Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Quarta-feira, Outubro 27, 2004

Conhecimento de causa

Zico falando do último jogo do Mengo contra o Vasco:
"A gente não pode ler no jornal ou ver na televisão o cara dizer: 'faltou empenho, faltou luta'. O que é isso? Por que na hora do jogo não fez todo mundo lutar? Por que não deu chicotada nos jogadores? 'Vai lá e dá, meu irmão! Vamos correr aí, cara! Vamos honrar essa camisa' - disse Zico exaltado, quase se levantando da cadeira."
Esse pode dizer e o faz com total autoridade!

12:05 | comentários (2)


Segunda-feira, Outubro 25, 2004

Montando fotos 3x4

Atendendo a pedidos, segue o bizú para a montagem de um arquivo com fotos 3x4 para ser impresso no laboratório fotográfico. O procedimento leva em conta o uso do Photoshop e foi testado na versão 7.0.
  1. Baixe o arquivo com a ação (action) do Photoshop e carregue-o no programa;
  2. Selecione a foto que você deseja utilizar;
  3. Se quiser, faça os ajustes necessários na imagem (cor, brilho, nitidez, contraste), enquadre e redimensione, de modo que o arquivo final fique com 354x472 pixels. Esse é o tamanho necessário para uma imagem de 3x4 cm a 300dpi;
  4. Com a janela da imagem anterior em foco no Photoshop, execute a ação "Montar fotos 3x4" e aguarde;
  5. O resultado será uma imagem como a que aparece aqui. Salve esta imagem como JPEG e qualidade entre 60% e 80% e leve-a ao laboratório para impressão;
  6. Depois de pronta é só cortar ;-)
Para carregar e utilizar a ação no Photoshop, faça o seguinte:
  1. No Photoshop, selecione o menu "Window" e a opção "Actions" ou "Janelas" e "Ações", se estiver em português;
  2. Na janela de ações, tem uma setinha para a direita no canto superior direito. Clique nela e selecione a opção "Load actions..." ou algo parecido com "Lê ações...", se estiver em português;
  3. Selecione o arquivo "fotos-3x4.atn", que você acabou de baixar. Será criada na lista de ações uma nova pasta chamada "fotos-3x4" e dentro dela a ação "Montar fotos 3x4";
  4. Para executar a ação, selecione-a e clique na seta para a direita que aparece no rodapé da janela de ações.
Espero que as explicações sejam suficientes. Qualquer dúvida é só gritar ;-)

Para a operação básica do Photoshop, existe bastante coisa online. Pra começar, tem o Webmasters online, com alguns tutoriais para baixar, e o Apostilando.com, que tem um tutorial "completo", mas é preciso se cadastrar para poder baixá-lo. Não conheço esses tutoriais e sei que existem outros sites bem completos sobre o Photoshop. O Google pode ajudar ;-)

CORREÇÃO: O arquivo com a ação do Photoshop foi publicado originalmente com um erro. Agora já está corrigido. Se alguém já o havia baixado, por favor, atualize o arquivo.


21:31 | comentários (26)


Sexta-feira, Outubro 22, 2004

Movido a força bruta

Outra novidade interessante é o controle remoto sem pilha que a LG está lançando junto com seus novos aparelhos. Ele tem um pequeno dínamo interno, capaz de gerar energia para uns 3 dias de operação com apenas 1 volta na manivelinha. Além de ser super "salve a natureza", ainda gera uma economia financeira. Tá certo que o efeito individual é irrisório, porque quase não se troca pilha de controles remotos, mas se pensarmos na enorme quantidade de novos aparelhos vendidos diariamente, já dá pra perceber o tamanho do impacto. E é um primeiro passo para que outros aparelhos mais gastadores incorporem o mesmo tipo de recurso.

Imagine um aparelho de TV que para funcionar exiga que você fique pedalando uma bicicleta ergométrica. Além de preservar a natureza, ainda vai lhe forçar a ser menos sedentário ;-)

Essa também foi uma idéia roubada deste blog, que por sua vez a roubou do BlogMamu (acho que hoje está aqui). Isso lá nos primórdios da blogosfera brasileira. Na ocasião a Brends tinha sugerido que as academias de ginástica usassem a energia das pedaladas e puxações de ferro de seus clientes para gerar a energia elétrica que consumisse. 10!

Hei, pense no disparate! Com toda a tecnologia moderna, vamos voltar a ter aparelhos movidos a manivela, como os antigos gramofones. Massa :-)

16:29 | comentários (1)


Música em cartões de memória

Eita, ainda outro dia eu estava me perguntando por que a indústria de mídia ainda não estava vendendo conteúdo em cartões de memória (veja o ítem 4). Bem, eis que a EMI vai começar a fazer isso. Sugeira, a gente não pode publicar nada mesmo na internet, que vem um espertinho e rouba a sua idéia! Hei, eu vou querer meus direitos por cada cartão desses que for vendido ;-)

Isso vai ser massa! Imagina como vai ficar compacta uma estante cheia de álbuns gravados em cartões de memória. Só quero ver como vão ficar os encartes ;-)

Um outro efeito dessa novidade é que ela vai ajudar a reduzir o preço dos cartões de memória, com o aumento da produção. Tô gostando, tô gostando...

16:11 | comentários (1)


Quarta-feira, Outubro 20, 2004

Amoreiras e tucanos

E por falar em natureza e como bem observou a Nessa, se a gente prestar atenção nas pequenas coisas do dia-a-dia, acaba percebendo que nossa qualidade de vida não está tão deteriorada assim.

Você chega na escola da sua filhota de 4 anos e não a encontra. Aí vai seguindo aquela vozinha estridente e não a encontra, apenas avista uma árvore com um comportamento estranho, balançando mesmo sem vento. A vozinha vai ficando mais forte e você avista, mas não acredita: "não, não pode ser ela... Helôôô?!?!" Você vê sua pequenininha lá no topo da amoreira, com mais duas maluquinhas, balançando os galhos, comendo amoras e soltando altas gargalhadas.

- Papaaaai! Eu subi SOZINHA, HAHAHAHA :-D

Tem pais que preferem que os filhos lhe sejam entregues na porta da sala de aula, limpinhos e penteados, eu prefiro ter que correr atrás dos meus, descalços e sujos de terra, pra conseguir levá-los pra casa. Dá mais trabalho, mas é muito mais saudável.

Bem, para completar a satisfação daquele final de manhã, você ainda tem o prazer de ver dois tucanos, lindos, pousando em uma amoreira vizinha para fazer como as 3 maluquinhas estavam fazendo antes. As pessoas vão passando e chamando seus filhos para admirar a cena. Coisas da Vivendo!

Não tem como reclamar da vida, né? Pelo menos não em momentos como esse ;-)

10:38 | comentários


O som da primavera

Não sei nos outros lugares, mas em Brasília o som da primavera - e quero dizer a primavera real, quando as chuvas voltam e a vegetação fica verdinha novamente - é a sinfonia ininterrupta das cigarras. Pode parecer até doidera, mas até que é legal uma caminhada por entre as árvores das quadras, ouvindo as variações da "melodia" :-)

Tá, tá bom, é um som irritante, mas nem tanto. Depois de um tempo o seu cérebro abstrai e você nem percebe mais. Tem muita gente que gostaria de exterminar as cigarras, mas as crianças adoram! São diversão garantida. Além do mais, como diria minha filhota Helena, "as cigarras também são da natureza, né papai" ;-)

10:37 | comentários


Segunda-feira, Outubro 18, 2004

Saco cheio!

Será que é muito exagero pedir que criem uma lei de pena de morte para spammers?

Segunda-feira deveria ser declarado o dia mundial da caça aos spammers, do linxamento de spammers, da tortura de spammers!

09:46 | comentários


Sexta-feira, Outubro 15, 2004

Gata no espelho


08:59 | comentários


Parque Olhos d'Água

O Parque Olhos d'Água fica bem pertinho de casa. Morro de inveja de ver o povo caminhando de manhã cedo, quando passo a caminho do trabalho. As fotos abaixo foram tiradas num domingo de inverno. Por isso, poucos corajosos se aventuraram ;-)


08:56 | comentários


Motoqueiros, prudência!

Você está fazendo uma ultrapassagem em uma pista de movimento rasoável, no caso uma pista de acesso à universidade, às 8 da manhã, ou seja, com muita gente apressadinha. Então, quando você se prepara para voltar à sua pista, um motoqueiro que também está ultrapassando logo atrás de você resolve lhe ultrapassar também, PELA DIREITA, mesmo que a sua seta esteja ligada e seja ÓBVIO que você já está voltando para a sua pista. Ele reduz bruscamente, já que você realmente, óóó, voltou para a sua pista e ainda lhe olha com cara feia quando passa.

Dá vontade de parar um cara desse no meio da rua e perguntar: escuta, mermão, onde é que você pensa que está, hein?! Mas eu pensei bem e achei que uma perseguição àquela hora da manhã, naquela pista e ainda com mulher e filha no carro, não seria muito produtiva.

Mais adiante vejo uma moto caída no asfalto e um sujeito, aquele sujeito, rolando na grama. Infelizmente ele aprendeu, talvez, de uma maneira mais dura que com um doido o parando no meio da rua e lhe passando um sermão, que é preciso ter um pouco mais de prudência quando se está conduzindo uma moto. Felizmente ele não pareceu ter se ferido gravemente, já que se sentou e começou a reclamar do motorista do carro que o pegou. Talvez até o motorista estivesse realmente errado, mas quando você está no trânsito e principalmente em cima de uma moto não pode esperar que os outros motoristas ajam corretamente. É preciso se prevenir e isso, definitivamente, não era o que o sujeito estava fazendo.

No meu caso, que fui criado em cima de uma garupa de moto, apesar de nunca ter pilotado uma, não há muita dificuldade em respeitar um motoqueiro, mesmo quando ele está fazendo merda no trânsito, mas muito maluco têm dificuldade em não jogar o carro em cima do outro maluco que está ultrapassando pela direita. Alguém tem que ter bom senso e acho que o "mais fraco" deveria pensar melhor nisso e se prevenir.

08:37 | comentários (1)


Segunda-feira, Outubro 11, 2004

Ferramentas e brinquedinhos

Eu tenho achado alguns brinquedinhos bem interessantes para o micro, a maioria indicações encontradas em blogs alheios. É impressionante a qualidade de alguns programas gratuitos que a gente encontra na rede. Segue abaixo uma lista das minhas últimas "aquisições". Pode baixar e usar sem susto.

Picasa | O Picasa é um gerenciador de fotos MUITO legal e que ficou gratuito depois que foi comprado pelo Google. Você instala, ele varre todo o seu HD em busca de imagens e apresenta todo o conteúdo organizado em álbuns, conforme os diretórios, e ordenado por data. Depois é possível reorganizar, criar novos álbuns, fundir outros, imprimir folhas de contato e imagens separadas, fazer ajustes básicos nas imagens. É possível também exportar álbuns para apresentação em HTML, enviar fotos para outras pessoas através do Hello e, como não podia deixar de ser, até blogar as fotos. Ah, e o visual é 10!

LeechGet | Eu pensei que tão cedo meu GetRight não seria desbancado, mas esse programinha, gratuito, já é o meu daunloudeador oficial. Limpo, leve, bonito e eficiente! Ainda não brinquei muito, mas já vi que veio pra ficar.

SyncBack | É um ótimo programa, gratuito, para backup e sincronização de diretórios, inclusive via FTP.

1by1 | Esse já é mais antigo, eu sempre quis comentar aqui, mas o tempo foi passando... Bem, o 1by1 é um tocador de MP3 super simples, leve e MUITO prático. A interface é simplesmente um navegador de diretórios, como um Windows Explorer, que mostra apenas os arquivos de MP3. Então você navega no seu disco e ele toca as músicas de um diretório específico, avançando os diretórios, conforme as músicas vão sendo tocadas. Recursos? Nada, apenas avanço seqüencial ou aleatório e meia-dúzia de configurações. Vantagem? Muito pequeno o download (50Kb), muito leve e muito prático. Ainda tenho instalado no meu micro o RealOne Player, que é fantástico, mas uso no dia-a-dia o 1by1.

XnView | É um ótimo visualizador de imagens, com diversos recursos para organização e edição. Os recursos mais legais são a renomeação e o redimensionamento em lote de imagens e a possibilidade de instalação em CDs de fotos. Com esse último, você cria um CD de fotos autoexecutável para apresentação do álbum. Massa!

Web Album Generator | Super barato (gratuito), simples, prático e eficiente gerador de albuns de fotos para a WEB. Eu costumo usar meus scripts de álbum para apresentar minhas fotos, muita gente usa serviços online como o Fotolog ou o Flickr, mas as vezes a gente precisa publicar um álbum rapidamente em um servidor sem recursos ou num CD. Bem, este é 10!

Belarc Advisor | Sempre que vou reinstalar ou atualizar a versão do Windows na minha máquina, saio navegando nas configurações e anotando todas as especificações de drivers instalados, para facilitar depois. Pois esse programinha gera um relatório HTML com um mapa super completo do seu micro. Mostra drivers, programas instalados, licenças dos programas mais conhecidos, HDs, mostra até os bancos de memória que estão em uso. Pra acompanhar, você ainda pode usar o QuickSysInfo, que mostra toda a sua configuração de hardware, além de TUDO o que está rodando na máquina.

09:51 | comentários (1)


Sexta-feira, Outubro 01, 2004


Este é o corpo de baile do show que apresentamos no final do ano. Só testando a publicação via o Picasa. Posted by Hello

13:50 | comentários (2)






Zamorim
Alta Rotação
Álbum Digital
Criação Digital
Zamorim Futebol de Botão
Para jogar com papel e caneta
Zé Povão




imagens aleatórias::
www.flickr.com


leia e veja::
Unforgettable (patinação)
A Borboleta
Meus papeis de parede ;-)
A melhor coisa do mundo!
Um Ovário no Cisto

na minha caixa postal::
Boot
Quem é xiita?
Ensina teu filho
Resposta Casseta!
O Mundo Para Todos!
Mais textos...

ajuda::
Sobre o site
Sobre mim

contato::
Imeiou

arquivo::
2014:

2013:

2012:

2011:

2010:

2009:
10/8/4/3/1
2008:
9/8/7/6/1
2007:
12/11/10/9/4/3/2/
2006:
11/10/8/4/2/1
2005:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2004:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2003:
11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2002:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2001:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2000:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/3+



para fora do site

feitos por mim::
Academia Alta Rotação
Bola Quadrada
Débora Amorim
Desconforme.com

brinquedinhos::
Álbum no Flickr
ET Brasil
SETI@Home P-Stats
MyBookmarks
Horizontes  (os meus)

do mundo físico::
Adriano Souza
Ana Paula
Ana Paula (fotos)
Débora Amorim
Lêda Margarida
Marcos Sebastian Alsina
Mariana
Nathália
Roberto Moriyama

diariamente ou não::
A List Apart
AlterNet: Top Stories
Burburinho
CliqueMusic
Communication Arts
Computerworld
Correio Braziliense
ei: Electronic Intifada
Em Tempo Real
ESA Science
Estadao
Info Exame
JB Online
MusicExpress
NASA Human Spaceflight
New Scientist
no mínimo
Nova-e
O Globo Online
Reporters without borders
Scientific American Brasil
SPACE.com
Spaceflight Now
The Fray
Universe Today
Visão Crítica
Web Insider

weblogs que leio (ou tento)::
Blog do Cristovam
Blog do Sena
Circulando.com
c o l a g e m
CrisDias
D i z e m. . .
Feira Moderna
Imprensa Marrom
Interludio.net
Lost Art Updates
Marcelo Cabral
Marketing Hacker
Matchbox
Mothern
no mínimo | Weblog
Os melhores do Mundo
Pensar Enlouquece...
Powazek productions
Ricardo Noblat
Terceira Base
The Chatterbox
The Daily Report
WowBlog

fotologs::
Bigempty
Daily Dose of Imagery
Chicaco Snapshot
Chromasia
Ephemera
Ficções do Interlúdio
Groundglass
Joe's NYC
New York Photoblog
Phutojunkie
Positive Negative
rion.nu
Satan's Laundromat
Shutterbug
Visual Resistance
Whateverland

brasília no flickr::
Brasília (tags)
Brasilia (tags)
Brasília (pool)
Andressa Reze
bom_de_ver
dimasmjunior
Fabio Cherman
Josa Jr
leonart
negativz
MrPixel
Quereco
The Girl Is Drinking Tea
virgu.lino

créditos e agradecimentos::
Blogger
BlogTree
Extreme Tracking
W.Bloggar



Inclui no Bloglines