Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Sexta-feira, Agosto 26, 2005

Comunicadores instantâneos

AIM e ICQ continuam campeões de audiência nos EUA
Quinta-feira, 25 de agosto de 2005 - 12h08
INFO Online

SÃO PAULO - Um levantamento feito pelo instituto ComScore Media Metrix, nos Estados Unidos, mostra que o AIM e o ICQ, da América Online, continuam sendo os serviços mais usados pelos americanos.

Pela pesquisa, AIM e ICQ, juntos, têm 41,6 milhões de usuários. A seguir aparece o Yahoo Messenger, do Yahoo!, com 20 milhões de adeptos e, logo atrás, o MSN Messenger, da Microsoft, com 14 milhões de assinaturas.

Um novo e forte competidor em breve entrará nessa lista. O Google anunciou nesta quarta-feira o Google Talk, que reúne troca de mensagens e voz sobre IP.

Pois é, mas por aqui quase todos os meus contatos de ICQ e Yahoo sumiram da praça. Foi quase todo mundo para o MSN. Já acho um problema essa variedade de protocolos. Se você escolhe um, tira os usuários dos outros da sua agenda. Se usa mais de 1, fica louco gerenciando um monte de programas diferentes para fazer a mesma coisa. Com essa migração de usuários entre protocolos diferentes, então, a confusão fica ainda pior. E agora ainda vem o Google Talk, que vai embolar ainda mais o meio de campo.

É por essas e outras que eu aderi recentemente ao Trillian, um programinha de comunicação que junta na mesma agenda seus contatos de ICQ, Yahoo, AIM e MSN. Você ainda precisa ter contas separadas para cada um destes protocolos, mas uma vez configurado o Trillian, você pode simplesmente se esquecer disso. Outro ponto positivo, para mim, pelo menos, é que ele não tem nenhum daqueles penduricalhos coloridos que polui as interfaces da maiorias dos programas de comunicação instantânea. Totalmente aprovado e recomendado!

PS.: Agora vamos esperar a próxima versão, com a inclusão do Google Talk ;-)

07:54 | comentários