy", filho de uma...



Crônica sobre a canção de ninar
Recebi algumas vezes esse texto falando sobre as canções de ninar que cantamos para nossos filhos. Já havia conversado sobre isso inúmeras vezes com diversas pessoas, já rimos bastante sobre essas letras, mas nunca tinha pensado de forma tão dramática sobre o assunto. Não sei se a "tese" do autor procede, mas é no mínimo para se pensar.



A lei de Zeca Pagodinho
Este texto fantástico eu encontrei no excelente Circulando.com, do Cláudio Rúbio. É preciso ser lido, compreendido, repassado, guardado, re-lido, sozinho, em família, na sala de aula, na mesa do bar. O original está publicado no Coletiva.net. Leia e, se gostar, tente entendê-lo, não apenas admirá-lo. Coloque em prática o que é impossível discordar.
"Contribuição" de Cláudio Rúbio



O Tempo - razões para rápidos Natias
Não sei até que ponto este texto sobre a nossa noção da passagem do tempo é científico, mas me pareceu fazer todo o sentido do mundo. Seria muito saudável para a vida qualquer um assumí-lo como correto e utilizar este "conhecimento" como um dos instrumentos para nortear (ou desnortear) seus rumos. Encontrei no Matchbox. O original foi publicado no Academia Novak.
"Contribuição" de Matchbox



Os primeiros passos na Lua
Hoje, a Lua do homem
Que futuro traz esta Lua?
Encontrei estes 3 textos no site do Ulisses Cavalcante, sobre a Estação Espacial Internacional. São 3 artigos publicados na Veja, às vesperas e logo após o primeiro pouso tripulado do homem na Lua. Uma ótima leitura para os apaixonados pelo espaço, como eu :-)
"Contribuição" de Ulisses Cavalcante



Em defesa do Manto Sagrado
Eu fiquei chocado na primeira vez em que "presenciei" uma mudança na camisa do Mengo. Eu era moleque e fiquei indignado com a mudança da tradicional camisa listrada para uma com listras bem mais grossas. Tão grossas, que nem parecia listrada. A desculpa era que ela ficava mais visível na TV. Papo furado para alguém faturar mais. Com a popularização da TV colorida, a visibilidade já tinha ficado bem melhor. Bem, ainda hoje eu me pego torcendo e rezando para que não cometam uma heresia pior com o Manto Sagrado. Este texto eu encontrei na Cora e, obviamente, não poderia deixar de arquivá-lo aqui comigo ;-)
"Contribuição" da Cora Ronai



Brasília, essa desconhecida
Este texto foi escrito por Cesar Valente e publicado originalmente no blog Carta Aberta. Defensor de Brasília que sou, resolvi dar uma roubadinha para tê-lo aqui também ;-) É uma bela defesa de Brasília por uma pessoa que já "morou" por aqui "a serviço" 3 vezes, sem preconceitos.
"Contribuição" do Cesar Valente



Coisa de brasileiro
Quando estive na Europa com mais 2 amigos da faculdade, para um congresso de computação gráfica, compramos o Eurailpass e demos uma volta rápida pelo continente, antes de voltar para casa. Nunca gostei de preconceitos, muito menos contra nós, brasileiros, mas muito antes do final da viagem nós já fugíamos de outros brasileiros, como o diabo foge da cruz. Ô raça pra fazer merda quando está no exterior e em grupo. Recebi essa historinha sobre um desses grupos e sua presepada. Não passamos por nenhum aperto ou constrangimento quando estivemos por lá, mas não teria sido mal ter levado esse "truque" na mochila, para ser usado em alguma "emergência" :-)
"Contribuição" do João Reginato



Como fazer uma Dissertação de Mestrado em Informática na Educação: Uma análise reflexiva sobre a ironia do processo
Texto esbanjando ironia e bom-humor, explicando aos alunos como escrever uma boa dissertação de mestrado em Informática na Educação. Com certeza o autor sabia muito bem do que estava falando ;-)
"Contribuição" do Marcus Sebastian



O Coelho da Páscoa e a Paixão de Cristo
Texto muito divertido, mostrando como os pais podem se enrolar cada vez que se aprofundam mais nas dúvidas de seus filhotes. Você saberia explicar coerentemente para o seu filho a história do coelho da Páscoa, sua relação com a Paixão de Cristo e as datas e a linha de tempo deste evento? ;-)
"Contribuição" do Adriano Lemos



Eu não sou incapaz. Você é?
Um convite muito convincente a um boicote contra todo e qualquer produto estadunidense. Essa carta foi escrita por ocasião do ataque das "forças imperiais estadunidenses" contra o Iraque, numa operação para derrubar Saddan Hussein. Não que este último seja um santinho, mas convenhamos que os EUA, comandados pelo macaquinho adestrado Bush, estão passando dos limites, né?
"Contribuição" da Inaê Elias Magno da Silva



Esplanada dos Ministérios
Este texto do Frei Beto foi escrito ainda no primeiro mês do governo Lula e mostra toda a sua satisfação e até um certo espanto por estar trabalhando no Palácio do Planalto, cercado por companheiros de luta. Muitos deles tendo vindo das classes mais sofridas da sociedade brasileira. É um texto que trás muita esperança nesse novo governo e que chegou em uma hora em que eu mesmo estava desfrutando dessa sensação de olhar a Esplanada dos Ministérios agora com outros olhos ;-)
"Contribuição" anônima



Ensina a teu filho
Siga o conselho do Frei Beto e ensine isso aí ao seu filho, ou melhor, aprenda você mesmo. Já está na hora de parar de pensar que nesse país todo mundo é corrupto, que nesse país todo mundo só quer se dar bem e que é feio cantar e se emocionar com o nosso Hino Nacional.
"Contribuição" do Roberto Senatore



TIRE SEU SONHO DO ARMÁRIO!
Recebi esse texto pela mala direta de campanha da Jodette. O autor é o Inaê Elias Magno da Silva. Não o conheço, mas sei exatamente o que ele está sentindo. Também já me peguei com lágrimas nos olhos enquanto dirigia, vendo outros carros com bandeiras vermelhas passando por mim e dando aquela buzinadinha, como um sinal de reconhecimento, uma conspiração por uma revolução pacífica e contundente. Nas urnas.



Código Fonte do Windows XP
Parece que vazou o código fonte do instalador do Windows XP, a nova versão do sistema operacional da MS. Está publicado aqui em primeira mão. Só não sei se eu rio ou se eu choro :-)
"Contribuição" do Joel Guilherme



Sou mais Brasil!
Um pouco de patriotismo não faz mal a nenhuma nação, não é mesmo? Por isso mesmo estou publicando o "Sou mais Brasil!", de autoria atribuída ao Arnaldo Jabor. Bem, essa autoria... sei não, mas que o texto não tem a cara dele, não tem mesmo. Assim que a Nessa leu já disparou: "Do Jabor não é mesmo!". O Yanko, que me enviou, comentou o mesmo na mensagem dele. Enfim, é um texto muito legal, muito patriótico e que ilustra como todo cidadão brasileiro deveria pensar sobre o seu país. Obviamente sem se esquecer dos problemas que precisam ser resolvidos. Também não sei se os dados estão todos corretos, mas e daí? As nações mais desenvolvidas do mundo fazem isso. Se gabam até do que não têm.
"Contribuição" do Yanko



AQUILO QUE O POVO AMERICANO DEVE COMPREENDER
Recebi esse texto, atribuído a um suposto bispo estadunidense. É claro que a autoria é completamente duvidosa, como a autoria da maioria das mensagens que circulam pela internet. Quase não publiquei, juntamente com grande parte deste texto, que já havia escrito há alguns dias, sobre um assunto que já está recorrente demais para o meu gosto. Só que, segundo a psicologia, a gente precisa esgotar um assunto até que ele pare de nos incomodar, de martelar na cabeça. Então, pela minha sanidade mental...



CARTA DE NHÔ TIÃO PARA BUSH
Estou com preguiça de comentar essa, mas nem é preciso ;-)



Onzedesetembrodedoismileum
A Professora Lúcia Helena, da UnB, analisa as reações estadunidenses frente aos atentados terroristas de 11/09/2001 contra os EUA e dá um puxão de orelha em todos nós, pela nossa relação com diferentes culturas.
"Contribuição" do Joel Guilherme



Resposta Casseta!
Esse texto é a resposta da turma do Casseta & Planeta à indignação dos deputados federais a uma piada que eles veicularam pela TV. Indignação essa, na minha opinião, absurda já que é exatamente a imagem que a casa tem passado para o resto do país e do mundo. PROSTITUTOS!
"Contribuição" da Pollyana



Que país é esse?
O Cristiano Dias escreveu isso em seu weblog e eu não pude deixar de reproduzir aqui. Ele mostra as semelhanças entre o Brasil e os EUA e chama a atenção para a principal diferença: "o povo brasileiro acha seu país uma droga e o povo americano adora seu país".
Copiado do CrisDias



Por quê não vou economizar energia elétrica?
Essa carta falou muita coisa que eu gostaria de falar sobre esse racionamento de energia que estão nos enviando goela abaixo. Mandou muito bem o recado. Vale demais a lida e o envio para todo mundo. Envie também, com seus comentários para o Planalto, para o Congresso e para onde mais você se lembrar.
"Contribuição" de Silmara Pires Lemes



Sabonetes!!!
Essa é uma seqüência ótima, hilária, de mensagens trocadas entre um suposto hóspede e funcionários do hotel onde estava hospedado. O cara odiava aqueles sabonetinhos, mas o hotel... Bem, seqüência é muito engraçada e dá pra sentir o desespero e resignação do cara frente ao inevitável.
"Contribuição" do Eloir



Manifesto "antigerundista"
Ótimo texto, muito bem escrito e agradável ;-) de ler, que lança um manifesto contra essa nova mania nacional de se falar no gerúndio. Mania essa abraçada e discernida pelo país pelos tele-atendentes de todos os cantos que teimam soltar frases como "o Sr tem que estar esperando, que nós vamos estar entrando em contato com o Sr e... ando... ando... ando..."



Orgulho da vergonha
Mais um texto do Cristovam, que mostra as duas interpretações dos números apresentados e festejados pelos governos, com relação ao combate à miséria econômica e cultural.



Tempos modernos
Esse é um texto muito engraçado do Luiz Fernando Veríssimo, que mostra o total desespero de uma mãe, diante da revelação do modelo de família que seus filhos estão lhe preparando :-)



Os que não comem e os que não dormem
Ótimo texto do Cristovam Buarque, que mostra por um ângulo muito interessante, o inferno que as "classes mais altas" estão criando para elas mesmas, na sua luta pela "qualidade de vida", que entende por muito dinheiro.



Carta aos Congressistas
Esse texto foi publicado no Correio Braziliense, no dia 13 de fevereiro de 2001. É uma carta que eu gostaria de ter escrito. Já escrevi uma antes, mas não fui tão elegante ;-) É interessante que, no início, ele mostra bem a imagem que muita gente tem de Brasília e do TODA a gente daqui. Tem muita gente que acha que a cidade realmente para completamente a partir da sexta-feira e só volta a funcionar na terça. Tem muita gente que ainda ache que aqui todo mundo é político. Mas, não! Brasília tem uma vida própria, independente das baixarias que rolam na Praça dos Três Poderes.



Crédito Agrícola
O Banco do Brasil possui um departamento chamado "Carteira de Crédito Agrícola", que tem como uma de suas responsabilidades fiscalizar a utilização dos empréstimos feitos para a agricultura e pecuária. Esta fiscalização é feita por funcionários do Banco do Brasil, que visitam as propriedades rurais onde foram utilizados os empréstimos e fazem relatórios técnicos da situação encontrada. Abaixo, alguns trechos desses relatórios, pinçados dos arquivos do Banco do Brasil, transcritos exatamente conforme os originais e que são verdadeiras "PÉROLAS RURAIS".



Absurdos em Tribunais Brasileiros
Frases retiradas do livro "Desordem no tribunal". São coisas que as pessoas realmente disseram, e transcritas textualmente pelos meirinhos (que tiveram que permanecer calmos, sem rir, testemunhando esses diálogos loucos).



Contra o Canadá
Texto do Veríssimo, publicado em sua coluna no O Globo, no dia 8/2/2001. Eu estou meio no barco dele. O quê posso boicotar do Canadá? ;-)
"Contribuição" do Yanko



Quem não tem emelho, ximba!
He, he, essa mensagem do Jonilso mostra bem a distância entre a maioria dos brasileiros e a internet, dita o meio de comunicação mais democrático do mundo ;-)
"Contribuição" do Paulo Germano



Porcopirotecnia - ou O Sistema
Recebi esse texto em uma lista de discussões. É um texto que eu já conhecia de longa data e agora tive a oportunidade de ler novamente. Veio com a seguinte explicação: O leitor Osdilson Amorim Oliveira enviou esta colaboração, explicando que o texto original deste trabalho, em espanhol, circulou entre os alunos do curso de pós-graduação da Universidade de Piracicaba, em 1981. A sutileza com que o autor satiriza um dos problemas de nossos tempos fez com que imediatamente o texto chamasse a atenção de alunos e professores, convertendo-se em tema de conversas e debates. É uma das possíveis variações de uma velha história sobre a origem do assado.



Memórias do Século XXI
Será que é isso que vão escrever sobre nós no século XXII? Sei lá... espero que não...
"Contribuição" do Manel



Cuidar do Brasil
Mais um do Cristovam. Agora ele mostra as diferenças entre administrar e cuidar de um país, um estado ou um município.
"Contribuição" da Celina



O mundo para todos
Depois não querem que eu seja fã desse cara. Nesse texto, Cristovam Buarque narra uma resposta (não sei se fictícia) que ele deu a um jovem americano que o perguntou sobre a internacionalização da Amazônia. A resposta é genial e deveria calar, ou botar para agir em prol de toda a humanidade, qualquer um que defenda essa internacionalização. Eu só fico imaginando como o Roriz se sairia para responder à mesma pergunta. Como puderam trocar um pelo outro?
"Contribuição" do Anderson



Na boca não
Luís Fernando Veríssimo escreve uma crônica sobre o FHC, ilustrando a grande mancada que fez, apoiando Roriz para governador do DF e Luiz Estevão para senador. Eu concordo plenamente com ele...
"Contribuição" do Yanko



Instruções e conselhos para a jovem noiva
Vai se casar? Ha, ha, ha... Certifique-se de que a sua noiva NÃO leia isso...
"Contribuição" do Bernardo



Vergonha da vergonha!
Se quiser uma sugestão de leitura para reflexão antes do seu próximo voto, leia esse excelente texto do Cristovam. Ele é professor da Universidade de Brasília e ex-governador do DF. Foi um dos melhores que já tivemos por aqui, na minha opinião. Foi uma decepção vê-lo ser rejeitado nas urnas, apesar de deixar o governo com uma aceitação de 78%. Nesse texto, ele dá um puxão de orelha naqueles que, mesmo sentindo vergonha de como o país é conduzido, mesmo sentindo vergonha da corrupção e da má administração pública, continuam votando nos mesmos, com medo de mudanças. Com medo de perder seus privilégios atuais.
"Contribuição" do Yanko



Seus BANDIDOS!
Essa foi uma cartinha que eu enviei aos deputados federais, no dia 10/08/2000, depois que eles se anistiaram das multas de campanhas passadas. Tá bom, tá bom, eu me exasperei um pouco, mas esse tipo de coisa tira qualquer um do sério. Ou não?
Escrito por mim, mesmo



Reciclagem
Recebi essa carta do Fernando Cabral, um dos diretores da Padrão iX, falando sobre sua experiência em um curso de reciclagem para motoristas. Achei muito interessante! Dá pra rir de algumas coisas e dá medo, pois mostra que nem a reciclagem resolve alguns casos.
"Contribuição" do Fernando Cabral



Justiça acima de tudo
Essa é uma carta muito engraçada, que teria sido enviada por um cliente a um credor. Interessante o tom de "dono da situação" que o cara assume. E ele não deixa de comandar a cena, mesmo ;-) Eu não sei, não, mas acho que depois disso ele não deve mais ter sido importunado pelos apressadinhos...



WebDesigners, cuidado com o monopólio!
Depois de muito ouvir e até participar de guerras NE x IE, acabei escrevendo uma cartinha para uma lista de discussões da qual participo, alertando para o que, na minha opinião, está acontecendo na web e para os perigos de um monopólio da Microsoft. É direcionada aos webdesigners, mas pode ser lida por qualquer um. É até bom para entender o que está acontecendo nos bastidores ;-)
Escrito por mim, mesmo



Mundinho Pequeno
Se pudéssemos reduzir a população do mundo a um vilarejo de 100 pessoas, mantendo todas as proporções atuais, o resultado seria o seguinte...
"Contribuição" do Lobão



Depoimento: Vamos dar uma chance à paz
O Correio Braziliense publicou no dia 22 de maio de 2000 um depoimento da Deputada distrital Maninha, do PT, que serve de alerta a motoristas e pais de motoristas. Não preciso nem comentar. Leia e reflita.
"Contribuição" do Correio Braziliense



Aprendendo a viver
Algumas lições bem interessantes que aprendemos ao longo da vida. Tenho certeza que você vai se lembrar e concordar com muitas delas ;-). Pense também nas que você ainda poderá aprender... e se adiante.
Contribuição do Suetônio



Antes que eles cresçam
E gosto de ler este texto, de vez em quando, para me lembrar do que me espera e para me lembrar de dar sempre mais atenção para a minha filha. Nossos filhos precisam essencialmente do alimento mais barato que nós podemos encontrar: atenção, carinho e amor.
Contribuição do Fernando Cabral



E se Deus tivesse criado a terra usando um computador com DOS?
Esse é velho, mas é muito bom. Imagine Deus criando a Terra, sentado à frente de um computador. Agora imagine, quando as coisas começam a dar errado, Ele tentando resolver e o sistema dizendo que "não"...
Contribuição de Marcos Sebastian



A Verdadeira Constituição da República Federativa do Brasil
Você também é um indignado de carteirinha com a nossa política? Então leia e divulgue esse texto, que reflete muito bem o que acontece por aqui. Ah, você não está indignado? Então leia também e veja se consegue reconhecer o país onde você vive...
Contribuição de Lula e Claudinha



A História do Barômetro
Esse é muito bom! Veja como a mente criativa de um estudante pode protestar contra os métodos do mestre.



Mentes Corporativas
Essa é uma historinha bastante interessante, sobre como velhos costumes vão se enraizando e afetando até a tecnologia mais moderna, por séculos a fio. Não sei se os fatos são verdadeiros, mas o texto é bastante coerente e divertido.
Contribuição de Marcos Sebastian



15 coisas que você deve saber antes de reenviar um e-mail
Eu sempre quis escrever algo parecido. Este texto foi escrito por alguém indignado com a quantidade de mensagens inúteis que recebe diariamente por e-mail. Vale a pena a lida e a divulgação para aqueles que você acha que ainda não entenderam a verdadeira utilidade do e-mail.
Contribuição da Ilge



ZAMORIM :: http://zamorim.com/textos/