Capa da Alta Rotação Capa do site do Marcus
Ponto de Encontro


   CAPA »  Encontro »  Listas   Bate-Papo   Contos   Dicas   Opinião   Livro de Visitas  


Contato  




O P I N I Ã O :

V I V E R    D E    P A T I N A Ç Ã O    N O    B R A S I L
29/03/2001


Anteriores:

Juniores ou Seniores?
20/03/2000

Perfeição ou Rotação?
02/01/2000

O uso dos freio nos saltos.
10/09/1999

Pernas enroladas ou esticadas?
13/07/1999

TEMA ATUAL...


Scott Hamilton fará sua última apresentação com o Stars on Ice em 1º de maio. Isso me trás uma série de recordações da época em que comecei a patinar e também uma certa angústia por pensar em tudo o que sonhei e nunca fui realmente atrás, no que se refere à patinação artística.
    Scott Hamilton foi o cara que mudou completamente o conceito de "patinador profissional". Quando ele se retirou do circuito mundial, amador, para se tornar profissional, isso era praticamente uma aposentadoria. O profissionalismo, na patinação era como um sinal de declínio, de fim de carreira. Os amadores eram os fortes, os melhores tecnicamente. É, a patinação é um esporte muito peculiar, muito diferente de todos os outros. A vida de um patinador profissional se limitava aos shows de conjunto, estilo Holliday on Ice.
    Quando ele se profissionalizou, ingressou no Ice Capades. Lá ficou por um curto período. Depois foi dispensado, pois o público, segundo os produtores, só tinha interesse em patinadoras, do sexo feminino. Isso, apesar de seus 4 títulos mundiais consecutivos e do ouro olímpico, em 1984. Então, ele fundou o Stars on Ice, um show apenas de solistas, que se tornou um modelo a ser seguido e um dos maiores shows do planeta. Tem acolhido alguns dos maiores campeões olímpicos desde então.
    Hoje, temos patinadores profissionais com o mesmo ritmo e consistência técnica dos melhores amadores. Apenas estão seguindo outros caminhos e competindo com regras diferentes. Acho que, em breve, essa separação entre esses dois mundos, que já está bem menor que há 10 ou 20 anos, desaparecerá por completo.
    Mas, eu dizia que a saída do Scott Hamilton do show me trouxe recordações. Ele foi um dos primeiros patinadores que me inspiraram. Eu comecei a patinar em 83 e, em 84, assisti a um vídeo do Champions on Ice, que trazia um Scott Hamilton que acabara de conquistar seu ouro olímpico. O cara fazia uns triplos tão perfeitos que, na época, com toda a minha inexperiência, eu achava que eram duplos de tão fáceis. Quando "soube" que eram triplos, meu queixo quase caiu. Desde então, passei a estudar cada movimento que ele fazia, assistindo aos vídeos em câmera lenta, quadro a quadro, dezenas, centenas de vezes. Eu e o Marcelo Santiago. Foi assim que começamos a aplicar sobre rodas a técnica do gelo, que agora está tendo seus frutos colhidos pela geração atual da academia do Marcelo.
    Naquela época, comecei a sonhar em viver de patinação. Nunca tive muitas esperanças de me tornar um "showman", apesar de ter sonhado bastante com isso ;-), mas sempre pensei em ter a minha própria academia - sempre adorei ensinar - e montar um bom corpo de baile. Cheguei a fazer projetos no papel, definindo como seriam os cursos, as atividades complementares, as regras do corpo de baile e da equipe de competição. É engraçado como a gente abandona nossos sonhos sem perceber. Hoje, vendo meus ídolos do início da minha patinação se aposentando, um a um, fica aquele sentimento de tempo perdido, de sonho abandonado.
    Sempre me disseram que não era possível viver de patinação aqui no Brasil, mas eu ainda acho que é. Apesar de não ter seguido essa carreira, sei que o meu caso foi pura preguiça. Outros estão fazendo isso, como é o caso do próprio Marcelo, que só não está ganhando muito mais dinheiro porque não quer, e de diversos outros técnicos que estão muito bem "estabelecidos" em seus estados. Ganhar dinheiro apenas patinando, ainda não é possível, mas a possibilidade existe. Basta alguém se tocar e montar um show "profissional"

E o meu sonho?
Bem, de vez em quando ele reacende. Quem sabe eu ainda invista nisso ;-)

E você, o quê acha sobre isso?
É possível viver de patinação no Brasil?
Quais os seus sonhos, vivos ou abandonados?


Os visitantes escreveram:


Sou patinadar desde os meus 6 anos de idade. Não tive tantas oportuinidades como vc. Mais, sei que patinar é o que faço de melhor e o que me dá mais prazer. Hoje, sou professor de Informática de duas escolas. Estou com 26, estou sempre treinando, até mesmo para manter a forma. Também tenho sonhos de ter uma equipe e promover shows, de alta qualidade aqui no Brazil, e concordo, que é possível ver dá patinação, e que vida maravilhosa seria. Temos que usar a cabeça, nos unir (patinadores). Organizar e tudo mais. Um ponto positivo, é o fato do Brazil não ter ainda esta gama pela patinação, então logo, seremos novidade, e o mercado esta livre para o pioneiros. Aguardo contato. Um abraço Gustavo

Gustavo Valent <gustavovalent@yahoo.com.br>
No dia 3/1/2002.


Eu amo patinacão ...
fiz 4 anos aprendi algumas coisas mas tive que parar pois o curso acabou na minha cidade. Meu sonho é patinar denovo espero que um dia possa realizá-lo...
É um esporte maravilhoso, pena que tem pouco incentivo.
Tenho 17 anos. Moro em Sta Rosa-RS. Meu sonho era ser professora de patinacão, mas por aqui não dá, Vou fazer vestibular este ano para direito,mas espero que na cidade onde vou morar tenha algum curso e que possa fazer.
UM ABRACO DA MAIS NOVA ADMIRADORA: Emanuele

emanuele <emapingas@bol.com.br>
No dia 8/11/2001.


Gostaria primeiramente de parabenizá-lo por este site, algo que eu não havia encontrado até agora na internet a respeito da patinação artística.
Quanto a minha opinião, eu relamente acredito que no Brasil, hoje em dia não é possível se viver apenas da patinação, por que ainda existe muitas pessoas que querem apenas tirar vantagens para si mesmo com a patinação, ou ainda, realizar sonhos de seus filhos e filhas que praticam este esporte tão fascinante que sempre me encantou! Falo isso por que tive um contato com este meio em Porto Alegre, onde comecei a patinar artisticamente no Tangarás e logo após no Dom Bosco. Pude ver que sempre prevalecia o interesse próprio de cada pai e mãe em manter seus filho(a)s num compeonato ou fosse lá o que fora. A partir daí, pude perceber que existe ainda muita "panela" neste esporte e muita proteção. é claro que nunca alguém poderá sobreviver de patinação artística no BR por causa deste pequenos detalhes que atrapalham muito!!
Desculpa desabafar deste modo, pois é isso que sinto!
Valeu por este espaço tão importante pra nós, amantes da patinação.

PAULO CARNEIRO <paulcats@hotmail.com>
No dia 16/9/2001.


A pergunta é: "qual patinador que nunca sonhou em viver de patinação?"
Eu ainda sonho, e acho que sempre vou sonhar, sempre até conseguir isso!!!
É verdade que os sonhos, ou objetivos, mudam com o tempo.
O meu primeiro sonho foi participar das olimpíadas, nem que fosse para ser a última colocada, o que eu queria era tornar de fato a patinação no gelo esporte brasileiro.
Bem, está claro que isso não aconteceu, mas os sonhos de patinadora, e o amor pelo esporte não acabam nunca!
Para falar a verdade, os sonhos se tornam, no meu caso, cada vez maiores... quis muito ir fazer faculdade de Figure Skating em Delaware, mas o custo era impensável.
Depois desse vieram outros, mas um sempre fica, o de abrir uma pista, ou um centro dedicado somente a patinação. Fora de shoppings, feiras ou parques. Um lugar em que nunca haja a dúvida que eu sempre tive "Haverá gelo para eu patinar amanhã?" E como todos sabem, a resposta sempre mais provável é não.
Hoje só tenho patinado em sonhos...literalmente. Quando dá, o que é raro, dou um pulo no Rio. Se alguém souber de pista em SP, por favor me avise! Há algum tempo que perdi contato com os meus "informantes", e os chamo de informantes porque já não consigo mais lidar com o pessoal da Joal, e infelizmente não conhece, ou não tive a oportunidade de conhecer os proprietários das poucas pistas particulares que viajam pelo Brasil.
Foi tudo um grande desabafo...
Marcus, não tive a oportuniddade de conhecer você, mas um dia eu dou jeito de trocar umas figurinhas, afinal de contas, acho que temos alguns amigos em comum!
Até a próxima! And HAVA AN ICE DAY!!

Mariana.

Mariana Komatsu <mari_oshida_k@hotmail.com>
No dia 9/9/2001.


podendo ou não sobreviver do esporte,o amor a ele basta!


No dia 13/7/2001.


Desculpe eu falar algo sobre outros sem ser o assunto referente. Júlio , desculpe mas não lembro muito bem quem és também , mas mandei imail e podia me responder , acho que é o juíz. Eu realmente não sou muito conhecida pelo Brasil inteiro , mas com certeza no Rio Grande do Sul tenho muitos conhecidos , até porque sou nova e tenho apenas 10 anos no meio da patinação.
Beijos , Vanessa

Vanessa
No dia 12/7/2001.


Sinto muitíssimo em utilizar este espaço para responde aos comentários, desculpem. Vanessa Franzoi, sabe que Eu nunca ouvi falar de você, por gentileza mande um e-mail pra mim. Obrigado.

Júlio <juliogutierrez@ig.com.br>
No dia 7/7/2001.


Acho que a patinação é um esporte simplesmente maravilhoso e lindo para quem pratica ou para quem assiste... um atleta viver de patinação é uma mera ilusão... jah um técnico é muito mais fácil... só que no nosso país há poucos técnicos e muitos professores... técnicos que realmente entendem, estudam, fazem cursos sobre patinação são poucos.. Mas em nosso meio há vários que acham que entendem alguma coisa....e jah montam academias, escolinhas...e querem que seus atletas ganhem títulos... Acho que para patinação evoluir.. cada técnico deve se especializar mais...e buscar suas realizações....


No dia 26/5/2001.


Estou escrevendo de novo para apenas fazer um comentário sobre o que andam escrevendo aqui. Eu acho que ninguém pensa em fazer vedetes e sim patinadores , São Paulo é o estado onde mais se desenvolveu a patinação , mas por que tem alguns técnicos que lutam pelo o que acreditam e tentam fazer o melhor, não importanto o que os outros pensam. Pena que não é todos , pois seria melhor ainda se todos se importassem apenas com seus patinadores e não com o dos outros. Acho que cada pessoa tem seu ideal e seu sonho , ninguém tem nada a ver com isso , cada um luta pelo o que quer . Admiro muitos técnicos paulistas pela qualidade de seus atletas , mas acho que tem muito técnico gaúcho , catarinense , carioca , paranaense que tem suas qualidades . O problema da patinação é que tem muitas pessoas que em vez de tentar progredir o esporte , em ajudá - lo a crescer ´so atrapalha e tenta prejudicar as pessoas .
Acho que antes de fazer qualquer comentário a respeito dos outros , sempre olhamos para nós mesmos .
Beijos.
Vanessa , Porto Alegre

Vanessa Franzoi
No dia 22/5/2001.


Acho que dá para viver deste esporte no país, apenas lutando pelo que acredita.
Eu estou começando agora a ser técnica e tenho sonhos que , com toda certeza , lutarei para conseguir. Acho que você ser técnica de qualquer esporte é uma profissão e precisa ser reconhecida. Não é a toa que temos um curso de educação física numa faculdade, embora não tenha ainda uma disciplina baseada na patinação , mas é muito importante saber onde estamos trabalhando. O que falta na patinação é os técnicos atuais acreditarem em seu próprio potêncial e lutarem. Nada cai do céu. Claro que para o esporte melhorar , necessitamos de dirigentes com capacidade para divulgá - lo .

Vanessa Franzoi
No dia 22/5/2001.


Caros senhores, procrastinar a ausência de certos elementos na patinação é imprescindível. Prestem atenção naquilo que vocês falam, não há meio de fazerem umas viagens pelo mundo pra saber o que realmente acontece?
Existem pessoas que foram a vários mundiais e continuam hipócritas! Acordem crianças.
Falem sério comigo.

julio <juliogutierrez@ig.com.br>
No dia 6/5/2001.


Com certeza acho q não. Nosso Brasil hoje não dá valor ao lado artístico das pessoas...
E somente poderemos sobreviver com a Patinação no Brasil se esta, por sua vez, gerar lucro para o governo...
Pois é meu amigos,infelizmente o Brasil nos coloca diante dessas situações.
Talvez, a maioria não luta para sobreviver disso por preguiça tbm.
Mas, nada é impossível nesse mundo...hoje mais do q nunca temos q correr atrás de nossos sonhos...o q está cada vez mais difícil..mas eu estou torcendo por aqueles q resolverem escolher a patinação como meio de sobrevivência..!!! Boa Sorte!!!!
Façam tudo q vcs querem com amor...com certeza as recompensas serão melhores!!..
Bjos.
Daia.


Daiane Haas <daiahaas@globo.com>
No dia 28/4/2001.


Com certeza acho q não. Nosso Brasil hoje não dá valor ao lado artístico das pessoas...
E somente poderemos sobreviver com a Patinação no Brasil se esta, por sua vez, gerar lucro para o governo...
Pois é meu amigos,infelizmente o Brasil nos coloca diante dessas situações.
Talvez, a maioria não luta para sobreviver disso por preguiça tbm.
Mas, nada é impossível nesse mundo...hoje mais do q nunca temos q correr atrás de nossos sonhos...o q está cada vez mais difícil..mas eu estou torcendo por aqueles q resolverem escolher a patinação como meio de sobrevivência..!!! Boa Sorte!!!!
Façam tudo q vcs querem com amor...com certeza as recompensar serão melhores!!..
Bjos.
Daia.


Daiane Haas <daiahaas@globo.com>
No dia 28/4/2001.


EU, COMO PATINADORA E TREINADORA,ACHO QUE AS PERNAS DEVEM SER ENROLADAS ACIMA DO JOELHO QUANDO SE TRATA DE UM DUPLO, E ABAIXO DO JOELHO QUANDO SE TRATA DE UM TRIPLO.AO EXECUTAR UM TRIPLO A PESSOA, NATURALMENTE PRECISA DE MUITO MAIS ROTAÇÃO QUE NUM DUPLO,POR ISSO É QUE SE ENROLOA A PERNA A BAIXO DO JOELHO,APESAR DE HAVER MUITA GENTE QUE AS GOSTA DE ENROLAR EM BAIXO SEJA NUM DUPLO OU NUM TRIPLO. EU ESPECIALMENTE SÓ AS ENROLO EM BAIXO QUANDO SE TRATA DE UM TRIPLO, E TB ENSINO ASSIM OS MEUS ALUNOS ,E OLHÊM que nunca me dei mal . sempre fui campeãm nacional e os meus alunos tb têm alguns titulos.
já agora aproveito para dizer,se houver alguem que esteja interessado em se correspoder comigo a fim de falarmos sobre P.A., gostaria muito.
obrigado xandoca.
portugal

xandoca <greenday@netcabo.pt>
No dia 17/4/2001.


Proposta de Pista de Gelo

Estou procurando investidor para bancar projeto de pista de gelo para o Golden Shopping de Sao Bernardo ( SP)
se tiver alguem interessado

por favor mandar e-mail p/ ronaldovalencio@bol.com.br

Se tiv

Ronaldo Valencio <ronaldovalencio@bol.com.br>
No dia 16/4/2001.


OI MARCUS,

MEU NOME É MARCELO E TENHO UMA ACADEMIA CHAMADA CLUBE DE PATINADORES ROTELLE, AQUI EM PORTO ALEGRE. ELA FOI FUNDADA POR MIM EM MARÇO DE 1990, OU SEJA, JÁ TEM 11 ANOS DE IDADE. EU TAMBÉM TINHA UM SONHO BEM PARECIDO COM O TEU. TER O MEU PRÓPRIO ESPAÇO, TER OS MEUS ATLETAS E DIVULGAR A PATINAÇÃO AQUI NO SUL.
NO MEIO DESTA JORNADA, COMO SOU PROF. DE E. FÍSICA, RESOLVI TRABALHAR PARALELAMENTE NO COLÉGIO PARTICULAR EM QUE TENHO A PATINAÇÃO. FORAM 4 ANOS ONDE APRENDI BASTANTE, MAS SENTI QUE ESTAVA DESPERDIÇANDO MEU TALENTO E DISPOSIÇÃO COM O TRABALHO ERRADO. LARGUEI A ESCOLA E VOLTEI A TRABALHAR SOMENTE COM A PATINAÇÃO ARTÍSTICA COMPETITIVA. NÃO ME ARREPENDO, POIS VIVO BEM SOMENTE COM A PATINAÇÃO. SEI QUE NÃO É FÁCIL, MAS ACHO QUE O QUE FALTA MAIS PROFISSIONALISMO NA NOSSA ÁREA. QUALQUER UM APRENDE A PATINAR E LOGO DEPOIS JÁ SAI DANDO AULAS E ABRINDO ESCOLINHAS, QUE NÃO DURAM, SEM MAIORES OBJETIVOS. GRAÇAS A DEUS DEVIDO A MINHA COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO NUNCA ME FALTOU TRABALHO , E ACHO QUE SOU MUITO BEM REMUNERADO POR TUDO O QUE FAÇO, SENÃO CERTAMENTE ESTARIA TRABALHANDO COM E. FÍSICA OU DIREITO QUE TAMBÉM SOU FORMADO.
PORTANTO NÃO DESISTA DOS TEUS SONHOS, ACHO QUE O IMPORTANTE É ESTABELECER OBJETIVOS.
MINHA MAIOR ALEGRIA, SERIA VER UM PATINADOR BRASILEIRO NO PÓDIUM DE UM CAMPEONATO MUNDIAL, NO QUE DEPENDER DE MIM, ESTE SONHO AINDA SE REALIZA,POIS ACREDITO EM NOSSO POTENCIAL E ACHO QUE É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO. A PATINAÇÃO NO BRASIL CAMINHA A PASSOS LENTOS, PORÉM AVANÇA.
UM ABRAÇO,
MARCELO COELHO

MARCELO COELHO <COELHOMB@ZAZ.COM.BR>
No dia 5/4/2001.


Meus caros, viver BEM de patinação no Brasil, conheço poucos casos. Eu mesmo sempre ganhei dinheiro dando aulas de patinação. Hoje faço por prazer quando alguém me convida para algum curso ou coisa parecida.
Fácil é ganhar dinheiro fazendo vedetes. Tente fazer atletas bons pra ver. Quando o atleta é ruim, a culpa é do técnico. Quando é bom é por que ele nasceu pra isso não é.
São Paulo é insuperável na patinação sobre rodas, haja vista Santos e muitos dos atletas que estão aí.
Outra coisa, por favor, não desafiem minha inteligência. A técnica de gelo de vocês derrete fácil!!!!!!!!!!!!!
Não inventem moda. Já basta uma louca incompetente que quis colocar planilhas de cálculo nos campeonatos. Só quem não sabe. Pergunte pra quem sabe.

Júlio Gutierrez <juliogutierrez@ig.com.br>
No dia 4/4/2001.


Olá, quanto tempo!
Bem, primeiro eu acho que no Brasil o que não falta é gente com talento!Não falo apenas da patinação artística, mas também da ginastica olímpica, do nado sincronizado, da natação,entre outros.
Nessa semana assisti na ESPN-BRASIL, a entrevista do treinador do seleção feminina de polo aquatico, as suas jogadoras são dentistas, advogadas, bancárias, enquanto em outros países as jogadoras têm como único objetivo, treinar. Nosso país prescisa de investimentos no esporte, eles têm de parar de pensar só no futebol, e abrir a mente para esportes incomuns no Brasil e talentos não futibolisticos, aumentando assim a nossa cultura e também para não repertimos o vexame das olímpiadas!
Acho que seu sonho Zamorim, para ter um futuro, você tem de se esforçar, tentar, você sabe a dura realidade que existe aqui para os não jogadores de futebol, você tem o sonho, então: TENTE VOCÊ TEM NADA A PERDER! SE NÃO DER CERTO VOCÊ VAI OLHAR PARA TRÁS E PENSAR, PELO MENOS EU TENTEI! E, SE VOCÊ CONSEGUIR, VOCÊ CONSERTEZA VAI AJUDAR MUITA GENTE!

BOA SORTE



Pat Tak <pybt@ig.com.br>
No dia 30/3/2001.



VOLTA AO TEMA ATUAL...



   CAPA »  Encontro »  Listas   Bate-Papo   Contos   Dicas   Opinião   Livro de Visitas  


Contato  




F E I T O    P E L O    M A R C U S

Brasília, 1999-2001