Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Sexta-feira, Março 30, 2001

Papai sai e volta

A partir do momento em que os filhos nascem, podemos esquecer o que é sair no horário para o trabalho. Não é que dê muito trabalho, não. O problema é desgrudar deles :-) A mania da minha caçulinha, agora, é brincar de "papai sai e volta". Tudo começa no dia em que você sai para o trabalho, fecha a porta, aí se lembra de alguma coisa que tinha que falar para a sua esposa e abre a porta novamente. Pronto, a pequenininha acha que você está brincando com ela e se abre de rir. É óbvio que você também gosta da brincadeira - quem resiste à uma risada de criança - e repete o ato algumas dezenas de vezes.

Tudo bem, brincadeirinha inocente, qual o problema? Aí, no dia seguinte, você se lembra daquilo e, inconscientemente - e irresponsavelmente ;-) - repete a brincadeira. A partir de então, SEMPRE que você se dirige à porta, sua filhota fica lá, paradona, com aquele sorriso gostoso na boca, esperando a brincadeira começar :-) Você diz: "o papai não está brincando com você, anjinho", mas rindo feito um bobo, como você está, não adianta nada, ela continua brincando :-) Com isso, toda vez que você vai sair de casa, precisa fechar e abrir a porta algumas dezenas de vezes, antes de ir embora.

O pior nem é o mico que você paga, quando um vizinho passa e vê você abrindo e fechando a porta e dizendo bem alto: "achsssô papai... êêêhhh... dâ, dâ, dâ..." O pior é saber que vai chegar o dia em que, se você fizer qualquer brincadeira com ela em público, ela vai dizer: "pai, não me faça passar vergonha, por favor!"
Será?

14:29 | comentários (2)


Viver de patinação

Finalmente, depois de 1 ano sem atualizar, está no ar um novo texto na seção Opinião: Viver de Patinação no Brasil, no Alta Rotação. Na verdade é sobre algumas lembranças que voltaram, após ler uma notícia sobre a saída do Scott Hamilton do Stars on Ice, sobre sonhos abandonados. Bem, não sei bem sobre o que é. Leiam e decidam ;-)

14:29 | comentários


Quarta-feira, Março 28, 2001

Censo em tempo real

Eu estava lendo a matéria sobre o censo na Espanha, que poderá ser feito pela internet e fiquei imaginando como será quando todos os cartórios do Brasil, ou de qualquer outro país, estiverem conectados. O censo não será mais necessário como é hoje. Ele será feito todos os dias, em tempo real. Todo nascimento ou óbito que for registrado em qualquer cartório será automaticamente enviado para um banco centralizado (ou distribuído), que já espelhará com exatidão o número exato de cidadãos brasileiros vivos. Pelo menos os registrados.

Então, eu me lembrei de uma brincadeira que costumamos fazer aqui na EquipODS sobre, no futuro, cada pessoa receber um "Super IP" assim que nascer, que seria a sua identificação, única em todo o mundo, para o resto de sua vida. Com ela, qualquer um poderia atualizar seus dados naquele banco de dados citado anteriormente, a qualquer momento, tornando o "censo" ainda mais preciso e completo.

Finalmente, o golpe fatal nos cartórios. Se tudo estará online, para quê o cartório? Pelo menos, para registros de óbito e nascimento, ele não seria mais necessário. No próprio hospital, o recém nascido receberia uma espécie de protocolo, emitido online por algum órgão competente, que já viria pré-cadastrado com os dados do bebê, os mesmos fornecidos hoje naquela folhinha que a gente leva ao cartório. De casa ou de um quiosque no próprio hospital, os pais poderiam completar o registro da criança, fornecendo o nome e todos aqueles dados da certidão de nascimento.

Mas... pensando em tudo isso, me lembro daquele texto sobre a Porcopirotecnia e percebo que, por mais que a tecnologia permita, as mudanças não serão tão fáceis assim. O quê fazer com todo o desemprego causado por mudanças como esta?

É claro que nem todos os cartórios tendem a desaparecer. Alguns restarão para atender às populações sem acesso à rede. Outros serão convertidos em cartórios de certificação digital. Ou então posso estar apenas viajando demaaaaiiisss... :-)

16:01 | comentários


Mensagens Assustadoras

Estava eu testando uma aplicação que estou desenvolvendo, mando o C++ Builder executá-la e recebo a mensagem:

"O item MainManu está definido com o tipo TMain, quando o correto seria TMainMenu!"
Só isso com as opções nos botões: "Sim", "Não", "Cancela" e, a mais assustadora de todas, "Sim para todos".

Dã! Mensagem muito esclarecedora. Ele não me perguntou nada e pede uma confirmação :-) A opção mais assustadora é a "Sim para todos". Sim para todos o quê? Sei lá! É óbvio que a única resposta aceitável numa situação como essa é "Cancela". Essas aplicações de hoje em dia vivem nos pregando peças ;-)

10:14 | comentários


Terça-feira, Março 27, 2001

Novo sistema de comentários

Estou testando um novo sistema de comentários. Esses que você pode escrever sobre os assuntos abordados aqui. O sistema que eu utilizava antes, o BlogVoices, estava muito lento, então criei um script para substituí-lo. Ainda está meio capenga (e feio), mas funciona direitinho.

Os comentários colocados anteriormente, ainda, não estão visíveis. Vou republicá-los em breve. Outro recurso que ainda não está funcionando é o indicador de quantos comentários já foram deixados para um determinado assunto, esse numerosinho entre colchetes, que aparece ao lado do link "comente". Também já estou providenciando.

03:29 | comentários (5)


Sábado, Março 24, 2001

Dica saudável para os pais

De vez em quando, saia da rotina, espalhe um monte de colchões no chão do quarto de seus filhos e durma com eles, todos esparramados. Você vai acordar com uns pés sobre a cabeça, mas é tão aconchegante :-)

Mas você só vai ter ganho total se, à noite, se esquecer de TODOS os seus compromissos e pendências, desligar a TV e se deitar cedo com eles. Fique lá, largado, falando besteira e conversando fiado com as crianças, até um a um começar a dormir. NÃO saia depois que eles dormirem, ou durma antes ;-)

Última sugestão. Escove os dentes de todos bem antes de dormir, ou então esqueça. Essa parada obrigatória nas "atividades" pode se um baita "estraga prazeres" :-)

08:16 | comentários (2)


Cobrem o que lhe devem

Há uns dias eu tive um problema com a Telebrasília, que deixou o meu telefone inutilizável por 5 dias, devido a uma barbeiragem, numa troca solicitada de número. Depois de muita briga para a solução do problema, solicitei um desconto na minha próxima conta, pelo período que não pude utilizar o telefone. Na Telebrasília, eles me informaram que eles não eram obrigados a me dar esse desconto, mesmo o telefone estando fora do ar, "afinal, eles estavam fazendo a manutenção da minha linha". Tá bom! Eles só foram admitir que a linha estava com problemas no quinto dia e, então, a solução veio em 1 hora ou pouco mais. Eles não ficaram 5 dias fazendo manutenção. Além do mais, o problema foi causado por eles, que não podem me cobrar pela manutenção.

Bem, liguei para a Anatel para saber se isso estava correto. Se eu não teria direito a esse desconto. Ontem, me ligaram de lá, confirmando que eu tenho direito ao desconto. Me indicaram um documento, no site deles, com o texto da resolução nº 85, de 1998, que regulamenta essa situação. Quem estiver com o mesmo problema, pode baixar o arquivo pdf. O texto que interessa é o seguinte:

"Art. 27. Havendo interrupção do acesso ao STFC na modalidade Local, a Prestadora deve conceder crédito ao Assinante prejudicado.
§ 1º Não é devido crédito se a interrupção for causada pelo próprio Assinante.
§ 2º O crédito deve ser proporcional ao valor da Tarifa ou Preço de Assinatura considerando-se todo o período de interrupção.
§ 3º O crédito deverá ser efetuado no próximo documento de cobrança de prestação de serviço.
§ 4º O recebimento do crédito, pelo Assinante, não o impede de buscar o ressarcimento que ainda entenda devido, pelas vias próprias.
§ 5º O crédito concedido não exime a Prestadora das sanções previstas no Plano Geral de Metas de Qualidade e no contrato ou termo de concessão, permissão ou autorização."

Pois é, agora, eu cobro cada centavo a que tenho direito. Seja por problemas de atendimento ou funcionamento insatisfatório de serviço ou produtos. Não é pelo dinheiro. O desconto não vai ser lá grandes coisas. É pelo desrespeito da empresa. Se todo mundo cobrar esses poucos reais, sempre que empresas como essa fizerem besteira, elas vão começar a tomar mais cuidado com o que fazem. Portanto, se você tem direito a 5 centavos de indenização, cobre! Isso vai ajudar na evolução do serviço.

07:37 | comentários (2)


Quarta-feira, Março 21, 2001

O riso do desconforto

Alguém pode me explicar por que cargas d'água, a gente ri quando alguém nos faz cócegas? Se a gente não gosta - eu, pelo menos, não - por que é que a gente ri? É alguma aberração do "mecanismo" que a natureza criou para o nosso corpo? Algum sistema de defesa mirabolante? Deve haver alguma explicação lógica para isso. Ou não?

O pior "efeito colateral" dessa reação esquisita é a tortura que infringimos às crianças, quando elas ainda não têm força suficiente para revidar. Todo mundo adora fazer cócegas em um bebê, para vê-lo rir. É realmente uma risada muito gostosa mas, será que ele está gostando? Não creio. Se eu odeio, por que um bebê gostaria?

O próximo que vier fazer cócegas nas minhas filhotas, está no sal!!! :-) E isso vale pra mim também ;-)

Bem, para tentar responder às minhas questões, fiz uma pesquisa no Google e veja só o que eu encontrei:

Recorte da UERJ:
"Para sentir cócegas, é preciso um parceiro especial. "Se um estranho fizer cócegas numa criança pequena, ela gritará de medo", escreveu Charles Darwin há mais de um século. Ou seja, é preciso conhecer quem nos faz cócegas para rir. As cócegas são o meio mais eficaz para provocar risadas. Ainda assim, quase 50% das pessoas não gostam que lhes façam cócegas. É mais um mistério do riso."

Interessante! Pelo menos dos estranhos, minhas filhotas estão protegidas ;-) Mas, será que 50% das pessoas gostam, mesmo? Bem, ouvi falar de uns fetiches sexuais que certas pessoas têm, com cócegas. Fazer o quê? Lá na pesquisa do Google você vai encontrar bastante coisa sobre isso.

Órbita:
A sensação de cócegas é gerada pela estimulação de receptores sensitivos cutâneos não-específicos (terminações livres), os mesmos relacionados à sensibilidade dolorosa. (...) Além da sensação característica, há a tentativa de afastamento do estímulo das cócegas. Essas observações levam à hipótese de que as cócegas fazem parte de um conjunto de sensações que incluem a coceira e a dor, e que geram comportamentos de autoproteção, na tentativa de afastar o estímulo potencialmente nocivo."

É como eu pensava, auto proteção, tem a ver com dor, sensações desagradáveis... Tudo bem, encontrei explicações científicas, outras nem tanto, mas ninguém explicou o motivo da risada SE NÃO É BOM!!!

13:26 | comentários (2)


Protesto furado

Ontem recebi a seguinte mensagem:

"Dia nacional do protesto contra o baixo nível dos programas de TV 21.Abril.2001. Todos os televisores serão desligados por 15 minutos: 20:00 às 20:15 horas."

15 MINUTOS! Isso é que é vontade de protestar :-)

Você não acha que o melhor protesto contra o baixo nível na TV é não assistir aos programas de baixo nível? Sinceramente, acho que um protesto desse tipo não vale nadinha. Se ainda fosse pra ficar 1 semana ou 1 mês sem assistir a nada de TV, ainda vai. Mas, 15 minutos?

Sei não, acho que o cara que teve a idéia desse protesto não está com a mínima vontade de deixar de assistir aos programas de baixo nível ;-)

12:55 | comentários


Hino Nacional sem cuidados

Estava rolando por aí o aviso de que o Hino Nacional Brasileiro estava sendo distribuído em formato MP3, pela Rede Governo. Eu, curioso como sempre, fui lá baixar o arquivo pra ver como estava. Bem, o primeiro sinal de descuido encontrei já no nome do arquivo: 01.mp3. Não custava colocar HinoNacional.mp3 ou, pelo menos, hino.mp3 mas, vamos relevar. Sei lá como é o controle de arquivos deles... Tá mas, aí, fui ouvir a música e qual não foi a minha surpresa, quando me deparei com as informações:

Title: Track 1
Artist: U2
Album: Canoas

Caramba, que falta de cuidado - pra não falar respeito. Parece besteira mas é o Hino Nacional Brasileiro, que está sendo distribuído pelo site oficial do Governo Federal. Será que ele não merecia um pouco mais de cuidado? Como é que colocam qualquer um para digitalizar a música e nem ao menos conferem, pra ver se está tudo certinho?

Tsc, tsc, tsc...

12:54 | comentários (1)


Terça-feira, Março 20, 2001

Reentrada da MIR

Para quem quiser acompanhar as últimas notícias sobre a reentrada da MIR na atmosfera terrestre, essa é uma boa central: The Universe Today: Mir Reentry.

E, falando em espaço, quem gostaria de ter um treinamento completo para cosmonauta? Não, não é necessário participar de nenhum dos programas espaciais dos EUA ou da Rússia. Por apenas US$ 4.000,00, você pode ter o treinamento completo, com direito a simulação de gravidade zero, viagem às "fronteiras do espaço" em um MIG-25, treinamento no tanque subaquático com trajes espaciais e tudo o mais. O treinamento é feito no Yuri Gagarin Cosmonaut Training Center, na Rússia.

Quem diria que a poderosa Rússia abriria as instalações de seu centro espacial para civis, tudo para arrecadar alguns trocados a mais? Os militares russos mais antigos devem estar se contorcendo de dor.

12:12 | comentários (1)


Segunda-feira, Março 19, 2001

Hino Patrocinado

A versão do Hino Nacional patrocinado já não é mais novidade. Eu até ia publicá-lo aqui antes, quando recebi, mas perdi o bonde. Bem, o que eu fiquei sabendo hoje é que esse texto foi escrito pelos Melhores do Mundo, um grupo de teatro daqui de Brasília. O hino foi apresentado no quadro de encerramento da peça "Política", que eles acabam de encenar aqui. Foi mais uma que perdi e é uma pena, porque os caras são hilários, muito bons.

O fato é que eles estão meio preocupados, porque o texto está sendo divulgado sem a autoria e, algumas vezes, sendo creditado a uma companhia publicitária. Além disso, já era a surpresa do final do espetáculo ;-P

"Os Melhores estão reclamando. A cada e-mail que recebe com a letra e sem a autoria, Adriano Siri responde com outro, negando que a autoria seja de algum publicitário e atestando que a versão é 'da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo - grupo teatral de Brasília que atualmente encontra-se em cartaz no Rio de Janeiro com o Festival de Comédia Os Melhores do Mundo - e foi desenvolvida como encerramento do espetáculo Política, que estreou em fevereiro na capital federal'.
Correio Braziliense, 19/03/2001"

ainda, segundo a matéria, os créditos deveriam estar assim:

"letra de (onde se lê Joaquim Osório Duque Estrada, leia-se Melhores do Mundo) e música de Francisco Manuel da Silva."

É engraçado que eu recebi uma cópia desse mesmo "hino", com uma pequena modificação. No lugar de "Compaq amada" estava escrito "IBM amada". É mole? Quando eu li, achei que o "IBM" não se encaixava ali, ao contrário de todos os outros nomes, que ficaram ótimos. Só que pensei que fosse falta de outro termo melhor. Essa mensagem deve ter passado por alguém da IBM que, por despeito, trocou as marcas :-)

Então, é isso, que sejam dados os créditos aos caras, porque eles merecem. E, se você está no Rio, dá uma conferida no espetáculo, que não vai se arrepender.

11:03 | comentários


Manifesto antigerundista

Acho que o pessoal do Absurdetz vai gostar do "Manifesto antigerundista". O texto está cansativo e chato de ler, como todos esses tele-atententes gerúndicos de hoje em dia, mas vale a pena! Leiam e passem adiante ;-)

E, pra não dizer que adoro reclamar de tele-atendentes, quero dizer que encontrei o único serviço de tele-atendimento do Brasil (que eu conheço) onde os atendentes não falam no gerúndio. É o atendimento da Anatel. Liguei pra lá 2 vezes, para reclamar da Telebrasília, e as 2 pessoas que me atenderam não só falaram de forma "normal", como entenderam TUDO o que eu disse. Eles anotaram a minha reclamação com precisão, na primeira "tentativa". Bem diferente do atendimento da Telebrasília e de tantos outros.

Viu, Nando, não é só a Telemar que não "dá ouvidos" aos seus clientes. Meu telefone ficou inutilizável por 5 dias, após uma troca de número. Eu reclamei todos os dias, desde o primeiro dia do defeito, quando o número foi trocado. Eles nunca entendiam a reclamação. Falavam sempre que a ordem de serviço ainda estava "em aberto" e que o número ainda não havia sido trocado, apesar de eu explicar que a troca já havia sido feita e que a nova linha não estava funcionando (estava com um ruído altíssimo). Como se não bastasse eles me dizerem que estava tudo ok, se recusavam a abrir uma ocorrência. Só no quinto dia foi que um espertinho lá daquela empresa ligou lá pra casa e falou para a minha esposa: "Nossa, a linha está com um ruído alto, né?! Está com problema.". Dã!!! Que eficiência!!!

Assim que a GVT tiver o serviço de ADSL, "estarei pulando" fora da Telebrasília...

03:56 | comentários


Caça-Talentos

Hoje, descobri um dos culpados por toda essa leva de "talentos" musicais que estão assolando o Brasil. Vejam só o SPAM que recebi:

"Olá, estamos selecionando novos talentos musicais. Não é preciso saber cantar, basta ser jovem, ter carisma e vontade. Se vc conhece alguém, peça para entrar em contato conosco. Não haverá custo algum para o artista. Mais infos: www.mbbonline.com.br/talentos.htm "

É mole? Não precisa saber cantar! Lendo a página, a coisa até parece um pouco mais "profissional", mas... É impressionante o que o mercado musical brasileiro está virando! Estão catando "talentos" a rodo. E então, alguém se habilita? Que tal fazer sucesso como "cantor"? ;-)

03:37 | comentários


Quinta-feira, Março 15, 2001

Guerra ao Netscape

Ninguém é obrigado a programar para todos os navegadores do mercado. Principalmente em se tratando de sites pessoais. Se o cara quer excluir esse navegador ou aquele, tudo bem, cada um com a sua opção. Eu nem me esquento mais. Se o site não abre no NE, tudo bem, parto pra outro e esqueço. Agora, o cara ofender um visitante só porque usa o NE e mandá-lo "fechar essa merda agora" já é demais, não?

Eu sempre achei uma besteira esse boicote que andam fazendo ao Netscape. Na maioria das vezes são "programadores" que pegaram o bonde andando, aprenderam a fazer sites só para o IE e suas tags proprietárias e acham que não roda no NE porque ele não presta. Outras vezes, são utilizados recursos de novos padrões, que as versões 4.* ainda não implementam (o NE ficou um bom tempo sem atualização), normalmente apenas para fins de diagramação. Geralmente, dispensáveis. Outras vezes, ainda, são realmente necessários recursos proprietários do IE, que o NE não tem, para resolver um problema específico. Essa última muito mais justificável.

E no caso que eu estou citando, o site dela não tem nada que não poderia ser feito no NE com HTML padrão. NADA! Tudo bem, se quer fazer assim, faça. Mas, não desvie o usuário desse ou daquele navegador para uma página de insulto. Deixe a página lá, toda torta, que o visitante vai perceber que o site não foi feito para o navegador dele e vai embora. Alguém me explica por que todo mundo é obrigado a usar o Internet Explorer? Porque o que está parecendo é que a crença comum é a de que quem não usa o IE é doido, otário, babaca. Parece uma "guerra santa".

Eu não costumo criticar nenhum "vizinho" mas, dessa vez, não agüentei. Nada pessoal. Talvez, uma puxada de orelha na turma dos "morram todos os usuários de Netscape" ;-)

19:19 | comentários (1)


BLOGrando

Imperdoável! Um grande amigo meu lança o seu blog e eu ainda nem comentei aqui. Está no ar o BLOGrando, do Roberto Moriyama, de Natal. Ele é um amigo dos tempos em que eu morei em Natal, lá pelos idos de 1978. Nós nos encontramos novamente em 99, através de um outro amigo daquela época, o Grilo, via ICQ. Viva a internet :-)

Naquela época, formávamos uma dupla e tanto no futebol. Isso sem falar nas outras peripécias que aprontávamos lá no "Chácara 402". Tínhamos uma turminha do barulho. Éramos eu, o Roberto, o Ricardo (João Grandão), o Paulo, o Paulo Shu, o João Humberto, o Grilo, o Fred. Quem mais?

As aprontações preferidas eram o futebol, é claro; a guerra de chinelos, que rendia alguns globos de iluminação quebrados; e a guerrinha de terra dura, que tirávamos dos canteiros das muretas do condomínio. Essa guerra, além de acabar com os canteiros, gerava uma sujeira enorme por todos os cantos. Ô tempo bom! Muita diversão e pouca responsabilidade :-)

Diga aí, Roberto, esqueci de alguém ou de alguma coisa? Se mais alguém dessa época estiver lendo isso, por favor, entre em contato agora ;-)

09:49 | comentários


Quarta-feira, Março 14, 2001

Futebol Palhaçada

Deu no Jornal do Brasil: "O São Caetano, vice-campeão da Copa João Havelange, está fora da primeira divisão do Campeonato Brasileiro deste ano. Ele foi preterido pelo América-MG. O campeonato, que volta a ser realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), terá a participação de 26 clubes. O Gama, de Brasília, que brigou na Justiça, no ano passado, para não cair para a segunda divisão, assim como Paraná Clube, outro rebaixado em 1999, e o Fluminense, campeão da terceira no mesmo ano, foram confirmados na elite do esporte."

É uma palhaçada sem tamanho! A CBF não coloca o São Caetano na primeira divisão porque não reconhece a Copa João Havelange, que foi organizada pelo Clube dos 13. MAS, inclui o Fluminense, que foi "convidado" pelo próprio Clube dos 13. Tem alguma coisa cheirando mal, não tem? Se a CBF se gaba tanto de "mandar" no futebol brasileiro, quem é o Clube dos 13 para convidar alguém para o campeonato?

O correto, correto mesmo, seria esquecer o ano passado e continuar de onde havíamos parado em 99. Mas, se era para não deixar 2000 passar em vão e reconhecer os esforços dos times na temporada passada, então o São Caetano teria TODOS os motivos para ser incluído na primeira divisão. Já o Fluminense, NENHUM. O primeiro foi vice-campeão do Módulo Amarelo, que seria o equivalente à segunda divisão. E o último ficou em terceiro no módulo azul, equivalente à primeira divisão, que já não deveria ter disputado, já que estava saindo da terceira, naquele ano. Além disso, o São Caetano foi o vice-campeão da competição.

É vergonhoso! O problema é que o futebol não é mais um esporte. Os atletas, atletas de verdade, o público e as competições não são mais importantes. O futebol agora é apenas um negócio. Só isso, um negócio dominado por um monte de inescrupulosos, imorais e indecentes. Eu proponho um boicote total ao futebol brasileiro. Ninguém assiste mais a nenhum jogo. Nem na TV. Deixa essa quadrilha lá, mofando, brincando sozinha. Temos diversos outros esportes legais para assistir. Que tal a patinação artística ;-)

12:06 | comentários


Segunda-feira, Março 12, 2001

Pixação

Atenção, não deixem seus sites abandonados, nem partes deles. Por quê? Eles podem ser dominados por tribos estranhas! Ha, ha :-) Há um tempo atrás, eu criei um sitezinho, de farra, para a EquipODS, apelido da equipe de desenvolvimento do software FDS/ODS, da qual faço parte. Uma das seções, era o livro de visitas, ao qual demos o nome de Pixação. Na época, essa foi uma página muito movimentada, freqüentada apenas por conhecidos nossos, de Brasília e de Campina Grande, de onde veio uma parte da equipe.

Pois bem, hoje resolvi dar uma olhada nas mensagens que estavam lá, depois de alguns meses sem aparecer, e descobri que ela foi totalmente dominada por pixadores de verdade :-D Tá dominado, tá tudo dominado! A Pixação está cheia de mensagens do tipo:

"ai gostaria de manda um salve pra todos os mano ai genilson(que lança furto )é nois no role firmeza ?tb manda um salve pro ozzy do furto pro brs do distrito e pro resto dos maluco ai quem quiser troca ideia comigo so manda e-mail firmeza "deus anda com nois e nois anda de skate "falouuuuuuuu"

Então tá :-), pelo menos ela está sendo aproveitada por alguém, porque EU havia me esquecido dela completamente ;-)

23:30 | comentários


Sábado, Março 10, 2001

Clube de Matemática

O Clube de Matemática da mamãe já iniciou suas atividades. Para quem não sabe o que é, aí vai uma prévia ;-) Quem quiser colaborar com a divulgação, pode usar esse arquivo gif, ou esse pdf. Valeu!

13:14 | comentários


Sexta-feira, Março 09, 2001

Contrasenso

"Os dias demorariam um século pra passar
Ah! Isso que é viver!
O pior de tudo é saber
Daquilo que está prestes a acontecer

Eu não quero a ordem natural das coisas
Não quero mais a ordem natural
Não quero mais a ordem
Não me leve a mal
Não quero mais
O natural"

Paulinho Moska - ouvir


10:49 | comentários


Escravos do trabalho

Definitivamente, o homem não foi projetado para ser escravo do trabalho. Eu, pelo menos, não. Tudo desanda, quando o trabalho começa a ditar as "regras" da sua vida. O tempo que você tem disponível para estar (ou não) com a sua família, o tempo que você tem para almoçar, o tempo que você tem para resolver seus problemas pessoais.

O pior é que alguma força sobrenatural faz com que todos os seus problemas aconteçam ao mesmo tempo. Assim que o trabalho aperta e você precisa de umas "horinhas" extras, a sua empregada faz cagada, precisa ser demitida e ainda fica arranjando problemas com o pagamento. Depois, você solicita um serviço besta na sua linha telefônica e os incompetentes da sua operadora, no caso a Telebrasília, não conseguem colocar o seu telefone para funcionar. Aliás, eles nem tem a capacidade para reconhecer que o seu telefone não está funcionando ou de definir a responsabilidade pelo serviço.

Com isso, você precisa de mais uma "horinhas" extras, porque ocupou o seu tempo no trabalho com problemas pessoais. E aí, você fica com menos tempo para resolver os problemas e obrigações do cotidiano. E a bola de neve vai aumentando...

Não, definitivamente, eu não fui projetado para ser escravo do meu trabalho. Mesmo quando ele depende disso. Essa é a última vez :-P Eu sei que já falei isso outras vezes mas: "AGORA É SÉRIO!"

08:52 | comentários (1)


Quarta-feira, Março 07, 2001

Aniversário do blog

Pôxa! O aniversário do desse blog (não do site) foi no dia 2 de março e eu deixei passar batido. Ele completou 1 ano de existência :-). Já o Zé Povão, começou no dia 10/02/2000. O da Alta Rotação, o mais antigo, quando ainda nem sabia o que era um blog, começou no dia 13/07/1999, ainda atualizado "manualmente". Ano que vem vou fazer uma festinha ;-)

10:12 | comentários


Terça-feira, Março 06, 2001

As bilabiais

Ainda outro dia, depois de uma dessas discussões sobre a língua portuguesa, simplificá-la ou não simplificá-la, eu estava pensando no uso de 'N' e 'M' antes das consoantes. Por que, antes de 'B' e 'P' se usa o 'M' e antes de todas as outras se usa o 'N'. Não sei se a minha escola foi pior que a de vocês mas, ninguém nunca me explicou o porquê disso. Apenas me disseram "sei não, só sei que é assim!". Decore e pronto.

Pois bem, hoje a Nessa, que é uma excelente fonoaudióloga, estava ajudando a Helena com a tarefa de casa, onde ela tinha que escrever "hambúrguer". Quando chegou a hora de descobrir qual a letra viria depois do 'A', ela deu uma explicação tão óbvia e simples, que eu me senti um idiota por nunca ter percebido isso antes. Uma explicação tão clara e simples quanto a que a minha mãe dá para o "ah mais bê ao quadrado" da matemática.

(Eu sei que você, provavelmente (espero) já saiba usar essas letras e talvez até já conheça o motivo e saiba dar uma explicação muito mais precisa e técnica do que a minha. Mas, eu quero saber por que isso não é ensinado para as crianças que estão aprendendo a escrever? Elas teriam uma noção muito melhor do funcionamento da nossa língua e não precisariam de tanta "decoreba".)

Vamos à explicação:

Acontece que o 'B', o 'M' e o 'P' são as únicas bilabiais do nosso alfabeto. Ou seja, para produzirmos os sons dessas letras, começamos com os lábios fechados. Sendo assim, como as posições dos lábios e da língua quando falamos o "mmm" são as mesmas de quando falamos o "bê" e o "pê", seu uso antes dessas duas letras é muito mais natural do que o do "nnn". Com este último, seriam necessários mais movimentos para produzir um som semelhante. O mesmo se aplica ao 'N' antes das outras consoantes.

Tá bom, quando a Nessa ler essa minha "falação de leigo", vai morrer de rir e me perguntar como eu tive coragem de escrever isso :-P Então, vamos aos exemplos. Tente falar "OMBRO" e "ONBRO", tomando bastante cuidado com os sons do "eme" e do "ene". Agora façam o mesmo teste com "ANTA" e "AMTA". Reparem os movimentos da língua. Sentiram a diferença? É a lei do menor esforço ;-)

Estão vendo? O português não é tão absurdo como pode parecer. As coisas fazem sentido. Têm uma razão de ser. Agora, espero que ela me dê uma explicação tão boa quanto essa para o "muito" ;-)

Ah, sim! Logo depois da explicação, conversamos sobre ser válido ou não dar uma explicação dessas a uma criança de 5 anos. Adiantaria alguma coisa? Pois a resposta veio logo em seguida. Ela acertou o uso do 'N' e do 'M', nas palavras seguintes, repetindo o som direitinho e percebendo qual era mais natural. Não são demais as minhas mulheres :-)

02:07 | comentários


Domingo, Março 04, 2001

Extinção em Massa

Cientistas descobriram que, há cerca de 250 milhões de anos, teria havido uma extinção em massa de 90% dos seres vivos do planeta Terra. Uma extinção maior do que a que exterminou com os dinossauros, há cerca de 90 milhões de anos. A catástrofe teria sido causada pelo impacto de um enorme asteróide.

Fatos como esse deveriam levar o homem a reconhecer sua insignificância e pensar melhor sua prepotência com relação ao planeta onde vive, não? Lembrem que nossa história tem apenas alguns poucos milhares de anos. Desde que o homem apareceu sobre a terra, até começar a se "civilizar", se passaram, se não me engano, uns 300 mil anos. Antes disso, se passaram 90 milhões de anos com a vida "pós-dinossauros" evoluindo até o que é hoje. Antes, ainda, toda uma população de seres incríveis apareceu, andou por aqui durante outros MILHÕES de anos e foi extinta. Antes, AINDA, há 250 milhões de anos, toda uma população de seres vivos, por mais insignificantes que fossem, foi extinta. E Deus sabe o que havia antes!

Bem, diante dessa "enormidade histórica", quem somos nós para querer dominar tudo e, virtualmente, acabar com um paraíso que existiu por milhões de anos, interrompido e reconstruído por "pequenas" catástrofes? Sou só eu que sinto vertigem quando penso no tamanho da coisa?

Por outro lado... talvez... não seja tão grave assim destruir o planeta, já que, mais cedo ou mais tarde, um outro asteróide pode nos atingir e destruir tudo novamente. Quem sabe o certo seja mesmo aproveitar e esgotar tudo o que o planeta pode nos dar? Talvez os dinossauros tenham "comido mosca" por não aproveitar mais sua "curta" passagem por sobre a Terra ;-)

Eita! Viajei feio :-) Prefiro mesmo o primeiro pensamento. Vamos aproveitar, mas viver bem e deixar a "casa" do jeito como a encontramos.

18:25 | comentários (1)


ZICO

Ontem, durante a transmissão do Fla-Flu, foi mostrada uma entrevista com o Zico, onde perguntaram a ele qual o Fla-Flu mais importante do qual ele havia participado. Ele citou dois. O primeiro foi lá pelos idos de 86. Ele estava numa fase de contusões. Estava com o joelho ruim e o presidente do Flamengo (sempre os cartolas atrapalhando) havia dito para Deus e o mundo que ele estava "bichado". Ele (o Zico) era um desses caras que eram respeitados pela sua própria torcida e por todas as torcidas adversárias. Característica de um craque de verdade. Bem diferente desses "craques de araque" de hoje, que vivem arrumando confusão com as torcidas, inclusive as suas próprias.

Só para ilustrar, um amigo meu, carioca, jogador de futebol, que era botafoguense doente e odiava o MENGO, adorava assistir aos treinos do Rubro-Negro, só pra ver, e babar, com os passes do Galinho, sempre milimétricos. Eu acho que isso mostra bem o respeito e admiração que o cara despertava.

Bem, voltando à entrevista, o Zico disse que aquele jogo foi a primeira vez que foi hostilizado pela torcida adversária. Quando ele entrou em campo, os pós de arroz gritaram em coro: "bichado... bichado... bichado". Grande erro! A resposta veio em campo. O Mengo venceu por 4x0, com TRÊS gols do Galinho! O detalhe é que ele não jogava apenas quando provocado ou quando tinha vontade. Aquilo era a vida dele. Ele jogava SEMPRE. Machucado, com salário atrasado (coisa que nunca foi comentada), com tempo ruim ou com tempo bom. Simplesmente porque era pra isso que ele estava ali, era aquilo que era a sua vida.

Bem diferente dos craques de hoje!

Pensando no presente, tem 3 jogadores do MENGO que eu tenho gostado muito de ver jogar. São o Cássio, o Roma e o Adriano. São daquele tipo de jogador que pega a bola e leva consigo, passando por entre quantos jogadores for preciso. Coisa que anda meio rara no futebol, principalmente do Flamengo. Quem dera se o clube fizesse com eles o mesmo trabalho que fez com o Zico e outros jogadores da época. E, mais importante, desse continuidade ao trabalho, MANTENDO os caras no clube. Não tenho muitas esperanças mas, quem sabe?...

Agora, se me dão licença:

É CAMPEÃO!!! :-)

Não foi o melhor de todos os tempos mas, um Fla-Flu é sempre um Fla-Flu ;-) Na decisão, então...

12:05 | comentários


Quinta-feira, Março 01, 2001

Bolero

Finalmente, terminei um trabalhinho que estava devendo há algum tempo para a Academia Marcelo Santiago, de patinação artística. Acabo de liberar a primeira leva de fotos do último show da academia, o Bolero. Se alguém estiver interessado em conhecer o trabalho do grupo, é só dar um pulinho lá pra ver as fotos.

03:41 | comentários (2)






Zamorim
Alta Rotação
Álbum Digital
Criação Digital
Zamorim Futebol de Botão
Para jogar com papel e caneta
Zé Povão




imagens aleatórias::
www.flickr.com


leia e veja::
Unforgettable (patinação)
A Borboleta
Meus papeis de parede ;-)
A melhor coisa do mundo!
Um Ovário no Cisto

na minha caixa postal::
Boot
Quem é xiita?
Ensina teu filho
Resposta Casseta!
O Mundo Para Todos!
Mais textos...

ajuda::
Sobre o site
Sobre mim

contato::
Imeiou

arquivo::
2014:

2013:

2012:

2011:

2010:

2009:
10/8/4/3/1
2008:
9/8/7/6/1
2007:
12/11/10/9/4/3/2/
2006:
11/10/8/4/2/1
2005:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2004:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2003:
11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2002:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2001:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2000:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/3+



para fora do site

feitos por mim::
Academia Alta Rotação
Bola Quadrada
Débora Amorim
Desconforme.com

brinquedinhos::
Álbum no Flickr
ET Brasil
SETI@Home P-Stats
MyBookmarks
Horizontes  (os meus)

do mundo físico::
Adriano Souza
Ana Paula
Ana Paula (fotos)
Débora Amorim
Lêda Margarida
Marcos Sebastian Alsina
Mariana
Nathália
Roberto Moriyama

diariamente ou não::
A List Apart
AlterNet: Top Stories
Burburinho
CliqueMusic
Communication Arts
Computerworld
Correio Braziliense
ei: Electronic Intifada
Em Tempo Real
ESA Science
Estadao
Info Exame
JB Online
MusicExpress
NASA Human Spaceflight
New Scientist
no mínimo
Nova-e
O Globo Online
Reporters without borders
Scientific American Brasil
SPACE.com
Spaceflight Now
The Fray
Universe Today
Visão Crítica
Web Insider

weblogs que leio (ou tento)::
Blog do Cristovam
Blog do Sena
Circulando.com
c o l a g e m
CrisDias
D i z e m. . .
Feira Moderna
Imprensa Marrom
Interludio.net
Lost Art Updates
Marcelo Cabral
Marketing Hacker
Matchbox
Mothern
no mínimo | Weblog
Os melhores do Mundo
Pensar Enlouquece...
Powazek productions
Ricardo Noblat
Terceira Base
The Chatterbox
The Daily Report
WowBlog

fotologs::
Bigempty
Daily Dose of Imagery
Chicaco Snapshot
Chromasia
Ephemera
Ficções do Interlúdio
Groundglass
Joe's NYC
New York Photoblog
Phutojunkie
Positive Negative
rion.nu
Satan's Laundromat
Shutterbug
Visual Resistance
Whateverland

brasília no flickr::
Brasília (tags)
Brasilia (tags)
Brasília (pool)
Andressa Reze
bom_de_ver
dimasmjunior
Fabio Cherman
Josa Jr
leonart
negativz
MrPixel
Quereco
The Girl Is Drinking Tea
virgu.lino

créditos e agradecimentos::
Blogger
BlogTree
Extreme Tracking
W.Bloggar



Inclui no Bloglines