Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Sábado, Setembro 28, 2002

O abraço do urso

Durante a aventura que é criar um filho, a gente sempre ouve falar que as birras são a maneira que as crianças encontram para chamar a nossa atenção, para falar: "mamãe, papai, eu estou precisando de atenção!" É claro que nem sempre é fácil encarar uma birra com calma, dar um abraço na sua criança e dizer: "sim, meu amor, qual é o problema?", mas deveríamos nos treinar para isso.

Esse artigo fala de uma terapia chamada Abraço do Urso. O ideal é que não cheguemos ao ponto de precisar de um tratamento tão radical, mas na hora do aperto, quando todo o controle já foi perdido, pode ser uma boa. O mais interessante do artigo é que reforça a idéia de como a sua atenção, o seu tempo, é importante para o seu filho. Um tempo precioso, que pode ser dedicado até enquanto você dorme. E, no final das contas, essa dedicação é saudável também para você, mesmo que não perceba ;-)

15:42 | comentários (2)


Por que Lula?

15:12 | comentários


Sexta-feira, Setembro 27, 2002

Oposição Sistemática silenciado

O Oposição Sistemática, site de oposição ao governo Roriz, foi silenciado hoje pelos advogados do homi. Bem, não é de se espantar. O site estava com uma média de 600 visitas diárias, e crescendo. Se a turminha quer silenciar até o maior jornal da cidade, porque deixariam em paz um serviço independente com esse. É a censura batendo feio. A anti-democracia. É aquela história: "eu governo para o povo... para o povo que vota em mim, que gosta de mim, que me ama". Tsc, tsc, tsc...

Mas isso é um bom sinal. Sabem porque? Porque mostra que os caras estão ficando desesperados com a perspectiva do segundo turno. Sim, porque o Magela está crescendo rápido e a militância do PT e simpatizantes estão indo em massa para as ruas. O segundo turno vem aí e será uma nova eleição. O cara vai ter que comparecer aos debates e aí é que o bicho vai pegar. Ele já deve estar tendo pesadelos só de pensar nisso...

12:11 | comentários (2)


Quinta-feira, Setembro 26, 2002

Cidade de Deus

Ainda não havia falado sobre o filme, ele já está sendo amplamente discutido na imprensa e em muitos blogs, mas acabo de ler duas críticas muito interessantes divulgadas pela Rosana: a crítica e a crítica da crítica. Duas leituras muito interessantes para refletir sobre o filme e a realidade que ele retrata. Não vou comentar mais nada sobre os textos, porque realmente tudo o que conheço sobre aquela realidade é o que leio, nada mais.

Quanto ao filme: SENSACIONAL! Sem dúvida, o melhor filme brasileiro ao qual já assisti. Um dos melhores dentre todos os outros. Sem exageros. Roteiro muito legal, direção excelente, fotografia também, atuações totalmente convincentes. Se vai ter alguma influência sobre o modo como vemos a nossa sociedade ou em nossa postura diante dela, sei lá. A gente sabe que até sai do cinema com o estômago embrulhado, com vontade de gritar ou de mudar o Brasil, mas no dia seguinte volta tudo ao normal, cada um tocando a sua vidinha. Quem faz alguma coisa, continua fazendo, quem não faz nada, continua assim. Ou não...

14:26 | comentários (2)


Quarta-feira, Setembro 25, 2002

Jogo de Cena

OBA! O Jogo de Cena está de volta :-) Fiz um anúncio idêntico há 2 anos e não vou explicar tudo novamente ;-) O importante é que um dos melhores eventos da cultura brasiliense está de volta, sempre na última quarta-feira do mês. Começa hoje, no Teatro da Caixa, e vai até janeiro, pelo menos. Tomara que continue.

13:01 | comentários


Assistência autorizada X biboca da esquina

É impressionante como quanto mais "especializadas" vão ficando as assistências técnicas, sejam elas do que forem, mais elas vão ficando burras e dependentes das máquinas.

Estávamos com a máquina de lavar roupa funcionando mal há uns 2 anos. Ela não centrifugava no ciclo normal de lavagem. Tínhamos que colocar para centrifugar novamente depois que terminava. Quando começou o defeito eu chamei uma autorizada e o mecânico disse que não era um problema muito claro, que teriam que levar a máquina para a oficina, onde ela ficaria 1 semana em monitoração por "equipamentos modernos". Fiquei com preguiça, porque, além de ficar uma semana sem máquina, teria que tirar a geladeira e o freezer para que a máquina pudesse passar. Que permanecesse o defeito. Pois bem, agora a máquina pifou de vez. Nem lava, nem centrifuga. Chamei o cara da biboquinha ali da esquina, que não é autorizada, mas "conhece bem de máquina de lavar". O sujeito foi lá em casa e em menos de meia hora mexendo na máquina deu o diagnóstico: o capacitor de arranque está ruim. Só isso, a peça mais barata que poderia dar defeito, segundo ele. Serviço mais barato e mais eficiente que o da autorizada.

Outra que aconteceu há pouco tempo foi com a regulagem do carro. O motor estava muito acelerado e falhando. Levei à uma concessionária e quando fui pegar o carro ainda estava muito acelerado. Chamei o mecânico e mostrei pra ele. Bastava ouvir o barulho, para perceber. A resposta dele foi que "segundo o equipamento eletrônico, a aceleração estava correta". Então tá, só que o equipamento eletrônico deve estar descalibrado, eu disse pra ele, porque basta você ouvir o barulho para perceber que ele está muito acelerado. Se dirigir o carro, aí não restarão dúvidas. E ele me disse que não podia fazer nada, porque eles usavam os equipamentos mais modernos, aferidos pela FIAT. Então tá, aí você leva lá no "mané da graxa", ele põe o ouvido perto do motor, mexe num parafuso e fica tudo beleza.

O grande perigo das máquinas dominarem o mundo não tem nada a ver com os computadores inteligentes, mas com o emburrecimento dos técnicos, que ficam cada vez mais dependentes dos diagnósticos apresentados por "equipamentos modernos" e perdem a capacidade de perceber os problemas por conta própria. Pior, perdem a capacidade criativa de inventar soluções para os problemas que não acontecem "conforme o manual". Tsc, tsc...

11:29 | comentários (1)


Terça-feira, Setembro 24, 2002

Pouso na Lua: verdade ou armação?

Há muito tempo eu queria escrever sobre um assunto, mas nunca que parava para fazê-lo. O Nemo e o Hiro escreveram sobre isso e indicaram bons links que já falam tudo o que eu ia escrever e muito mais. Trata-se daquele boato sobre a farsa do pouso na lua.

A famosa pegada na Lua

Bem, certa vez, numa de minhas viajadas, eu cheguei imaginar que realmente a NASA pudesse ter realizado tal filme em estúdios. Sempre achei os movimentos dos astronautas muito "artificiais". Mas, sinceramente, a URSS com certeza monitorou TODO o processo e qualquer dúvida que pudesse ter pairado no ar sobre o pouso teria sido alardeada com muita força já naquela época. Os soviéticos não perderiam a "corrida" desse modo.

Quando li a primeira vez sobre o assunto, de cara, logo no primeiro argumento, achei a prova de que era papo pra boi dormir, que a coisa não era séria. Eles diziam que uma das provas de que os filmes e fotos eram forjados era que nas imagens podíamos ver alguns objetos na sombra do módulo lunar. Diziam que como não havia atmosfera na Lua, a sombra deveria ser absolutamente escura, não poderia haver penumbra, que é formada pela refração da luz no ar. Bem, ou o cara que usa um argumento desses é um grande farsante ou não entende nada de física. Em qualquer dos casos não estaria habilitado a contestar o pouso. A refração é um dos "fenômenos" que geram a penumbra, outro é a reflexão. A superfície da Lua é altamente reflexiva, basta perceber o brilho que chega até nós. Ora, se a luz refletida da Lua é capaz de iluminar as sombras da nossa noite, como não seria capaz de iluminar as sombras na sua própria superfície?

Buzz Aldrin na Lua

Bem, se um dia conseguissem provar que o sujeito aí em cima estava em um estúdio, teria sido revelado um dos maiores trotes já pregados em toda a humanidade. Coisa de gênio ;-)


Mais sobre isso: Moon Landing Hoax, Did We Go?, NASA's Moon Hoax, The Great Moon Hoax, The Apollo Galery

00:06 | comentários


Segunda-feira, Setembro 23, 2002

Tão simples e tão complicado

Caro Nando, quando você conseguir as respostas para essas perguntas, por favor me avise. Tenho feito essas perguntas há tempos e ainda não consegui entender.

15:21 | comentários (1)


Langoliers

Em seu post de 14 de setembro o Nemo fala do filme "Os Langoliers". Posso afirmar categoricamente: É UM DOS PIORES FILMES AOS QUAIS JÁ ASSISTI! Podre, muito podre. Pegamos (eu e a Nessa) o filme já começado, logo após a tripulação e a maioria dos passageiros do avião terem desaparecido. Achamos bem interessante, ficamos curiosos pelo mistério e começamos a assistir. Ficávamos tão incrédulos no modo absurdo como o desfecho ia se desenhando que nem conseguíamos mudar de canal. Tsc, tsc.

13:57 | comentários


Sexta-feira, Setembro 20, 2002

Sugestão de bom convívio

Aceitam uma sugestão? Sempre que acharem realmente necessário escrever uma crítica a quem quer que seja, mesmo que tenham certeza de que a crítica procede, deixem o texto esfriar por pelo menos 24 horas, leiam e releiam, e só então decidam se vale mesmo a pena publicá-lo, ou pelo menos publicá-lo da forma como está escrito.

12:35 | comentários (6)


Blogueiro candango

O Alexandre Sena é um jornalista daqui de Brasília. Deixou uma mensagem no meu livro de visitas e eu fui lá dar uma lida no blog dele. Eu recomendo!

10:57 | comentários


Quinta-feira, Setembro 19, 2002

Açaí com banana

Hoje a Nessa gritou pra mim lá da cozinha:
- Amor, você quer açaí com banana?
E a Heloísa, xereta como sempre, respondeu lá do quarto:
- EU queeero sair da cama!
:-)

18:44 | comentários (1)


Quarta-feira, Setembro 11, 2002

Pardais cegos

Multas aplicadas por radares eletrônicos desde maio são nulas - "As multas por excesso de velocidade cobradas a partir de 10 de maio por radares eletrônicos em todo o País são inválidas. Uma deliberação assinada pelo ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior de 9 de maio deste ano, havia revogado todas as regras de operação dos radares, conhecidos também como pardais, conforme informação do jornal O Globo."

Eu, particularmente, acho essa notícia uma grande derrota para a segurança no trânsito, pelo menos aqui em Brasília. Podem gritar, espernear, mas os pardais tiveram um efeito muito positivo por aqui. A velocidade média nas ruas do DF caiu de 90Km/h para 50Km/h depois da implantação dos pardais. A mudança foi visível.

Se você é contra a arrecadação que é feita por esses dispositivos, basta andar dentro da lei, dentro dos limites de velocidade estipulados para cada via pública. Você não estará fazendo nada mais que a obrigação de TODO motorista e ainda não estará contribuindo financeiramente para o que chamam erroneamente de "indústria de multas". Se você acha que esses limites de velocidade estão muito baixos, fora da realidade, então lute para que eles sejam revistos, mas não pela impunidade.

Eu espero que esse tipo de fiscalização seja regulamentado o mais rápido possível, pelo bem da saúde do nosso trânsito. Pelo bem da nossa própria integridade física. Por mim, a cada 50 metros, em todas as vias públicas, haveria um pardal em alerta.

12:08 | comentários (7)


Taxistas

Ministro do Turismo da Malásia: fuzilamento para taxistas mal-educados

Às vezes dá vontade mesmo, mas não precisamos chegar a tanto, né? ;-)

12:08 | comentários (3)


Terça-feira, Setembro 10, 2002

Balanço

A Nessa estava no Carrefour com a Heloísa, que soltou a seguinte pergunta enquanto elas passavam pela seção de pneus:

- Mamãe-Ê, eu posso vê aquele balanço ali, ó?

Que parquinho ela deve ter imaginado, com aquele monte de "balanços" novinhos ;-)

23:48 | comentários


O trabalho infantil e a hipocrisia burguesa

O Cláudio pede pelo fim da "hipocrisia burguesa de que criança tem de brincar, correr livre feito bicho, alienada do contexto social. Chega de fingir que a criança só é feliz quando entra no esquema de consumo que favorece aos Brinquedos da Estrela. Chega de sair por aí falando que são monstros aqueles que colocam as crianças no trabalho".

Encontrei o texto no site da Cora. Infelizmente o texto completo já saiu da página inicial do blog dele e não consegui achar os arquivos.

É um texto muito bom, que cutuca lá no meio da ferida, onde ela está mais inflamada. Ele é muito convincente e, por um momento, cheguei a concordar com ele. Só que isso que ele pede é resolver apenas o sintoma, não o problema em si e esse normalmente não é o melhor caminho. Eu sei que essas famílias não podem esperar até que o problema seja resolvido, que a fome exige uma resposta imediata e "uma" resposta pode ser (e é) o trabalho infantil. Só que a minha reposta, que não é hipócrita mas realista, começa com um termo que hoje já é bem conhecido pelo Brasil a fora: BOLSA-ESCOLA! Não a Bolsa-Escola federal, que paga uns míseros reais por criança. Falo da Bolsa-Escola que vigorou no DF até 98, que pagava um salário mínimo por família com crianças em idade escolar. O salário mínimo ainda é pouco, claro, mas já é um ótimo começo para ESSE problema.

Algumas pessoas chamam programas como esse de protecionistas, mas o Cristovam Buarque o definiu muito bem, quando disse que ele é, na verdade, um investimento do estado no país. O estado estará pagando para que essas pessoas produzam. Produzam conhecimento. Eu sei, Cláudio, que o nosso ensino não anda lá essas coisas, mas convenhamos que essas crianças terão muito mais chances no futuro se conseguirem estudar. Muito longe da hipocrisia, tem muita gente boa trabalhando para manter as nossas crianças na escola, longe do trabalho e das ruas, mas não desamparadas. É só uma questão de trabalhar sério, que se resolve o problema, sem hipocrisia ;-)

Atualização: O Cláudio me enviou o texto dele completo e eu tomei a liberdade de publicá-lo aqui.

03:52 | comentários (10)


Quinta-feira, Setembro 05, 2002

Sobre a ALCA e outros massacres

Sobre a ALCA e o plebiscito que está rolando, eu sugiro a leitura de 3 ótimos textos: esse da mamãe; e esse e esse outro do Daniel Sansão. Ainda da tempo para votar, mas é só até sábado. Que tal?

E o Daniel está com o verbo solto. Leia sobre o Genocídio e dê uma olhada no link que ele indica com cenas dos massacres promovidos pelos EUA. São chocantes, dão lágrimas nos olhos, mas são muito boas para acordar.

08:43 | comentários (1)


CDs protegidos

Poxa! Sujeira que logo o novo CD dos Paralamas seja um dos que estão estreando os CDs protegidos no Brasil. Logo esse que eu não posso deixar de comprar. Tanto pela coleção, quanto pelo momento em que ele é lançado. E agora? Boicote nele, ou aceitamos a censura?

08:43 | comentários (3)


Segunda-feira, Setembro 02, 2002

Formadores de opinião

Recebi uma mala direta do Marcelo Domingues, do www.antiroriz.com, que achei legal publicar aqui. Ele fala sobre o nosso papel no resultado das eleições. Totalmente a ver com o que eu já tinha falado no texto anterior. Dá uma lida e divulgue, se achar interessante. Somos formadores de opinião?

Eu sempre achei esse papo de que fulano ou sicrano é formador de opinião, meio esquisito. Na verdade todo mundo é um formador de opinião em potencial. A partir do momento em que você tenta convencer quem quer que seja, sobre o que quer que seja, você está exercendo seu papel de formador de opinião. Não importa se está escrevendo em um jornal de circulação nacional ou se está num papo de pé de ouvido com um conhecido.

E por falar no Anti Roriz, acabei topando com o os editores do dito cujo no meio da carreata do PT, que aconteceu no último sábado. É engraçado encontrar conhecidos virtuais assim, no mundo físico :-)

E por falar em carreata do PT, foi demais! É impressionante como a militância do PT cresce conforme se aproximam as eleições. É uma militância espontânea, alegre e criativa. Ninguém é pago para fazer aquilo. A carreata, por exemplo, começa pequena - dessa vez não tão pequena assim - e vai arrebanhando adeptos conforme vai atravessando a cidade. Cada um com a sua bandeira, a maioria de produção caseira. Nessas horas, a gente sente que dá pra derrotar o azulado. Tudo vai depender da nossa própria participação, exercendo nosso papel de formadores de opinião, como falou o Marcelo na mala direta dele.

Nada de já perdeu, gente. As eleições só se decidem nas urnas. Até lá, todo jogo pode mudar. Vai mudar!

21:33 | comentários






Zamorim
Alta Rotação
Álbum Digital
Criação Digital
Zamorim Futebol de Botão
Para jogar com papel e caneta
Zé Povão




imagens aleatórias::
www.flickr.com


leia e veja::
Unforgettable (patinação)
A Borboleta
Meus papeis de parede ;-)
A melhor coisa do mundo!
Um Ovário no Cisto

na minha caixa postal::
Boot
Quem é xiita?
Ensina teu filho
Resposta Casseta!
O Mundo Para Todos!
Mais textos...

ajuda::
Sobre o site
Sobre mim

contato::
Imeiou

arquivo::
2017:

2016:

2015:

2014:

2013:

2012:

2011:

2010:

2009:
10/8/4/3/1
2008:
9/8/7/6/1
2007:
12/11/10/9/4/3/2/
2006:
11/10/8/4/2/1
2005:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2004:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2003:
11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2002:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2001:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2000:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/3+



para fora do site

feitos por mim::
Academia Alta Rotação
Bola Quadrada
Débora Amorim
Desconforme.com

brinquedinhos::
Álbum no Flickr
ET Brasil
SETI@Home P-Stats
MyBookmarks
Horizontes  (os meus)

do mundo físico::
Adriano Souza
Ana Paula
Ana Paula (fotos)
Débora Amorim
Lêda Margarida
Marcos Sebastian Alsina
Mariana
Nathália
Roberto Moriyama

diariamente ou não::
A List Apart
AlterNet: Top Stories
Burburinho
CliqueMusic
Communication Arts
Computerworld
Correio Braziliense
ei: Electronic Intifada
Em Tempo Real
ESA Science
Estadao
Info Exame
JB Online
MusicExpress
NASA Human Spaceflight
New Scientist
no mínimo
Nova-e
O Globo Online
Reporters without borders
Scientific American Brasil
SPACE.com
Spaceflight Now
The Fray
Universe Today
Visão Crítica
Web Insider

weblogs que leio (ou tento)::
Blog do Cristovam
Blog do Sena
Circulando.com
c o l a g e m
CrisDias
D i z e m. . .
Feira Moderna
Imprensa Marrom
Interludio.net
Lost Art Updates
Marcelo Cabral
Marketing Hacker
Matchbox
Mothern
no mínimo | Weblog
Os melhores do Mundo
Pensar Enlouquece...
Powazek productions
Ricardo Noblat
Terceira Base
The Chatterbox
The Daily Report
WowBlog

fotologs::
Bigempty
Daily Dose of Imagery
Chicaco Snapshot
Chromasia
Ephemera
Ficções do Interlúdio
Groundglass
Joe's NYC
New York Photoblog
Phutojunkie
Positive Negative
rion.nu
Satan's Laundromat
Shutterbug
Visual Resistance
Whateverland

brasília no flickr::
Brasília (tags)
Brasilia (tags)
Brasília (pool)
Andressa Reze
bom_de_ver
dimasmjunior
Fabio Cherman
Josa Jr
leonart
negativz
MrPixel
Quereco
The Girl Is Drinking Tea
virgu.lino

créditos e agradecimentos::
Blogger
BlogTree
Extreme Tracking
W.Bloggar



Inclui no Bloglines