Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Quarta-feira, Fevereiro 26, 2003

Sombra e água fresca


A Helena devia estar lendo os meus pensamentos quando me fez esse desenho ;-) Ela estava aqui ao meu lado, na mesa de trabalho, nesse cubículo com ar condicionado... é, ela devia mesmo estar lendo os meus pensamentos.

15:46 | comentários (1)


Terça-feira, Fevereiro 25, 2003

Dormindo com o inimigo


- Temos mesmo provas que Saddam tem todas essas armas?
- Sim. Sr. Presidente.
- E quais são essas provas, Powell?
- Nós temos todos os recibos guardados, Senhor.
- HOLY SHIT! Então eles têm até armas atômicas!! Hmmmm... MALDITOS!
Kibe Loco

Pois é...

14:46 | comentários (7)


Segunda-feira, Fevereiro 24, 2003

Tenho que ir

Para quem acha que os trabalhadores brasileiros só se ferram:

No século XXI, trabalhadores ainda lutam pelo direito de ir ao banheiro - LONDRES - Os sindicatos britânicos lançaram, nesta sexta-feira, uma campanha contra as empresas que descontam do pagamento de seus funcionários o tempo gasto nas idas ao banheiro.
    A campanha "Gotta Go" ("Tenho que Ir"), lançada pelo Congresso dos Sindicatos do Comércio (TUC, pela sigla em inglês), tem como objetivo combater lacunas na lei que determina que as companhias devem providenciar banheiros para seus funcionários, mas não as obriga a deixá-los ir quando necessitam.


Verdade seja dita, a gente se ferra, mas até que tem boas regalias. Não sei se compensa, mas... pelo menos eu posso ir ao banheiro quantas vezes quiser ;-)

14:47 | comentários (1)


Quinta-feira, Fevereiro 20, 2003

Matrículas abertas para patinação



A patinação pelo prazer de patinar é o que você vai encontrar aqui. Uma patinação leve, com técnica e filosofia de treinamento adaptados da patinação no gelo. Patinação para competição, patinação de espetáculo e patinação recreativa. Agora temos também turmas específicas para adultos.
Você também pode participar!
Mais informações...


É na Academia Marcelo Santiago, que funciona na AABB-DF!

18:02 | comentários


Quarta-feira, Fevereiro 19, 2003

Racismo, discriminação

Pronto. Os caras conseguiram criar uma situação de discriminação, racismo e talvez até intolerância numa instituição que até agora não tinha isso. Pelo menos não em sua "forma oficial". Muita gente já havia discutido o assunto. Rolou um debate bem interessante no CrisDias e agora as coisas começaram a acontecer, comprovando o que muita gente já tinha concluído: definir cotas para negros nos vestibulares é uma forma de discriminação, uma forma de racismo. Um estudante branco recuperou na justiça a vaga que tinha perdido para um estudante negro por conta das cotas.

E é uma discriminação que vai atingir todo mundo, incluídos e excluídos. Vai atingir o branco que perde a vaga, mesmo tendo tirado uma nota melhor e vai atingir todos os negros que poderão passar a ser olhados de lado dentro das universidades. Sempre ficará a dúvida: será que ele entrou porque tinha mesmo condições, ou só porque é negro. Dessa vez, uma dúvida respaldada pela lei. E uma discriminação que não havia até então, passa, a partir de agora, a existir. Mais uma!

É uma lei populista e inconseqüente. É uma forma de fugir da responsabilidade de eliminar a origem do problema, que é a miséria da população, independentemente da cor da pele.

18:40 | comentários


Sexta-feira, Fevereiro 14, 2003

Pelas barbas do profeta!

Não se barbear diariamente diminuiu o prazer sexual e aumenta risco de derrame -- LONDRES -- Os homens que não se barbeiam diariamente têm menos prazer sexual e são 70 por cento mais propensos a sofrer um derrame cerebral que aqueles que fazem a barba todos os dias, revelou um novo estudo.
(...)
A maioria das mortes também se deveu a altos índices de tabagismo e a estilos de vida mais pobres dos homens que não se barbeavam diariamente, mas os cientistas disseram que isso não explicava substancialmente o aumento dos derrames cerebrais.
     Os descobrimentos mostram que os homens que não se barbeiam diariamente têm menos possibilidades de estar casados e, provavelmente, realizam trabalhos nos quais não se exige uma boa apresentação, como operários ou obreiros.


É ÓBVIO que não é o fato de não se barbear diariamente que levou esses homens à morte ou a ter menos prazer sexual, MAS os seus estilos de vida. Estilos de vida esses que também levaram esses homens a não se barbear diariamente. Isso parece conclusão de pesquisa de (maus) estudantes de primeiro grau.

Conclusão errada sobre informações corretas. Das duas uma: ou os pesquisadores de hoje estão ficando completamente cegos e incompetentes para analisarem os resultados de suas pesquisas; ou os repórteres estão cada vez mais incompetentes para escreverem sobre assuntos dos quais não entendem nada. Será que é a incompetência generalizada se espalhando pelo mundo?

Nesse mesmo site da CNN, escreveram outro dia sobre uma tal jaqueta luminosa usada para simular invisibilidade. Bem, a jaqueta não é luminosa. Ela tem a superfície recoberta por um material doidão que tem a propriedade de sempre refletir a luz de volta, na mesma direção em que ela chegou, diferentemente de um espelho. E a ilusão é feita através de um jogo de espelhos e projeção de imagens. Eu falei dela outro dia.

16:28 | comentários (4)


Quinta-feira, Fevereiro 13, 2003

Monitoração de segurança

Outro dia um colega de trabalho estava me contando que havia demitido sua empregada. Ele tinha programado a secretária eletrônica para gravar as conversas e ouviu uma conversa dela com uma amiga, contando que havia dormido na cama dos patrões "de rolar de um lado pro outro".

Bem, eu achei tudo normal, mas me lembrei dessa controvérsia toda em torno do monitoramento que algumas empresas estão fazendo de seus funcionários, principalmente dos e-mails. Então eu perguntei a ele se isso, gravar as conversas, era ético. Será que não seria tão errado quanto monitoração de e-mails de funcionários? Pra mim, é tudo o mesmo caso.

A justificativa dele, com a concordância dos colegas ao lado, era de que se tratava da casa dele e que ele tinha todo o direito de saber se sua empregada não estava aprontando. Sim, mas então os donos da empresa também têm todo o direito de monitorar os e-mails de seus funcionários para saber se estão aprontando, eu disse. Afinal, a empresa é patrimônio deles.

Outro fato comum, que aparece muito nos noticiários, é a filmagem dos cômodos da casa com câmeras secretas. Não é raro os patrões pegarem as babás maltratando seus filhos. Também é uma prática que seria extremamente combatida caso fosse aplicada em uma empresa, mas que pode até salvar a vida de uma criança, em uma residência particular.

A questão a ser respondida é: será que também não deveríamos avisar às empregadas domésticas que elas estão sendo filmadas ou suas conversas telefônicas estão sendo gravadas? Seria uma maneira de garantir a segurança de seu lar, sem a necessidade de armar uma pegadinha para elas. Caso a resposta seja "não, pois elas poderiam se precaver para aprontar sem serem descobertas", então será que não deveríamos parar de espernear quando descobrimos que nossos passos na empresa também estão sendo monitorados?

Quem arrisca uma resposta coerente? Quem me convence de que eu posso monitorar minha empregada sem que ela saiba, mas não devo aceitar se monitorado na minha empresa?

09:12 | comentários (8)


Hackers picham Mitnick

Aquele que já foi o hacker mais procurado do mundo, e passou cinco anos preso por invadir sistemas alheios, provou do seu próprio remédio: o site da nova empresa de Kevin Mitnick foi pichado duas vezes nas últimas duas semanas.

No mínimo extremamente irônico :-)

Depois ele teria comentado:
"Isto é meio engraçado. Estou rindo de mim mesmo. Tudo o que vai, volta".

08:33 | comentários


Terça-feira, Fevereiro 11, 2003

Cotas

O Cris perguntou e eu respondi:

Concordo! 10!
Eu sempre disse isso. Está tudo registrado no meu blog ;-)

Cotas para seja lá para quem for são só mais uma forma de discriminação. NÃO HÁ RACISMO NO VESTIBULAR, que é uma das instituições mais democráticas que existem. Você não identifica nem o seu nome, quanto mais a cor da pele ou a classe social, quando faz uma dessas provas. Se negros ou índios têm menos chance de chegar a uma faculdade do que brancos, esse É UM PROBLEMA NA BASE DA SOCIEDADE, e não no vestibular.

Resolvamos a miséria do país, INDEPENDENTEMENTE DA COR DA PELE, e teremos resolvido esse e muitos outros problemas de discriminação.

09:11 | comentários (1)


Quinta-feira, Fevereiro 06, 2003

Camuflagem óptica


Um grupo de cientistas japoneses criou uma técnica para simular invisibilidade. Bem, na verdade é uma simulação de transparência. A idéia é bem simples, o problema é a implementação. Basicamente, o que se faz é projetar a imagem do fundo, o que está atrás do objeto a ser camuflado, sobre esse objeto, que tem sua superfície recoberta por um material especial que sempre reflete a luz de volta, na mesma direção em que ela chegou. A imagem projetada é refletida primeiro em um espelho daqueles que só refletem de um lado (como é o nome?). Assim, o observador, que deverá estar atrás do tal espelho, terá a impressão de que está vendo o fundo através do objeto.

Não expliquei direito não, né? Mas a idéia é simples, sim, e as explicações dos donos da idéia é pior ainda que a minha ;-) No site deles tem as explicações e alguns vídeos de demonstração bem interessantes.

A idéia é MUITO legal, a solução envolve bastante tecnologia, mas infelizmente ainda não é suficiente para se produzir uma capa de invisibilidade como a do Harry Potter, já que é necessário todo um aparado externo para possibilitar o truque. Mas já é um começo ;-) E se os caras forem espertos vão ganhar uma baba ajudando o Sadan a esconder suas usinas nucleares do Bush :-D

Há um tempo atrás eu estava em uma de minhas viajadas, imaginando um dispositivo desses, mas autônomo. A idéia era criar uma espécie de caixa, cuja superfície fosse repleta de fibras óticas, ou algo parecido. Cada fibra teria suas 2 pontas saindo em lados opostos da "caixa", de modo que o raio de luz entrasse por um lado, fizesse um desvio, contornando a "caixa", e saísse do outro lado na mesma trajetória em que entrou. Teríamos então um dispositivo de "invisibilidade" autônomo, mas ele teria que ser rígido, para garantir os ângulos de entrada de todas as pontas das fibras. A idéia é bem simples também, mas vai implementar... Alguém se habilita?

18:23 | comentários


Imagens de um domingão


Latinhas e mais latinhas, sobras de festa, mas... tudo quente. É o que dá deixar a bebida sob a responsabilidade de tomadores de cerveja.



Massa de lasanha caseira. Lasanhas para todos os gostos ;-)


UIA! Não, não é promessa. É só uma "bodada". Lembra que eu falei dos tomadores de cerveja? Pois é...

08:43 | comentários


As fotos do show

Finalmente consegui colocar no ar a primeira leva de fotos do show que apresentamos no final do ano no Teatro Nacional. A digitalização não fez jus à qualidade das fotos, mas fica assim por enquanto. Depois vou ver se corrijo isso e publico outras.

08:24 | comentários


Segunda-feira, Fevereiro 03, 2003

SOCORRO : Programação : Multithread

Esse é um pedido de ajuda para os programadores de plantão.

Estou com um probleminha com multithread implementando uma aplicação com o C++ Builder. Aparentemente, quando eu abro um form com uma chamada feita a partir de uma thread que não é a principal, esse form fica de algum modo amarrado a essa thread. Quando tento abrir o mesmo form a partir de uma outra thread, a janela é aberta, mas os controles não são pintados e a aplicação trava. Aparentemente a travada é depois do evento "Show". Os códigos estão devidamente protegidos por regiões críticas, garanto que não há problema de concorrência. Inclusive, se eu criar uma thread, abrir e fechar a janela, depois criar outra thread, seqüencialmente, e abrir novamente a janela, ela também fica travada na mesma situação.

O código onde acontece a travada pode ser resumido assim:
    
    void minhaclasse::funcao()
    {
       _cs.Enter();
       
       MeuForm->ShowModal();
       
       _cs.Leave();
    }
    
Onde _cs é um objeto meu que implementa regiões críticas, testado e mais que aprovado. Basta chamar essa função a partir de 2 threads diferentes.

Alguma alma caridosa poderia me mostrar O QUE É QUE EU NÃO ESTOU VENDO? QUAL É A CABEÇADA?
Valeu!

18:20 | comentários (1)


Remédios

Liguei para saber como a nova empregada estava se virando lá em casa:

- Alô?
- Remédios?
- Ããã?!
- Aqui é o Marcus. Tá conseguindo se virar aí?
- Aah... oi. Tá tudo bem...

Depois que desliguei me lembrei que o nome dela não é Remédios, mas Milagres :-D Chorei de rir durante alguns minutos, me lembrando das confusões que a minha avó faz com nomes, sempre com associações malucas como essa :-)

12:09 | comentários (1)


Domingo, Fevereiro 02, 2003

Papai Creison

Eu tenho mania de ficar falando igual ao "Seu Creison", segundo a Nessa, antes até dele. Acontece que outro dia a Heloísa (2 anos e meio) pediu para a Nessa o "contole remótio" e ontem perguntou a ela se podia se sentar no "banquio". Bem, acho que está mais do que na hora do "Papai Creison" voltar a falar somente como o "Papai Marcus", né :-D

20:37 | comentários (1)


Columbia


Mais um grande choque para o programa espacial, não apenas estadunidense, mas mundial. O Columbia foi o primeiro ônibus espacial a entrar em operação, em 1981. Já havia voado 27 missões bem sucedidas e foi projetado para voar 100. Ontem, ele se desintegrou enquanto realizava sua reentrada na atmosfera. Depois que a Chalenger explodiu, ainda no lançamento, em 1986, eu pensava que a NASA não passaria mais por apuros semelhantes, mas aí está. Quando menos se espera, uma nova escorregada. Sim, quem sou eu pra me meter em assuntos da NASA, mas eu posso ter as minhas impressões, né? Acho que foi mais uma escorregada.

No acidente da Chalenger, havia sido identificado um problema em um dos tanques, minutos antes do lançamento. Os técnicos, no entanto, "acharam" que aquilo não traria grandes conseqüências para o vôo. Deu no que deu. Foi um rebuliço, as missões ficaram suspensas durante alguns anos e a NASA assumiu que havia aprendido a lição, que com missões deste tipo não se podia brincar. Tanto por respeito às vidas humanas, quanto pelo orçamento bilhionário necessário para colocar um veículo desses em órbita. Dinheiro esse que é pago pelo contribuinte estadunidense.

Nessa última missão da Columbia foi verificado, através do vídeo da decolagem, que um pedaço de isolante térmico do tanque principal se desprendeu, atingindo a asa esquerda. Os técnicos da NASA "acharam" que isso não traria nenhum problema para o vôo, assim como no caso da Chalenger. "Coincidentemente" foi por essa asa que o problema na reentrada começou.

Bem, eu sei que a equipe toda que participa do projeto é extremamente competente, que eles devem saber o que estão fazendo, mas custava muito ter mandado um astronauta em uma EVA para investigar os danos reais que o impacto havia causado? Tá bom, eu sei que custa, mas será que o preço não valeria a pena? Eu sei que para um "passeio espacial" é preciso um grande treinamento, mas a essas alturas do programa espacial, eles já deveriam ter esse tipo de situação prevista em qualquer vôo. Uma saidinha, uma vista de olhos e pronto.

Mais chocado ainda você fica quando vê uma cena como essa. Um capacete caído. É foda!

Tá, é sacanagem ficar já culpando alguém assim, ainda mais com o conhecimento de causa que eu tenho, mas não pude deixar de pensar nisso. Sei que a equipe toda está extremamente abalada, que todo mundo num programa desses trabalha feito louco, sem descanso. Acidentes podem acontecer em qualquer lugar, principalmente em situações extremas como uma viagem espacial. Acidentes anunciados, porém, são difíceis de engolir, sempre. Em um ambiente tão controlado quanto um vôo da missão espacial americana então...

Para acompanhar as investigações:
NASA Humam Spaceflight: STS-107
Spaceflight Now: STS-107 Mission Report

20:22 | comentários






Zamorim
Alta Rotação
Álbum Digital
Criação Digital
Zamorim Futebol de Botão
Para jogar com papel e caneta
Zé Povão




imagens aleatórias::
www.flickr.com


leia e veja::
Unforgettable (patinação)
A Borboleta
Meus papeis de parede ;-)
A melhor coisa do mundo!
Um Ovário no Cisto

na minha caixa postal::
Boot
Quem é xiita?
Ensina teu filho
Resposta Casseta!
O Mundo Para Todos!
Mais textos...

ajuda::
Sobre o site
Sobre mim

contato::
Imeiou

arquivo::
2014:

2013:

2012:

2011:

2010:

2009:
10/8/4/3/1
2008:
9/8/7/6/1
2007:
12/11/10/9/4/3/2/
2006:
11/10/8/4/2/1
2005:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2004:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2003:
11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2002:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2001:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2000:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/3+



para fora do site

feitos por mim::
Academia Alta Rotação
Bola Quadrada
Débora Amorim
Desconforme.com

brinquedinhos::
Álbum no Flickr
ET Brasil
SETI@Home P-Stats
MyBookmarks
Horizontes  (os meus)

do mundo físico::
Adriano Souza
Ana Paula
Ana Paula (fotos)
Débora Amorim
Lêda Margarida
Marcos Sebastian Alsina
Mariana
Nathália
Roberto Moriyama

diariamente ou não::
A List Apart
AlterNet: Top Stories
Burburinho
CliqueMusic
Communication Arts
Computerworld
Correio Braziliense
ei: Electronic Intifada
Em Tempo Real
ESA Science
Estadao
Info Exame
JB Online
MusicExpress
NASA Human Spaceflight
New Scientist
no mínimo
Nova-e
O Globo Online
Reporters without borders
Scientific American Brasil
SPACE.com
Spaceflight Now
The Fray
Universe Today
Visão Crítica
Web Insider

weblogs que leio (ou tento)::
Blog do Cristovam
Blog do Sena
Circulando.com
c o l a g e m
CrisDias
D i z e m. . .
Feira Moderna
Imprensa Marrom
Interludio.net
Lost Art Updates
Marcelo Cabral
Marketing Hacker
Matchbox
Mothern
no mínimo | Weblog
Os melhores do Mundo
Pensar Enlouquece...
Powazek productions
Ricardo Noblat
Terceira Base
The Chatterbox
The Daily Report
WowBlog

fotologs::
Bigempty
Daily Dose of Imagery
Chicaco Snapshot
Chromasia
Ephemera
Ficções do Interlúdio
Groundglass
Joe's NYC
New York Photoblog
Phutojunkie
Positive Negative
rion.nu
Satan's Laundromat
Shutterbug
Visual Resistance
Whateverland

brasília no flickr::
Brasília (tags)
Brasilia (tags)
Brasília (pool)
Andressa Reze
bom_de_ver
dimasmjunior
Fabio Cherman
Josa Jr
leonart
negativz
MrPixel
Quereco
The Girl Is Drinking Tea
virgu.lino

créditos e agradecimentos::
Blogger
BlogTree
Extreme Tracking
W.Bloggar



Inclui no Bloglines