Capa da Alta Rotação Capa do site do Marcus
Ponto de Encontro


   CAPA »  Encontro »  Listas   Bate-Papo   Contos   Dicas   Opinião   Livro de Visitas  


Contato  




O P I N I Ã O :

O    U S O    D O    F R E I O    N O S    S A L T O S
10/09/1999


Anteriores:

Pernas enroladas ou esticadas?
13/07/1999

TEMA ATUAL...


Na patinação sobre rodas, existem os saltos que são executados com a ajuda dos freios no início (take of) e saltos que são executados sem a utilização dos freios. Exemplos dos primeiros são o flip e o mapes e dos últimos o salchow e o loop.
     Há algum tempo atrás, uma técnica "limpa" exigia que os freios nem encostassem no chão, se o salto estivesse assim definido. De uns tempos para cá, técnicos e juizes estão aceitando e até incentivando a utilização dos freios, para facilitar saltos como o salchow.
     Eu tenho visto alguns patinadores que estão aprendendo salchows já com essa técnica. A impressão que me dá é de que isso está dificultando o aprendizado.
     Será que a utilização dos freios em salchows e loops deve ser utilizada desde o início, ou apenas a partir dos duplos ou ainda dos triplos?
     Eu, como purista, ainda prefiro ver e executar os saltos "limpos", mas... eu não treino duplos e triplos...


Os visitantes escreveram:


Olá!
Eu chamo-me Ana Filipa, tenho 14 anos e sou portuguesa. Pratico patinagem desde os 5 anos. Executo Salchow Duplo e Loop, entre outros duplos, nos quais utilizo o freio desde o início. Acho que isso não vai prejudicar a beleza dos saltos e acaba por facilitar a sua execução. Talvez o cerne da questão seja este, pois o objectivo é fazer bem mas com alguma dificuldade porque se não qualquer um consegue atingir os mesmos objectivos e, eventualmente, melhor pontuação num menor espaço de tempo.
Despeço-me muito agradada com esta página e espero uma resposta em breve.

Ana Filipa <ritatopa@hotmail.com>
No dia 26/12/1999.


Acho que pode haver o uso dos freios nos saltos, pois assim facilita.

Carolina Porto da Silva <vilmaps@via-rs.com.br>
No dia 24/11/1999.


Bem, eu, ainda não estou treinando saltos duplos e triplos, mas nos saltos tipo loop e salchow, eu prefiro que os técnicos ensinem seus alunos a fazer "limpos", pois eu acho mais bonito!!
Eu tenho esta opinião, porque eu mesma, faço salchow com o freio, e eu não gosto, pois não acho bonito!!

Lili <lili.es.duarte@zipmail.com.br>
No dia 16/11/1999.


Sou o atual técnico da seleção brasileira, e tenho assistido e participado de vários cursos e competições internacionais, tenho atletas
que atualmente são o quarto e sexto , no ranking mundial, Diego Dores e Luis Renato Oliveira, respectivamente , e tambem a dupla que se classificou em oitavo lugar, e não acho que haja problema algum na utilização de freios , desde que bem executados , existe uma maneira adequada para a colocação dos mesmos, e um momento certo , momento esse que se executado perfeitamente resultara em um salto de ótima qualidade, tenho observado vários campeonatos nacionais e tenho visto péssimos double loops, resultantes de uma iniciação defeituosa nos singles.
Sem mais, parabéns pela ótima qualidade da página.

Carlos Eduardo Vieira Paiva <kadu@atribuna.com.br>
No dia 13/11/1999.


Acho que em salchows devem ser utilizados até porque, neste salto duplo é muito mais fácil. O loop, acho que não deve ser utilizado o freio, pois fique feio e para a exucução numa seqüência, principalmente em duplo.

Mariana Gassen Santos
No dia 25/10/1999.


Parei de patinar já faz 9 anos e vivenciei esta polêmica.
Os saltos com a utilização do freio deve ser ensinado desde o início, o salto simples(1 volta) deve ser ensinado igual ao duplo. Pois quem aprende os saltos simples sem o freio terá grande dificuldade para aprender a coloca-lo nos saltos com mais de uma volta, digo isso por esperiência própria pois sempre insisti em não utilizar o freio e o resultado foi que demorou muito tempo para realizar pulos com qualidade pois o que fica sempre é a finalização do salto.
Parabéns pela página.

Wagner Luis Andreassa <wma@inbrapenet.com.br>
No dia 16/10/1999.


Eu aprendi a fazer o salchow a uns dois anos, estou na classe E, aprendi utilizando os breques. Acho bem mais facil!!!

Danyela Moreira <danyiede@uol.com.br>
No dia 11/10/1999.


Não consigo me imaginar fazendo um Salchow utilizando o freio. Existem alguns saltos em que a utilização dos freios é marca registrada (Como Flip, Lutz, Toe loop)mas o Salchow nunca presicou de freio por mais rotações que se faça. Pra mim um Salchow usando freio não é Salchow.

Adélia Fernanda <iceskate@baydenet.com.br>
No dia 19/9/1999.


Os freios não deveriam ser usados no começo do aprendizado, depois de se aprender a saltar os saltos "limpos", não seria ruim saltar com os freios, pois assim já terá aprendido a saltar sem eles.

Petra <papepi@redamp.com.br>
No dia 18/9/1999.


Meu nome é Tiago Silva, atuo como como técnico à três anos, consagrando os nomes de Michelle Zanini - Campeão Brasileira - Júnior - Classe Internacional 1997 e Shara Bianchi Signor - 3ºColocada no Camp. Bras. Classe Internacional 1998.

A respeito do uso ou não de breques em saltos como sal. ou loop, acredito que a beleza do salto está no conjunto de toda execução dele. No sal. sempre ensino com breque para facilitar o futuro de duplos e triplos, sempre cuidando posições de eixo do corpo. No caso do loop, vejo como o atleta se desenvolverá com ou sem o breque, posso citar que vários atletas se sentem muito mais seguros sem o uso do breque, e outros mais usando-o.

Acho que sempre devemos analisar o atleta não somente com olhos de técnico e sim com olhos de árbitro.

A qualidade é fundamental.

Parabéns pela sua página.
Abraços

Tiago Silva - Técnico do RS <fgp@ez-poa.com.br>
No dia 16/9/1999.


Eu nao tenho nenhuma opiniao, mas gostaria de saber coisas sobre a patinagem no gelo.

diavinha_fs <diavinha_fs@portugalmail.pt>
No dia 13/9/1999.


Bem, eu cá em mim sou de opinião que deve-se ensinar os saltos já com o uso dos freios..pois será muito mais fácil o atleta aprender um duplo ou triplo , pois já tem a técnica desde o inicio...mas também concordo quando dizem que o salto fica muito mais puro sem se utilizar os freios..como se diz aqui em portugal os travões:))

Sílvia Silva Sousa <tris90@hotmail.com>
No dia 11/9/1999.


No gelo, os freios são indispensáveis para os saltos e spins. Sem os toe-picks os patinadores de hockey, por exemplo, não têm como realizar saltos ou spins. Um patinador artístico bem treinado poderá executar um salchow ou loop, single, sem muita ajuda do freio, mas faltará impulso. O freio é necessário para bloquear o deslizamento e iniciar a ascenção do corpo nos take-offs, ou a rotação nos spins. Sem o freio, a lâmina derrapa, tirando o patinador de seu eixo. Aprender um axel sem usar o freio é praticamente impossível (no gelo)... Mas já houve quem conseguisse. Quanto aos landings, quando o freio toca o gelo primeiro, o resto da lâmina entra em alinhamento mais facilmente, resultando numa aterrisagem mais suave. Quando o freio não toca o gelo primeiro, o resultado é um barulho bem alto e over-rotation. Nos spins, o toe-pick é que bloqueia o deslizamento da lâmina no momento exato de começar a rotação, permitindo a troca de fio e a definição do centro do spin. Nos flying- ou jump-spins, aterrisar no freio garante a rotação, enquanto aterrizar na lâmina resulta num simples deslisar. E por isso os toe-picks são fundamentais na patinação artística sobre o gelo. No entanto, o uso dos freios tem um limite, que, se ultrapassado, afetará a qualidade da patinação.

Jorge <jorpsi@zaz.com.br>
No dia 10/9/1999.


Eu acho que o freio deve ser usado apenas a partir de saltos duplos e triplos... É super importante um iniciante aprender saltos simples sem freio, pois assim ficará mais fácil para ele aprender os outros saltos depois...

Karina Carbonieri <gimport@fast.com.br>
No dia 10/9/1999.


Eu também sou da opinião de que esses saltos devem ser executados sem o uso do freio, muitas coisas vem sendo mudadas na patinação para que os atletas consigam aprender mais rápido, mas acho que isso está prejudicando a beleza do esporte e a dificuldade que ele impõe, como por exemplo, os saltos com voltas incompletas e o mapes com o apoio aberto.

Emanoele <manu.bg@zaz.com.br>
No dia 10/9/1999.



VOLTA AO TEMA ATUAL...



   CAPA »  Encontro »  Listas   Bate-Papo   Contos   Dicas   Opinião   Livro de Visitas  


Contato  




F E I T O    P E L O    M A R C U S

Brasília, 1999-2001