Sexta-feira, Julho 22, 2005
Que nem criança...
Outro dia, por acaso, depois um monte de cortes de madeira para prateleiras e outros móveis, nos sobrou uma chapona de MDF, que ficou no meio do empurra-empura: "fica com você"; "não, o quê que eu vou fazer com isso, fica com você". Bem, depois de um estalo, ela me pareceu muito com um bom campo de futebol de botão. Eu e meu cocunhado ficamos animados com a idéia do "campinho". Longe de um campo oficial, mas bem maior que os populares "Estrelões" dos "meus tempos" ;-)
Risca daqui, risca dali, depois de um tempo encostado, tínhamos um esboço de campo. Fizemos um jogo teste e o "gramado" foi totalmente aprovado. Não fosse o peso de uma chapa de 15mm... Também faltavam jogadores. Tenho apenas 1 time e o cocunhado, nenhum. Até achamos na internet, um tal de Edu Botões e o Botão e Palheta, mas só botões oficiais, muito grandes e muito caros. Queremos apenas bater uma peladinha de vez em quando. Até que outro dia recebi um telefonema animado: "ACHEI OS BOTÕES LÁ NO VENÂNCIO 2000!"
Depois dos traços firmados com "canetinha" e uma borda de segurança, bastava um teste de campo para aprovação final. As filhotas adoraram o brinquedo novo e já têm um time prometido para cada uma, sendo o da Helô "com os bonequinhos colados em cima" ;-)
Botões novos comprados, foi marcada a 1ª Copa Botão, com a participação de 3 marmanjos e 1 pirralho :-) Fiquei com medo de parecer o único crianção do grupo, mas a copa foi o maior sucesso, com os 3 marmanjos, gritando, torcendo e brigando que nem crianças de 10 anos com seus timaços. Massa! Foi uma tarde e tanto, não pelo resultado injusto, que não deu a Taça Botão para o dono da casa, mas pela diversão de primeira, totalmente à altura dos bons tempos de responsabilidade zero.
Agora só faltam traves "oficiais", porque jogamos com umas enormes com medo do mico de parcos placares como 0x0 ou 1x0. Já estão quase prontas. Falta apenas um acabamento e a colocação das redes de filó, que eu não faço a menor idéia de como serão presas.
Ai, como é bão ser criança :-)
De férias, então...
09:02 |
comentários
(12)
Sexta-feira, Julho 15, 2005
3 Sóis
Pense num mundo da ficção científica, daqueles com 3 Sóis, como só os escritores mais inventivos poderiam imaginar, daqueles que a gente pensa: "só na ficção, mesmo, que viagem!". Pois um mundo desses acaba de ser encontrado.
Até agora, os astrônomos pensavam que um sistema ternário de estrelas não permitiria a formação de planetas. Só que eles estavam errados. Encontraram um planeta orbitando a estrela central de um sistema desses. A coisa funciona mais ou menos assim:
1. Uma estrela central com aproximadamente a mesma massa do Sol;
2. Numa órbita muito próxima, um planeta com a massa aproximada de Júpiter;
3. Numa órbita mais distante, um sistema binário com estrelas de massa aproximada de 1/3 da do Sol.
Lindo, não é?! A imagem lá de cima é uma visão artística de um "por dos sóis" visto de um suposto satélite do tal planeta.
Infelizmente, ainda não é esse que poderemos visitar, porque o tal planeta é extremamente quente. Fica em uma órbita tão baixa, que um ano dele (uma volta em torno da estrela central) leva apenas 3,3 dias terrestres. Já o ano do sistema binário dura 25,7 anos terrestres e essas 2 levam 156 dias para girar uma em torno da outra.
Quer entender melhor?
Então dá uma olhada nessa animação. Por falar nisso, a página do Planet Quest é um ótimo lugar para se acompanhar a busca por planetas extra solares. O cerco por planetas "terrestres" está se fechando. Logo, logo encontraremos planetas habitáveis, como a Terra. Daí pra achar vida extraterrestre será um "pulo" ;-)
09:48 |
comentários
(7)
|
|
|