Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Sábado, Agosto 15, 2009

Bonecos do Mundo

No final de semana passado, dias 8 e 9 de agosto, fui com as meninas assistir ao festival Bonecos do Mundo, do SESI. Só uma palavra pra descrever: SENSACIONAL!

Um ambiente muito bacana foi montado ao lado do museu. Uma atmosfera, um astral muito, muito legais. Muita harmonia! Várias atrações acontecendo em paralelo, que nos deixavam doidos, sem saber pra que lado ir ;-)

Anima Sonho

A companhia Anima Sonho apresentou, entre outros, os quadros Toca Raul! e O Pulso Ainda Pulsa. Mesmo já tendo visto antes, até no Fantástico, é sempre bom rever ao vivo. Os caras são muito bons!

Mestres mamulengos

Os Mestres Mamulengos fizeram apresentações e oficinas de construção de bonecos. Sempre com a barraca cheia e muito animada. Infelizmente, nunca conseguimos chegar à tempo, somente quando já haviam terminado. Vai ficar pra próxima...

The Huber Marionettes

Uma das coisas mais bacanas que eu já vi! Nunca tinha assistido a uma apresentação de marionetes ao vivo. O gringo é fantástico! Os bonecos pareciam realmente que estavam vivos. Olhos piscando e mexendo eram o de menos. Equilibrista, cantora lírica, Lisa Minelli, cachorrinho e gatinho patinador. Show! Vale a pena assistir novamente sempre que houver uma chance!

La Voce Delle Cose

A companhia italiana La Voce Delle Cose trouxe uma das "brincadeiras" mais criativas que eu já tive a oportunidade de experimentar. As Máquinas para o Teatro Inconsciente. Resumindo, bem resumido, é assim: Num palco de teatro "portátil" duas pessoas participam, uma apresentando a peça, outra assistindo. Com fones de ouvido, a que apresenta recebe instruções para posicionar e movimentar objetos diversos no palco, por exemplo, alicates e pregadores de roupa. A outra pessoa, também com fones de ouvido, ouve uma história sendo contada, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho e Romeu e Julieta.

Sucesso total, sempre com fila grande! Na primeira vez que fomos, sem saber bem o que era, o garoto que estava na nossa frente, já tinha ido 3 vezes e estava na fila novamente para a quarta experiência. Eram 5 "palcos", cada um com uma história diferente. Foram Helô contando, e Helena assistindo. A Helô não entendia bem o que estava acontecendo, mas ia movimentando seus alicates pelo palco. Quando acabou e a Helena lhe contou que ela havia acabado de encenar Chapeuzinho Vermelho, ela levantou as sobrancelhas e gritou: VAMOS DE NOVO :-)

Companhia de Teatro de Sombras de Tangshan

O teatro de sombras, só pudemos assistir de longe, enquanto estávamos na fila para as Máquinas do Teatro Inconsciente. Muita gente na platéia e crianças cansadas de ficarem sentadas. Mas foi lindo. Parecia que estva sendo projetado um desenho animado na tela. Da próxima vez quero assistir de perto.

Cia Jordi Bertran

Eu já repeti algumas vezes o termo "mais bacana", não foi? É que cada apresentação era mais bacana que a outra ;-)

A Cia Jordi Bertran apresentava seus Poemas Visuais em um palco "secundário" e ia repetindo a apresentação periodicamente, sempre com muita gente na platéia, sempre arrancando muitos risos e muitos aplausos ao final.

O grande sucesso do grupo foi o trampolinista. Um bonequinho fantástico, formado por um "T" de espuma e uma cabeça de isopor. Por manipulação, o trampolinista tinha tanta expressão, que a Nessa ficou procurando o rosto do boneco (que não havia) desenhado na cabeça. Só assistindo para se ter uma idéia. E garanto que ao vivo é MUITO mais legal ;-)

E muito mais...

E muitas outras atrações estavam disponíveis para adultos e crianças. Infelizmente não conseguimos assistir a tudo. Fica pra uma próxima oportunidade. Só sei que este trabalho do SESI é fantástico e merece ser apreciado muito mais vezes, por muito mais gente!


16:37 | comentários