É SPAM SIM

Mensagem Importante: Nossa mensagem NÃO é SPAM, veja o porquê: O e-mail é uma forma de correspondência igual a uma ligação telefônica ou a uma carta. No Brasil e no resto do mundo, da mesma forma que não é necessário autorização para se mandar cartas ou telefonar para alguém, também é desnecessária autorização prévia para o envio de e-mails. De qualquer forma, não há nada na legislação brasileira que refira-se à prática do SPAM, ou que a regulamente e certamente quando existir apenas tornará obrigatório ao remetente oferecer uma forma de exclusão uma vez que a proibição seria inconstitucional.

Resposta Importante: Sua mensagem É SPAM, veja o porquê:

E-mail, carta e telefonema são 3 formas de correspondência BEM diferentes. Se eu não posso atender a uma ligação porque estou ocupado ou não estou em casa, essa ligação não ficará acumulada na minha "caixa postal", a não ser que eu tenha uma secretária eletrônica, mas mesmo assim o telemarketing não costuma falar com secretárias eletrônicas, porque não é eficiente. Se eu recebo uma carta de propaganda, rasgo e jogo no lixo, muitas vezes depois de xingar bastante também, mas não estou pagando nada por isso e mesmo assim, mala direta pelo correio convencional sai caro para ficar enviando todo dia, ou toda semana, a MESMA propaganda para as MESMAS pessoas, então não chega tanta coisa assim.

Agora, por e-mail, se eu fizer a asneira de ficar 1 semana sem abrir minha caixa postal, terei uma média de 1000 mensagens acumuladas, das quais, talvez, umas 20 sejam pessoais. O resto será lixo. Já pensou no tempo que eu vou levar para dar baixa em todo esse lixo acumulado? Ou você acha que eu vou ler todas essas propagandas? Provavelmente, depois de algumas horas "trabalhando" nisso, já extremamente irritado, vou começar a jogar também mensagens pessoais, talvez importantes, no lixo, junto com o lixo de verdade.

Outra coisa é que a maioria das pessoas ainda paga para receber esse lixo, por ainda usarem conexão discada e pagarem por tempo de conexão, tanto para a operadora de telefonia, quanto para o provedor de acesso. Ou seja, estaremos pagando para receber algo que não pedimos e que não queremos.

Finalmente, não, nós realmente não temos nada na nossa legislação (infelizmente) que proíba a prática de SPAM. Mas também não temos nada na legislação que lhe impeça de me abordar na rua, se ajoelhar aos meus pés implorando que eu compre o seu produto, mas você também não vai fazer isso, porque seria extremamente chato, não é? Pois é! E não se preocupe, pois isso está mudando. Ao contrário do que você diz, já existem países que estão criando mecanismos para as pessoas informarem que não desejam receber NENHUMA ligação de telemarketing, como é o caso dos EUA, e a empresa que não respeitar isso estará, sim, cometendo um crime. Isso, um dia, para a felicidade de todos os Brasileiros, chegará por aqui e se estenderá também para o e-mail. É só uma questão de tempo.

O problema, meu caro, é que é muito prático para vocês enviarem SPAM (SPAM SIM), mas não pensam nem um pouco no desconforto que estão causando aos seus "futuros clientes" (na-na-ni-na-não), que terão suas caixas postais abarrotadas de lixo. Por que você vai achar que a sua mensagem vai ser mais importante para o infeliz do que as centenas de outras que ele vai receber? Não, você realmente não está cometendo nenhum crime, mas está desrespeitando tremendamente as pessoas que você gostaria que fossem seus clientes. Isso é propaganda negativa, meu caro, propaganda extremamente negativa.

Marcus Amorim
Brasília, 17 de julho de 2003


E não é que um engraçadinho respondeu?!



Essa foi a minha resposta a mais um SPAM que eu recebi e que tinha aquela explicação que está lá em cima no início. É, de vez em quando eu leio 1 ou outra dessas mensagens, só pra ver a quantas anda o descaramento dos chatos.

ZAMORIM :: Textos :: http://zamorim.com/textos/espamsim.html