Sou mais Brasil!

Estava para escrever esta coluna há alguns dias, quando aconteceu o trágico acidente em New York.

Não pretendo ampliar muito o texto sobre isso, mas e se isso tivesse ocorrido no Brasil? Muitos diriam "tinha que ser no Brasil", "só podia ser aqui" e mais algumas frases impatrióticas como se todo tipo de desgraça só acontecesse aqui.

Falo e repito que nós vivemos em um país abençoado e que nossos problemas são perfeitamente solucionáveis. Não temos vulcões como na Itália, terremotos como no México, vendavais e tufões como nos Estados Unidos, terrorismo como no Oriente Médio (e agora também nos EUA), frio como no Canadá, calor como na Arábia Saudita. Nossos grupos separatistas são calmos e não atacam como o ETA ou o IRA.

Claro que um de nossos maiores problemas é a cúpula de dirigentes nos três poderes de governo. A corrupção que assolou o país do Oiapoque ao Chuí freou nossa economia e desenvolvimento. Mas é importante lembrar que os níveis de corrupção ainda são menores que os da Argentina, México, Índia e Rússia, além de que esses números estão mudando e os responsáveis sendo punidos - nós tiramos um Presidente da República de seu posto e podemos fazer muito mais.

Em primeiro lugar, é necessário que a nação brasileira tenha mais fé em sua terra natal - levante nossa bandeira verde-amarela e grite com patriotismo: sou mais Brasil! E isso não é só quando ganhamos no futebol, mas em qualquer circunstância.

Ser mais Brasil é olhar não só para a seleção canarinho, mas também para o tênis, natação, iatismo, judô, vôlei, hipismo e atletismo e ver que temos potenciais esportistas não só no futebol. Além do idolatrado (pelo mundo todo) Ayrton Senna, sempre soubemos fazer pilotos de automobilismo como ninguém.

Sou mais Brasil em turismo e nessa matéria somos campeões. Podemos não ter a infra-estrutura dos mega parques dos Estados Unidos, mas temos beleza natural à vontade. Nossas praias são consideradas das mais bonitas do mundo e quando se está defronte a Jericoaquara (CE), Itacaré (BA) ou Cachadaço (Ilha Grande-RJ) se percebe a razão disso. Temos um complexo de cataratas (do Iguaçu) que "dá banho" em Niagara Falls na divisa do Canadá com Estados Unidos.

Não preciso dizer então da nossa biodiversidade e da maior floresta do mundo, sendo abraçada pelo maior complexo hídrico do planeta. Se você quer neve, vá para São Joaquim, quer sol, vá para Maceió. Quer mergulhar, vá para Fernando de Noronha, quer voar, vá para a tão linda cidade do Rio de Janeiro.

E sou mais Brasil quando o assunto é o povo. Diga-me em que lugar se acha povo tão forte, alegre, festeiro, hospitaleiro e criativo? E é também corajoso: o Brasil é o país mais empreendedor do mundo. A frieza dos povos europeus e asiáticos e a antipatia dos norte-americanos não são encontradas aqui nem por aproximação. E há pouco falei de festa: o Brasil faz a maior festa tradicional da Terra - o Carnaval.

Sou mais Brasil quando falamos de desenvolvimento. As empresas brasileiras detêm 6.890 certificados ISO 9000 enquanto o México tem 300 e a Argentina tem 265. Em matéria de Internet, temos 446.444 hosts - quase o dobro do que a Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai, Venezuela, Peru, Costa Rica e Equador juntos! Só a cidade de São Paulo tem mais usuários da Internet do que o continente africano inteiro.

O "garfo" também é brasileiro. Quem não se delicia com a cozinha típica mineira, a apimentada cozinha baiana e o suculento churrasco gaúcho? Até a nossa pizza é melhor que a original italiana. São Paulo é considerado o maior pólo gastronômico da América Latina e segundo maior do mundo.

E eu sou mais Brasil cantando, dançando e criando. Nossos publicitários ganham quase todos os prêmios internacionais em criatividade, nosso cinema vem ganhando prospecção no exterior cada vez maior. Grupos nacionais de diferentes estilos - do axé ao heavy metal - fazem sucesso na Europa, Japão e América latina. E o que é pouco divulgado: nós temos o melhor bailarino do mundo- Thiago Soares - comparando-se a Mikhail Baryshnikov. E se "eles" têm o melhor cinema, nós temos as melhores novelas.

Pode parecer alfinetada, mas sou mais Brasil nas eleições... 100 milhões de votos apurados honestamente em 24 horas. Quanto tempo levou mesmo nos Estados Unidos?

É claro que deixei muita, mas muita coisa, de lado, pois meu espaço aqui é pequeno para a imensidão do Brasil. Para quem concorda, vale a pena assistir o programa Via Brasil, na Globo News (Net) e ver como o Brasil é cheio de soluções e fatores de orgulho.

Nós temos muito que aprender e melhorar nesse país, mas com toda a certeza e patriotismo, temos muito a se vangloriar de nossa Pátria Amada e Idolatrada. Por tudo isso e por muito mais, SOU MAIS BRASIL!

Eu sou mais Brasil! E você?



©Copyright   Esse texto chegou a mim por e-mail e tem rolado por aí atribuído ao Arnaldo Jabor. Depois recebi uma mensagem dizendo que a autoria é do Márcio Zeppelini. O original está aqui.
Bem, Jabor, ser for, me desculpe, mas que não tem a sua cara, não tem mesmo. Me corrija se eu estiver errado.


ZAMORIM :: Textos :: http://zamorim.com/textos/soumaisbrasil.html