Somos formadores de opinião?

(texto original)

Sábado ao sair de casa fui abordado por um senhor extremamente simples acompanhado de sua filha.

Ao ver o adesivo do Lula em meu carro ele disse, "É dessa vez ele tem que ganhar né"?

Começamos a conversar e em 2 minutos de papo, perguntei em quem ele votaria para senador, e ele respondeu, "no rapaz que tá com o Lula, o Cristovam".

Curioso, lembrei-o que este ano teremos que votar em dois candidatos ao senado e perguntei quem era seu segundo candidato. Foi quando ele disse, "Acho que vou votar no Paulo Octávio, ele tem que gerar trabalho né?"

O Interessante da conversa é que nas duas frases sobre candidatos, ele colocou um "né?" ao final, ou seja, aparentemente a procura da cumplicidade em sua opção de voto. Foi então que o lembrei que Paulo Octávio foi um dos "avalistas" da Operação Uruguai, que era amigo do Collor e sócio do Luiz Estevão e do Sérgio Naya em vários empreendimentos na cidade.

Qual foi a reação do rapaz? "É mesmo? Nossa... eu não sabia... esse tá enrolado né?"

Sempre ouvi dizer que nós somos "formadores de opinião" por temos o privilégio de usar a internet e ter acesso a informações que a esmagadora maioria de nossa população não possui. Porém que opinião andamos formando ultimamente?

Alguma vez você parou para conversar com o gari que varre a sua rua ou com o pedreiro que trabalha na reforma da casa de seu irmão, ou ainda com aquela pessoa que lhe aborda e faz um comentário esperando a sua "opinião"? Estaremos então sendo omissos?

Enquanto nós não assumimos nosso papel de formadores de opinião o povo continuará achando respostas para os seus "né?" em políticos corruptos. Está na hora de exercer o seu papel de formador de opinião. Não adianta esperar para falar em um telejornal ou escrever textos como este na internet. O trabalho deve ser feito individualmente, conversando com o balconista, o entregador de pizza, o porteiro de seu prédio. Cada conversa rende um voto mais consciente, e é para isto que serve um verdadeiro formador de opinião.

Para começar o trabalho, coloquei a reportagem da veja desta semana no site para que você imprima, copie e distribua. É hora de agir.

[]´s
Marcelo Domingues
http://www.antiroriz.com



©Copyright   Esse texto foi retirado de uma mala direta do Marcelo Domingues, no dia 01/09/2002, às vésperas das eleições gerais. Com certeza será sempre atual, seja quando for que seja lido. Leia, divulgue e exerça sua cidadania.

ZAMORIM :: Textos :: http://zamorim.com/textos/formadoresdeopiniao.html