Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Quarta-feira, Abril 25, 2001

Fazendo papéis de parede

Essa semana recebi uma mensagem de um leitor (que chique:-) perguntando sobre como eu faço esses efeitos de desfoque nos meus papéis de parede. Bem, não sou nenhum designer profissional, apenas um "sobrinho" meio abusado ;-), mas vamos lá, essas dicas são para leigos mesmo:

Olha, vou tentar passar pra você os passos que utilizo, mas é uma metodologia nem um pouco profissional. Fui aprendendo alguns truques, na tentativa-e-erro. Faço tudo no Photoshop, mas o mesmo procedimento pode ser utilizado, com adaptações, em qualquer editor de fotos decente.

1. Utilize a ferramenta Laço para selecionar a parte da imagem que quer que fique nítida. Configure a ferramenta para uma difusão de uns 10 ou 20 pixels, marcada para "Suavização de Serrilhado". Nem é necessário ser muito preciso na seleção porque, pela difusão, vai ficar tudo meio arredondado mesmo.

2. Depois de selecionar, utilize a opção de menu "Selecionar/Modificar/Expansão", com um aumento em pixels idêntico ao valor da difusão do Laço.

3. Agora faça uma cópia da seleção com um Ctrl+C e cole imediatamente, sem desfazer a seleção, com um Ctrl+V. Isso vai criar uma nova camada na imagem, com o trecho que você selecionou para continuar nítido.

4. Finalmente, basta selecionar a camada de fundo onde está a imagem original e aplicar um dos filtros de desfoque. Eu normalmente utilizo o "Desfoque de movimento" ou o "Desfoque radial". Brinque com os valores dos filtros, pra você ver os efeitos que aparecem.

Todas as configurações podem ter que ser alteradas, conforme a resolução da imagem. Também não tenho nenhuma receita exata. Vou sempre testando até encontrar os melhores valores. Vai depender muito da imagem.

Espero que essas dicas possam ser úteis ;-)

12:24 | comentários