Quinta-feira, Janeiro 20, 2005
4 Fantásticos
Não tenho ido muito ao cinema nos últimos anos, tenho perdido filmes imperdíveis na telona, mas ESTE eu não perco, de jeito nenhum. Sem chance! Pelo trailer já dá pra ver que vai ser fantástico.
Esses eram dos meus heróis preferidos, quando era moleque. Já faz tempo... Acho que já quis ser o Tocha Humana em algum momento ;-)
Encontrei o link no Cris
18:17 |
comentários
(2)
Quarta-feira, Janeiro 19, 2005
Imensidão e beleza
Mas como a gente não se conforma com nossa insignificância, vai tentando descobrir tudo o que tem mais além. Nessa curiosidade incessante, vamos fotografando, com filtros ou não, belezuras como essas aí em baixo.
Para quem quiser fotografias como essas impressas em papel fotográfico de grande formato, encontrei dois sites que oferecem este serviço. Eu, particularmente, prefiro baixar as imagens em alta resolução encontradas facilmente aqui, aqui, aqui e aqui e mandar imprimir pessoalmente em um laboratório ;-)
P.S. A Rosana sugeriu um link muito legal, para uma animação com imagens do Hubble.
16:31 |
comentários
Imensidão e insignificância
E por falar na nossa insignificância diante da força do planeta Terra e do brevíssimo tempo que temos estado sobre ele, vamos aumentar ainda mais essa insignificância, pensando na insignificância da própria Terra, do próprio Sistema Solar, diante da imensidão que é o cosmos.
Foram encontradas recentemente as 3 maiores estrelas conhecidas. Cada uma tem aproximadamente a bagatela de 1500 vezes o diâmetro do Sol, ou "ligeiramente" maiores que 7 vezes a órbita da Terra. Chega dá vertigem, só de pensar. Segundo os astrônomos, Júpiter teria se vaporizado só de pensar em ter numa dessas gigantas uma órbita semelhante à que tem hoje no Sol.
Enquanto isso, uns doidos conseguiram medir a aceleração da matéria em órbita de um buraco negro. Eles conseguiram detectar pequenas bolhas de gás quente, aproximadamente do tamanho do Sol, orbitando em uma órbita semelhante à de Júpiter. O detalhe é que Júpiter completa 1 volta a cada 12 anos terrestres, mas essas bolhas completam 1 volta em apenas 27 horas, numa velocidade de aproximadamente 30.000 Km/s - POR SEGUNDO. Pense numa velocidade! Pense na força de um buraco negro, que tem uma gravidade TÃO grande que não deixa nem a luz escapar! Existem buracos negros com massa estimada em 100 milhões de vezes a do nosso Sol, tendo apenas poucas vezes o seu diâmetro. Poucas mesmo, coisa de 2 ou 3 vezes.
A gente tem mais é que aproveitar intensamente a nossa estada aqui, nessa vida, porque ela é tão pequenininha, tão rapidinha, mas tão rapidinha, que não faz nem cosquinha na história do nosso planeta, que, por sua vez, não faz nem cosquinha na história do universo.
Êta complexo de inferioridade!
15:10 |
comentários
(2)
Sexta-feira, Janeiro 14, 2005
Tsunami
Eu achava que tinha noção do tamanho do poder das ondas que arrasaram as costas no Oceano Índico até dar uma olhada nessas imagens. São impressionantes! Em alguns lugares dá a impressão que Deus pegou uma espátula e raspou fundo na terra.
Alguns exemplos:
Antes e na hora do recuo da maré. As águas recuaram algumas centenas de metros em instantes.
Antes e depois que a onda passou. Não sobra nem vegetação, só terra.
Como diz o Cris Dias, siniiiixtro!
12:24 |
comentários
(3)
Quinta-feira, Janeiro 13, 2005
JPG Magazine
Saiu o primeiro fascículo da JPG Magazine, uma revista de fotografia editada pelo Powazek e a esposa Heather. Cada exemplar será dedicado a um tema específico e será montado a partir de contribuições enviadas por e-mail. Eu já estava esperando esse lançamento há algum tempo, mas fiquei frustrado, porque pensei que haveria uma edição online e, aparentemente, somente será lançada a impressa.
Estou com vontade de enviar uma foto para tentar a próxima edição, cujo tema será "LOST". Alguém mais se candidata?
Um dos caras que contribuiu para a primeira edição é um tal de Noah Grey. Achei o link para o site dele lá na JPG Magazine. É muito bom! Vale a visita.
11:45 |
comentários
Terça-feira, Janeiro 11, 2005
Mudança
"Início de ano" + "de mudança" + "em reforma" = "completamente sem tempo"!
12:07 |
comentários
(1)
|
|
|