Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Segunda-feira, Março 31, 2003

Ecos de Luz


Essas imagens retratam uma nebulosa "aparentemente" em expansão à velocidade da Luz. A ilusão foi causada por uma estrela recentemente identificada como um novo tipo de estrela de brilho variável. Ela se chama se chama V838 Monocerotis e parece que seu comportamento é diferente de tudo o que se conhecia até agora. Inicialmente os cientistas pensaram se tratar de uma supernova, pelo aumento repentino em seu brilho, que aumentou incrivelmente em um período de poucos meses tornando uma estrelinha pálida em uma das mais brilhantes da galáxia.

HubbleSite

Bem, indo ao que interessa, a ilusão da nebulosa em expansão foi criada pelo aumento repentino do brilho da estrela. Ela tinha nuvens de poeira em forma de conchas ao seu redor, cobrindo uma extensão de alguns anos luz. Só que a iluminação dessas nuvens, proveniente da estrela de pouco brilho, não era suficiente para que fossem avistadas da Terra. De repente, com esse aumento repentino do brilho, essas nuvens passaram a ser iluminadas de dentro pra fora. Conforme a luz ia chegando às camadas mais externas de nuvens - lembrem-se que elas cobrem alguns anos luz - ia sendo refletida em direção à Terra e nós íamos enxergando gradativamente essas camadas mais externas, dando a impressão da expansão da nebulosa. Estávamos vendo os ecos da luz da estrela.

Doido, muito doido! Quanto mais nós aprendemos sobre o nosso universo, mais surpresas vamos tendo. Belas surpresas :-) E tudo isso aconteceu apenas nos primeiros 8 meses de 2002. Bem, pelo menos foi quando nós pudemos assistir ao espetáculo, que na realidade ocorreu há uns 7500 anos.

23:09 | comentários


Soldados pela paz

Dois soldados britânicos rebelam-se contra a guerra - Dois soldados britânicos que se negaram a combater nas operações militares contra o Iraque foram enviados de volta para casa, informou hoje o semanário The Sunday Times.
    Os dois soldados estão sujeitos agora à corte marcial e a uma possível condenação a dois anos de prisão por desobedecer a uma ordem de seus superiores.
    De acordo com o jornal, os dois são um soldado raso e um técnico de aviação da 16ª Brigada, uma unidade de fronteira que travou combates no sul do Iraque.
    Os dois rebeldes disseram a seu comandante que não estavam dispostos a combater em uma guerra que provoca a morte de civis inocentes.

E se TODOS os soldados fizessem isso? O que aconteceria? Pois é...

09:06 | comentários


Segunda-feira, Março 24, 2003

A verdadeira cara da guerra

Foto: Tyler Hicks/The New York Times

O negócio é o seguinte, vou ser curto e grosso. A guerra não é esse monte de fogos de artifícios que a TV mostra toda noite ao vivo, direto de Bagdá. A guerra não é esse "show" que as TVs do mundo inteiro vêm apresentando. A guerra não é mais um seriado de TV como está parecendo para milhões de pessoas no mundo inteiro, que se sentam à frente da TV para assistir aos bombardeios, como se assistissem a mais um filme de ação, torcendo pelo mocinho ou pelo bandido, sejam eles quem forem.

A verdadeira cara da guerra são essas imagens aí. Crianças mutiladas, crianças órfãs, crianças apavoradas. E não para por aí, não. Embrulha o estômago, né? Pois lá deve embrulhar muito mais! Eu estou escrevendo isso e me segurando para não chorar, porque fico imaginando minhas filhas na mesma situação. NADA, NADA neste mundo justifica causar isso a uma criança. Estou revoltado com essa corja que faz guerra por interesses econômicos, revoltado com essa corja que utiliza a guerra como ganha pão e revoltado com todo mundo que encara a guerra como um show!

Espero ver esse filho da puta que inventou essa tal de "guerra preventiva" condenado, junto com toda a corja dele, no mesmo tribunal internacional que ele não reconhece, lançado no calabouço da história. Espero também ver o filho da puta do lado de lá apodrecendo em qualquer outro porão para pagar por todos os absurdos que cometeu contra o próprio povo e que direta ou indiretamente levaram ao absurdo atual.

Foto: APTN

Foto: Nabil/AP

18:26 | comentários (3)


Sábado, Março 22, 2003

Por que choveu?

Hoje eu, a Helena e a Heloísa estávamos andando pela rua, quando a Heloísa (2 anos e 9 meses) perguntou:

- Papai, por que choveu?
- Hããã... ué... - pensei na explicação científica, mas achei que seria uma resposta muito complexa para ela - sei lá, choveu porque São Pedro quis!
(DÂ! Isso é resposta que se dê?)

Aí a Helena me corrigiu:
- Ué! Choveu porque a nuvem estava cheia!

Resposta simples, curta e precisa. Pra que complicar a vida, se ela pode ser simples como a infância, não é mesmo ;-) Numa outra ocasião me perguntaram o que era o trovão. Comecei a imaginar como eu explicaria a ionização do ar pela descarga elétrica que era o raio, a formação de um vácuo e a criação da onda de choque, quando o ar voltava a ocupar o seu espaço. Foi quando alguém explicou: o trovão é o barulho do raio. Pronto, era a resposta que bastava. Simples, simplérrima e tão precisa quanto a explicação da chuva. Ninguém tinha perguntado COMO, mas O QUÊ.

16:04 | comentários (1)


Sexta-feira, Março 21, 2003

Poesia infantil

Para amenizar o clima de guerra deste blog, vamos falar de crianças, a eterna esperança em um mundo melhor ;-) Ontem pela manhã a Heloísa estava toda serelepe pela casa, recitando sem parar:

A vaca amalela
Pulou a janela
Quem comê o cocô dela
Vai ganhá um pesente dela

:-)

É muito divertido ver essas adaptações que as crianças fazem de músicas, parlendas, versos. Cada uma que elas inventam, quando não entendem o que foi dito ou não sabem do que se trata :-) E acabo de me lembrar de uma de criança que aconteceu durante a Copa do Mundo de 78. O Brasil havia vencido o Perú por 3x0 e nós - eu, meus pais e minhas irmãs - estávamos voltando de um bar onde havíamos comemorado. Minha irmã caçula, na época com 5 anos, vinha cantando coisas que tinha ouvido:

Um, dois, três
Quatro, cinco, mil
Eu quero que o Perú
...
Agora eu não me lembro mais

Alívio geral no carro e a minha mãe completa:

Eu quero que o Perú
Perca pro Brasil

:-)

09:12 | comentários (4)


Eu não sou incapaz. Você é?

A idéia do boicote aos produtos estadunidenses, como forma de protesto contra a guerra e contra a postura imperialista dos EUA, não é nova e, como em tantas outras ocasiões, nunca ganha força suficiente para surtir algum efeito. Só que se o povo tivesse consciência do poder que um boicote desses pode ter, poderia usá-lo muito eficazmente como forma de pressão massiva contra qualquer país que saísse da linha.

Ontem, dia seguinte ao início do bombardeio do Iraque pelas "forças imperiais estadunidenses", eu recebi uma carta muito persuasiva da Inaê, que já colaborou em outra ocasião para a seção "Textos", convidando a um boicote a todo e qualquer produto estadunidense, incluindo-se aí cinema, McDonald's e outras cositas mas. Não que o Saddan Hussein seja um coitadinho e mereça pena de quem quer que seja, mas convenhamos que os EUA, comandados pelo macaquinho adestrado Bush, estão passando dos limites, né não?

Leiam, divulguem e adiram!

E por falar em "adiram", ô verbinho ruim de conjugar!

08:58 | comentários (3)


Terça-feira, Março 18, 2003

EUA planejam ocupação do Oriente Médio

José Saramago fala sobre a guerra:

"Essa guerra que parece só isso, uma guerra contra o Iraque, que se diz que é uma guerra pelo petróleo, trata-se do princípio da ocupação do Oriente Médio pelos Estados Unidos."

E comenta sobre as manifestações pela paz:

"Sim, estamos acordando. Isto realmente é o despertar, o levantar e o organizar para uma nova etapa na formação da opinião pública mundial. É uma opinião pública que se está organizando e por isso pode constituir-se, não sei se vai acontecer, mas pode constituir-se num contrapoder que faça refletir os políticos, os responsáveis ao menos duas vezes antes de tomar medidas que vão contra a segurança e a paz no mundo."

Leia a entrevista...

08:52 | comentários


Sexta-feira, Março 14, 2003

Ô ano curto!

Crédito: ESA, Alfred Vidal-Madjar e NASA

Essa aí em cima é uma representação artística do HD 209458b, um planeta bem esquisito que orbita uma estrela parecida com o nosso Sol. É um planeta gasoso pouco maior que Júpiter e que está tão próximo da estrela, que está evaporando, com uma cauda de hidrogêncio semelhante à de um cometa. Sua órbita - apenas 1/8 da de Mercúrio - se completa a cada incríveis 3 dias e meio. Imaginem a pauleira da viagem ;-) Êta, como nóis num é nada nesse mundão!

Crédito: SOHO Consortium, EIT, ESA, NASA

Já essa outra imagem é uma fotografia real do nosso Sol. Olhem bem o tamanho dessa chama aí em baixo, à esquerda! Imaginem quantas Terras cabem ali dentro. Peguei essa no Astronomy Picture of the Day - Em Português.

17:01 | comentários (1)


Eletrofone Philips


EITA! Eu já tive uma radiola dessa quando era moleque :-) A gente tinha que colocar umas moedinhas em cima do braço, pra fazer peso, senão ficava pulando :-) De vez em quando as moedas caiam em cima do disco e era aquela "festa". Ô tempo bom! Hoje em dia a molecada só coloca o CD no som e pronto. Eles não têm mais o mesmo contato "íntimo" que a gente tinha com as radiolas :-D Trocar a agulha? O QUÊ É ISSO!!! COMO ASSIM, AGULHA?!?

Isso me lembra que é preciso comprar um toca discos, para podermos ouvir novamente a pilha de LPs que temos guardada no armário.

17:00 | comentários (4)


Quinta-feira, Março 13, 2003

Guerra preventiva é terrorismo


Como eu já disse no texto anterior, a opinião pública importa e muito. Então por que não expressar nossa insatisfação, nem que seja com um simples "adesivo" no site ;-) Esse aí de cima e o que está na barra ao lado eu adaptei do Another Poster for Peace. Eles têm muitos outros modelos por lá. A dica foi do Cris Dias.

10:03 | comentários (2)


Quarta-feira, Março 12, 2003

Justiça seja feita

O Bush tem deixado bem claro em seus discursos que não está nem aí para a ONU, que vai atacar o Iraque queira o mundo ou não. Bem, só que não é bem assim. Se os EUA não estivessem realmente nem aí para a ONU e para a opinião pública em geral, eles já teriam atacado o Iraque. Aquele é um discurso de retórica para mostrar ao mundo que ele está "certo". A ONU ainda tem peso e a vontade do povo mais ainda. Não só a dos próprios estadunidenses, mas também dos povos de outros países. Dentro de casa eles até estão tentando "domar" a opinião pública, mas parece que não estão vencendo nem essa batalha. O CrisDias indicou uma notícia que mostra que os estadunidenses estão começando a procurar notícias em jornais estrangeiros, tão gritante que está a parcialidade da imprensa local.

Enfim, o mundo está ficando mais maduro, apesar dos pesares. Já não é tão fácil um maluco qualquer chegar ao poder em uma grande potência e sair cometendo maluquices nas casas dos outros. É claro que os absurdos ainda são cometidos, e muito, mas isso está ficando mais difícil.

Estou sendo otimista demais?

08:59 | comentários (1)


Sexta-feira, Março 07, 2003

Preconceito e intolerância

A essas alturas o Brasil inteiro já está sabendo dos "brasilieneses" (a mídia está adorando colocar esse rótulo em vândalos) que detonaram um quarto de hotel na Bahia. E não tardou para surgir um outro tipo de irresponsável querendo ajudar a mídia a espalhar a intolerância e o preconceito contra os brasilienses. Esta foi a mensagem que escrevi a ele e que faço questão que fique aberta para quem quiser ler:

Não, Mauro, o seu site mostra Brasília do jeito que a MÍDIA está mostrando. Aliás, não a Brasília, mas o brasiliense. Isso que você está fazendo é também um crime, instigando o preconceito e a intolerância contra gente inocente. Isso que você está fazendo é EXATAMENTE a mesma coisa que mantém o oriente médio em guerra desde os primórdios da humanidade. Alias, é a mesma atitude que mantém a humanidade em guerra. A intolerância e o preconceito cegos e burros.

Esses caras que detonaram uma bomba na pousada e aqueles que mataram o garçom são mais que brasilienses, são brasileiros. E você também vai instigar a intolerância contra os brasileiros? São um bando de imbecis irresponsáveis? São, mas não são o retrato de Brasília. Você não conhece Brasília.

Desde que aqueles outros imbecis queimaram vivo o índio Galdino, a mídia adora mostrar a naturalidade dos vândalos, quando eles são de Brasília. Em São Paulo e no Rio acontecem casos e mais casos de imbecis da mesma espécie desses que você está divulgando queimando mendigos na calada da noite e matando pais de família, mas esses nunca são mostrados em cadeia nacional com a legenda "paulistas" ou "cariocas".

Mas é isso aí, Mauro, você está prestando um grande serviço para o povo brasileiro. Continua nessa linha, que você vai bem. E viva o preconceito!

Um abraço
Marcus
(brasiliense, pai de família, nunca queimou índios, matou garçons ou detonou hotéis)

22:47 | comentários (6)


Quarta-feira, Março 05, 2003

O susto!

Cenário: Terça-feira de carnaval, por volta das 19h; você está em casa com a família; resolveram não sair à noite, porque passaram o dia inteiro na rua com as crianças; cinema pela manhã, clube logo em seguida, baile do clube para fechar o dia.

Situação: toca o seu celular; você vai atender e está piscando a palavra "JARBAS" (seu chefe); corre aquele frio na espinha ante o vislumbre de um singelo pedido para que você vá imediatamente para a empresa apagar algum incêndio.

Diálogo:
- Fala, chefe!
(a Nessa me olha com cara de desespero e eu retribuo o olhar e a expressão)
- Zamorim? Onde você está?
- Gasp, gasp - será que eu deveria dizer que estou no hospital tomando soro? - estou em casa...
- Será que você poderia me fazer um favor? É que eu preciso escanear uma fotos...
- UFA!!! Achei que você fosse me chamar para trabalhar!
- Pôrra! Será que eu não posso mais telefonar pra ninguém? Hoje eu liguei para o João e ele não quis atender...

Pois é, as desvantagens de ser chefe, o completo isolamento social :-D Agora ele sabe porque nunca encontra ninguém em casa ;-)

12:56 | comentários (8)


Ponte dos Remédios

Outro dia recebi um e-mail que dizia assim:

O que é o que é?
- É linda, mas feita com muita irresponsabilidade;
- Tem três arcos, cada um feito com um tipo de material:
   . Material 1: livros, mesas, cadeiras, merenda escolar;
   . Material 2: armas, viaturas, iluminação pública;
   . Material 3: remédios, leitos hospitalares, material hospitalar;


Bem, referia-se à nossa Ponte dos Remédios, a nova ponte do Lago Paranoá de Brasília, também conhecida pela alcunha de "Ponte JK". Esse nome acho que não vai pegar, não. Ela vai ficar mesmo carinhosamente conhecida é como Ponte dos Remédios ;-) Por quê Ponte dos Remédios? Por causa dos famosos remanejamentos de verbas feitos pelo GDF para alimentar a obra. Ouvi dizer até que um certo médico do sistema público, ao ouvir as reclamações de falta de remédios de uma paciente, teria aconselhado a moça a dar umas lambidinhas nos arcos da ponte, porque os remédios estariam todos lá. Se isso foi dito ou não, eu não sei, mas se não foi deveria ter sido ;-)


Agora, justiça seja feita, a ponte é muito bonita, mais ainda pelo ângulo do motorista, apesar de eu achar que faltaram 2 arcos, um de cada lado, para chegar até as margens. Só tenho minhas dúvidas quanto à necessidade de uma obra tão "monumental". Uma ponte bem mais simples, como a Ponte Velha (Ponte das Garças), por exemplo, teria resolvido o mesmo problema exatamente com a mesma eficiência. E não, não é mágoa do Roriz, não, porque esse projeto e a autorização para a obra saíram ainda no governo do Cristovam. Só acho que uma cidade com tanta falta de recursos como Brasília deveria empregar grandes somas de dinheiro em obras mais "sociais". Apesar de que o orçamento inicial para a ponte era BEEEEM menor do que o final - aí, sim, mágoa do Roriz. Enfim...


E outro dia recebi umas fotos por e-mail mostrando uma suposta obra japonesa da qual o projeto da nossa ponte teria sido copiado. Bem, quem garante que não foram eles quem copiaram o nosso projeto ou que não foi apenas uma baita coincidência? A mensagem diz que as fotos foram tiradas em 91, mas quem garante? Pelo sim, pelo não, a nossa ponte é MUITO mais bonita que a deles :-) Além do mais é de cópias que é feito o nosso progresso. Se ninguém pudesse copiar ninguém, não haveria 2 casas semelhantes, 2 portas que abrissem do mesmo modo, 2 telhadinhos bonitinhos parecidinhos, enfim deveríamos ainda estar vivendo em cavernas ;-)

12:53 | comentários (2)


Sábado, Março 01, 2003

TAÇA ROUBADA

Juiz escroto!
Bandeirinha escroto!
Dirigentes escrotos!
Afanaram a taça que seria do MENGO!


18:07 | comentários (2)


Dois pesos, duas medidas?

Há poucos dias eu estava questionando se seria ético monitorar uma empregada doméstica sem que ela soubesse, fazendo um paralelo com a monitoração dos funcionários feita em algumas empresas. Hoje, li um texto do Cris falando sobre a "guerra civil" no Rio e questionando os que são a favor de uma invasão das favelas pelo exército, mas são contra um ataque dos EUA ao Iraq. Dois pesos, duas medidas? Logo à noite, ouço o Boechat falando a mesma coisa e terminando com um "as favelas são o nosso Iraq".

Bem, creio que possa ser mesmo uma questão de por a mão na consciência e decidir o que se acha afinal ser o correto, o aceitável. Eu mesmo já disse várias vezes que a solução para o Rio seria decretar mesmo estado de guerra e colocar o exército para subir o morro. Mas e o Iraq? Bem, a situação não é tão igual assim. Uma coisa é colocar o exército nos morros, outra coisa bem diferente é colocar o exército para invadir os morros, matando quem estiver pela frente. Outra diferença é que no Rio os bandidos estão realmente aprontando. Não são necessárias provas para que alguém acredite nisso e na necessidade de se tomar uma atitude urgente.

Agora, uma coisa é certa. Assim como criticamos os EUA por terem "criado" o tal "monstro Saddam" e agora se fazerem de desentendidos, nós também não podemos fingir que não temos nada a ver com a situação das favelas brasileiras. É claro que temos. Fazemos parte da sociedade que criou esse monstro. Somos sócios nisso. Temos inteira responsabilidade sobre isso. Seja pelas nossas escolhas políticas, seja pela nossa omissão, seja pela nossa indiferença, seja pela nossa falta de atitude. Seja lá pelo que for, mas cada brasileiro é responsável por isso.

É preciso uma medida de emergência? É, e eu ainda sou a favor da invasão dos morros pelo exército. Mas não mais entrado pra fuder, apenas controlando e batendo quando estritamente necessário. E também não adianta tomar essa medida de emergência e não combater a raiz do problema. A mesma que levou à instituição das cotas para negros no vestibular, a mesma que gera a maioria dos nossos problemas. A MISÉRIA DO POVO!

00:54 | comentários






Zamorim
Alta Rotação
Álbum Digital
Criação Digital
Zamorim Futebol de Botão
Para jogar com papel e caneta
Zé Povão




imagens aleatórias::
www.flickr.com


leia e veja::
Unforgettable (patinação)
A Borboleta
Meus papeis de parede ;-)
A melhor coisa do mundo!
Um Ovário no Cisto

na minha caixa postal::
Boot
Quem é xiita?
Ensina teu filho
Resposta Casseta!
O Mundo Para Todos!
Mais textos...

ajuda::
Sobre o site
Sobre mim

contato::
Imeiou

arquivo::
2017:

2016:

2015:

2014:

2013:

2012:

2011:

2010:

2009:
10/8/4/3/1
2008:
9/8/7/6/1
2007:
12/11/10/9/4/3/2/
2006:
11/10/8/4/2/1
2005:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2004:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2003:
11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2002:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2001:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2000:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/3+



para fora do site

feitos por mim::
Academia Alta Rotação
Bola Quadrada
Débora Amorim
Desconforme.com

brinquedinhos::
Álbum no Flickr
ET Brasil
SETI@Home P-Stats
MyBookmarks
Horizontes  (os meus)

do mundo físico::
Adriano Souza
Ana Paula
Ana Paula (fotos)
Débora Amorim
Lêda Margarida
Marcos Sebastian Alsina
Mariana
Nathália
Roberto Moriyama

diariamente ou não::
A List Apart
AlterNet: Top Stories
Burburinho
CliqueMusic
Communication Arts
Computerworld
Correio Braziliense
ei: Electronic Intifada
Em Tempo Real
ESA Science
Estadao
Info Exame
JB Online
MusicExpress
NASA Human Spaceflight
New Scientist
no mínimo
Nova-e
O Globo Online
Reporters without borders
Scientific American Brasil
SPACE.com
Spaceflight Now
The Fray
Universe Today
Visão Crítica
Web Insider

weblogs que leio (ou tento)::
Blog do Cristovam
Blog do Sena
Circulando.com
c o l a g e m
CrisDias
D i z e m. . .
Feira Moderna
Imprensa Marrom
Interludio.net
Lost Art Updates
Marcelo Cabral
Marketing Hacker
Matchbox
Mothern
no mínimo | Weblog
Os melhores do Mundo
Pensar Enlouquece...
Powazek productions
Ricardo Noblat
Terceira Base
The Chatterbox
The Daily Report
WowBlog

fotologs::
Bigempty
Daily Dose of Imagery
Chicaco Snapshot
Chromasia
Ephemera
Ficções do Interlúdio
Groundglass
Joe's NYC
New York Photoblog
Phutojunkie
Positive Negative
rion.nu
Satan's Laundromat
Shutterbug
Visual Resistance
Whateverland

brasília no flickr::
Brasília (tags)
Brasilia (tags)
Brasília (pool)
Andressa Reze
bom_de_ver
dimasmjunior
Fabio Cherman
Josa Jr
leonart
negativz
MrPixel
Quereco
The Girl Is Drinking Tea
virgu.lino

créditos e agradecimentos::
Blogger
BlogTree
Extreme Tracking
W.Bloggar



Inclui no Bloglines