Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Quarta-feira, Junho 29, 2005

Brincando de panorama

Há um tempão que eu estou querendo brincar de montar panoramas com fotos. Outro dia tirei algumas fotos da janela do apartamento do meu sogro e agora resolvi experimentar a brincadeira. Os resultados estão aí em baixo. A paisagem não é lá a ideal, tenho alguns projetos que quero colocar em prática com imagens mais legais, mas já da pra bincar ;-)

Essa primeira montagem eu fiz no Photoshop, mesmo, sem muito comprimisso com perfeição. Criei uma imagem grande em branco, colei as 7 fotos originais, girei, juntei e saiu isso. Depois ainda fiz uma brincadeira com sombras.

Essa outra, criei usando o PanoStitcher, que faz TODO o trabalho. Você só precisa tirar as fotos e selecionar para que o programa possa processá-las. A imagem está cheia de marcas d'água, porque estou usando uma versão de experiência.

Mas o mais fodônico foi o panorama gerado pelo Image Assembler, que fez um trabalho realmente muito legal. Ainda sobraram umas sombras nas áreas de transição entre as fotos, mas elas estavam com as cores e luminosidades muito diferentes, então passou legal. A primeira imagem é a que a versão de experiência grava, a segunda foi uma montagem que fiz a partir de fotos da tela. Ficou com uma falha, mas dá pra ver que o resultado é muito bom.

Como eu sei que vai ter gente interessada, seguem algumas dicas bem básicas para a montagem de panoramas no Photoshop:
  1. Crie um novo documento com uma largura que caibam todas as fotos lado a lado.
  2. Cole a primeira foto da esquerda nele e posicione-a na lateral esquerda.
  3. Cole a próxima foto e posicione-a de modo que as imagens fiquem quase encaixadas.
  4. Mude a opacidade da segunda foto para 50%. Assim você poderá ajustar melhor a sobreposição.
  5. Esolha um ponto de fácil identificação (um detalhe pequeno da foto), próximo à lateral esquerda da foto e movimente a imagem até que este ponto fique perfeitamente sobreposto ao mesmo ponto da primeira foto.
  6. Entre no modo de Transformação Livre (Ctrl+T) e mova o centro de giro (uma bolinha que aparece bem no meio do quadro) para ficar exatamente em cima do ponto de referência, aquele do item anterior.
  7. Agora gire a imagem, se for necessário, até que fique alinhada com a anterior. Quando terminar, clique Enter para sair do modo de Transformação.
  8. Para basta fazer qualquer ajuste fino de posicionamento que ainda seja necessário, voltar a opacidade para 100% e voltar ao item 3.
Para conseguir resultados ainda melhores, é preciso ajustar as cores, os brilhos e os contrastes das diversas imagens, para minimizar as diferenças nas junções, mas isso já é um trabalho para alguém mais profissional o que eu.

Se alguém souber de algum outro programa melhor e/ou mais barato para montar panoramas e puder me indicar, eu fico muito agradecido.

22:15 | comentários