Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Quarta-feira, Março 31, 2004

Bugigangas

Dois brinquedinhos muito legais - pelo menos eu achei - que eu encontrei outro dia, por acaso:

Levitron
Levitron

O Levitron é uma mesa que "simula" anti-gravidade com magnetismo, fazendo flutuar um pião, enquanto está girando. É claro que é apenas um brinquedo, mas é um brinquedo muito legal - um pião girando no ar :-) Sempre fui fissurado por brincadeiras com magnetismo e uma mesinha dessas na sala de estar é sucesso garantido ;-)

Powerball
Powerball

A Powerball é um giroscópio de mão. Não entendi muito bem o objetivo, mas tem alguma coisa a ver com tentar fazê-lo girar na maior velocidade possível. Também sempre fui fascinado por giroscópios, a força que eles exercem contra a mudança de sua orientação. Taí um brinquedinho totalmente inútil, mas que eu também quero :-)

Por falar em brinquedos inúteis (pleonasmo), eu li isso outro dia no blog da Cora:

"Será que nós precisamos mesmo dessas coisas? Meninas precisam mesmo de tantas Barbies? Meninos precisam mesmo de tantos games? As necessidades básicas do ser humano passam ao largo da maior parte do que consumimos; mas nem só de necessidades básicas vive a privilegiada parcela da população mundial para a qual a indústria sonha, noite e dia, novos brinquedinhos."

Pois é, consciência limpa! Ela estava falando de brinquedinhos bem mais sofisticados, câmeras digitais, nada tão modesto como esses aí de cima, mas brinquedo é brinquedo. Têm crianças que se contentam com papeis de bala coloridos, outras querem sempre o brinquedo mais caro. Vai depender muito da "criança" e/ou das "necessidades" do momento ;-)

10:47 | comentários (7)


Quarta-feira, Março 24, 2004

Arco-íris


Bela imagem de um "arco-íris completo", muito comum em Brasília. Clicando na imagem, você vê uma imagem maior. A original aqui.

17:53 | comentários (4)


Metallica em MP3

E por falar em indústria fonográfica, o Metallica, um dos principais detonadores do Napster na sua forma "livre", está vendendo seus shows em MP3. Seria muito legal, muito vanguarda, se não fosse o passado recente do grupo na guerra contra o Napster. Obviamente eles já estavam tocando esse projeto e quiseram antes tirar a "concorrência" da reta. Bem... pau neles :-) Um boicote total e irrestrito cairia muito bem, né ;-)

10:45 | comentários (2)


CD Duplo

O novo CD dos Paralamas do Sucesso está em pré-venda na Siciliano por R$71,90. Um preço absurdo, talvez pelo fato de o CD ser duplo? O custo de R$35,95 já seria muito alto para cada um dos CDs, então, considerando-se que um CD duplo não é igual a 2 CDs, o preço do duplo está muito altíssimo demais!

Esse será, provavelmente, o primeiro CD dos Paralamas a desfalcar a nossa coleção (quase 'ex') completa. Pelo menos na sua forma original, entendem?

É absurda a ganância da indústria fonográfica. Eles sempre justificaram que o alto custo dos CDs, deve-se ao gasto com divulgação, design e outros serviços. Bem duvido que eles gastem em dobro com um CD duplo mais que o tempo em estúdio. Qual é a desculpa agora?

10:31 | comentários (1)


Programas de instalação

Todo programa de instalação de programas deveria trazer, já na primeira tela, uma descrição resumida do programa que está sendo instalado. É comum a gente encontrar um programa desses perdido no HD e não se lembrar do que se trata. Aí, temos 3 opções: apagar o programa sem dó; instalar o programa para ver o que é; ou procurar na internet por informações. Da primeira opção eu não gosto muito, porque, normalmente, se tenho o programa ali é porque tinha algum interesse nele. A segunda pode ser meio perigosa, sabe-se lá. A terceira é improdutiva e nem sempre eficiente.

Então fica aí a sugestão para os desenvolvedores de programas: coloquem uma descrição do seu produto na primeira tela do instalador e facilite a vida de seu usuário!

10:16 | comentários (1)


Quinta-feira, Março 18, 2004

Fotos de Marte

E já que falei (mais uma vez) em Marte, achei no CrisDias um link para um site com fotos muito legais de Marte (e outros planetas) tiradas pela Vicking (e outras sondas).

09:25 | comentários (3)


Buracos ou bolhas?

Essa imagem aí de baixo é uma típica fotografia de Marte, tirada pela Mars Express. Ela, como está, me incomoda, porque apesar de saber o que está apresentado ali, buracos na areia, não é o que eu vejo. Imagino que a grande maioria das pessoas vêja nessa foto bolhas brotando do solo e cicatrizes saltadas da superfície.


Agora... se virarmos a mesma imagem de "cabeça para baixo", a coisa muda completamente de figura. Agora sim, estamos vendo o que realmente foi fotografado, crateras e sulcos na superfície de Marte ;-) É impressionante a diferença!


A explicação é simples. Na primeira foto, a cena está sendo iluminada de baixo (à esquerda) para cima. Acontece que nós estamos condicionados à pensar na luz vindo de cima - sol, lâmpadas - e o nosso cérebro dá um jeitinho de adaptar o que estamos vendo ao nosso conceito sobre a iluminação. Quando viramos a foto, facilitamos as coisas para ele (o cérebro), que passa a interpretar corretamente a perspectiva tridimensional da imagem.

Eita! A explicação está meio complicada, leiga, mas é por aí :-)

09:19 | comentários (2)


Segunda-feira, Março 15, 2004

E.T.

Aha! Foi como eu pensei. Alugamos E.T. no final de semana e as meninas adoraram. Já assistiram algumas vezes. A Helô até ficou falando durante um tempo que estava com medo, mas não tirava os olhos da tela. Depois chorou muitas lágrimas quando ele foi embora na nave. O mundo está salvo :-)

Eu ainda não tinha assistido a essa remontagem e achei que ficou muito boa. O disco de extras é 10 e responde até os comentários feitos no post anterior, que citam o E.T. como uma criatura muito feia. Disso ninguém tem dúvidas, mas o que importa não é a essência (clichezão)? O filme é exatamente sobre isso, tolerânica. Então, o Spilberg estava explicando que o objetivo era que ele fosse realmente um "bicho" assustador à primeira vista, mas que todos se apaixonassem depois de 10 minutos de filme. Convenhamos, ele foi muito competente nesse sentido.

10:14 | comentários (2)


Sexta-feira, Março 12, 2004

Monstro assustador

Hoje a Heloísa (3 anos) me pediu para pegar um jogo pra ela:

- Eu quero aquele ali, ó.
- Toma.
- Ah, não, esse não.
- Por quê? Você não gosta do quebra-cabeça do E.T.?
- Não, ele é muito feio! É assustador!

Choque de gerações :-) Há 2 décadas o E.T. era amado por todas as crianças do planeta. Era considerado uma criatura doce e meiga. Vendia bonecos às pencas. Bem, esse diálogo me deixa uma mensagem muito clara: preciso alugar o DVD do E.T. urgentemente para que as meninas possam assistir.

07:58 | comentários (3)


Quarta-feira, Março 10, 2004

Dependência tecnológica

Você percebe o aumento da dependência tecnológica do homem crescendo geração a geração, quando participa de diálogos como esse:

- Papai, como a Ana Célia conseguiu fazer o almoço se estava sem luz?
- Mas, meu amor, o fogão funciona com gás, não com energia elétrica!
- A é, e como é que liga (o fogo), hein? Dããã!
- Você já ouviu falar de um negocinho chamado fósforo?... Dããã!

Pois é ;-)

14:21 | comentários (1)


Tirando o seu da reta

Hoje eu peguei uma entrevista começada, no DF TV, com um representante dos restaurantes - ou dono, sei lá - e um representante do órgão que vai fiscalizar o fumo em lugares públicos. Bem, o cara dos restaurantes estava achando um absurdo um restaurante ser multado porque alguém foi pego fumando lá dentro. Segundo ele, eles "não têm poder de polícia para impedir alguém de fumar".

Então tá, mas será que um dono de restaurante permite a um cliente entrar com cachorro em seu estabelecimento? E entrar de cueca, eles deixam? Cheirar coca, pode? E menor de idade beber álcool? Ligar um som em cima da mesa???

Não, né? Então com o fumo é a mesma coisa. É uma questão de hábito, de boa vontade e de respeito com as pessoas que não querem fumar.

E essas campanhas contra o fumo são pura hipocrisia. Se o governo acha mesmo que o fumo faz mal e pode matar, sua venda deveria ser proibida e pronto. Mas vai lá ficar sem a arrecadação de impostos...

10:34 | comentários


Quinta-feira, Março 04, 2004

Marte, planeta água

As sondas Opportunity e Spirit foram lançadas a Marte para estudar a composição de seu solo e detectar a existência de água no planeta. Mais rápido do que se esperava, já se tem provas bastante conclusivas de que o local onde a sonda Opportunity pousou já foi inundado por água (mais e mais). Provavelmente um oceano ou um grande lago. Os cientistas acreditam que o lugar já foi habitável num passado distante, apesar de não haver (ainda) a possibilidade de dizer se existia ali alguma forma de vida.


Bem, ver hoje a paisagem desértica do planeta já é incrível, mesmo nas imagens simuladas. Imagina se tivéssemos tido a chance de ter um vislumbre de como foi aquilo "habitável" :-) Imagino que deve ter sido bem mais incrível do que nas "visões artísticas" da NASSA. Os caras viajaram um bocado ao pintar crateras cheias de água. Num planeta repleto de água e, certamente, com uma atmosfera mais densa, as crateras não teriam se formado daquele modo. Essas foram formações mais recentes.

Pena saber que eu não vou poder presenciar o homem pousando em um outro planeta habitável. Pelo menos, não nessa encarnação...

09:21 | comentários (1)


Burrice Digital

Está decretado o fim do MP3! Que a burrice da indústria de mídia é impressionantemente grande todo mundo já sabia. O que me espanta é os criadores do MP3 estarem embarcando nessa, incorporando tecnologia de proteção contra cópias no formato. Segundo eles, essa mudança possibilitará a adoção do MP3 pelas distribuidoras de música. Tsc, tsc...

Esse povo não aprende nunca. Vai ser o novo formato ser lançado e a comunidade inteira migrar para um outro formato de música digital sem proteção, como o Ogg Vorbis, por exemplo. Então ficaremos com um formato adotado pela indústria e rejeitado pelos usuários. Nós continuaremos usando o MP3 antigo livremente e um formato sem restrições nos novos aplicativos. Isso sem falar nos milhares de "programinhas" para quebra da segurança que vão pulular a internet no dia seguinte ao lançamento ;-)

Não adianta, quem dita as regras TEM QUE SER o mercado e NÃO a indústria. Ponto final.

08:19 | comentários


Segunda-feira, Março 01, 2004

Estilo

Eu na piscina com Helena (7) e Heloísa (3), a Helena nadando de um lado para o outro, me mostrando os dois estilos que ela está aprendendo, e a Helô aprendendo a nadar "cachorrinho", indo e voltando de mim para a escada. Então, numa dessas idas, ela se vira pra mim e diz:

- Você qué de peito ou de cáu?
- Vai de "cáu", sua metida :-)

12:10 | comentários (3)






Zamorim
Alta Rotação
Álbum Digital
Criação Digital
Zamorim Futebol de Botão
Para jogar com papel e caneta
Zé Povão




imagens aleatórias::
www.flickr.com


leia e veja::
Unforgettable (patinação)
A Borboleta
Meus papeis de parede ;-)
A melhor coisa do mundo!
Um Ovário no Cisto

na minha caixa postal::
Boot
Quem é xiita?
Ensina teu filho
Resposta Casseta!
O Mundo Para Todos!
Mais textos...

ajuda::
Sobre o site
Sobre mim

contato::
Imeiou

arquivo::
2017:

2016:

2015:

2014:

2013:

2012:

2011:

2010:

2009:
10/8/4/3/1
2008:
9/8/7/6/1
2007:
12/11/10/9/4/3/2/
2006:
11/10/8/4/2/1
2005:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2004:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2003:
11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2002:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2001:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2000:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/3+



para fora do site

feitos por mim::
Academia Alta Rotação
Bola Quadrada
Débora Amorim
Desconforme.com

brinquedinhos::
Álbum no Flickr
ET Brasil
SETI@Home P-Stats
MyBookmarks
Horizontes  (os meus)

do mundo físico::
Adriano Souza
Ana Paula
Ana Paula (fotos)
Débora Amorim
Lêda Margarida
Marcos Sebastian Alsina
Mariana
Nathália
Roberto Moriyama

diariamente ou não::
A List Apart
AlterNet: Top Stories
Burburinho
CliqueMusic
Communication Arts
Computerworld
Correio Braziliense
ei: Electronic Intifada
Em Tempo Real
ESA Science
Estadao
Info Exame
JB Online
MusicExpress
NASA Human Spaceflight
New Scientist
no mínimo
Nova-e
O Globo Online
Reporters without borders
Scientific American Brasil
SPACE.com
Spaceflight Now
The Fray
Universe Today
Visão Crítica
Web Insider

weblogs que leio (ou tento)::
Blog do Cristovam
Blog do Sena
Circulando.com
c o l a g e m
CrisDias
D i z e m. . .
Feira Moderna
Imprensa Marrom
Interludio.net
Lost Art Updates
Marcelo Cabral
Marketing Hacker
Matchbox
Mothern
no mínimo | Weblog
Os melhores do Mundo
Pensar Enlouquece...
Powazek productions
Ricardo Noblat
Terceira Base
The Chatterbox
The Daily Report
WowBlog

fotologs::
Bigempty
Daily Dose of Imagery
Chicaco Snapshot
Chromasia
Ephemera
Ficções do Interlúdio
Groundglass
Joe's NYC
New York Photoblog
Phutojunkie
Positive Negative
rion.nu
Satan's Laundromat
Shutterbug
Visual Resistance
Whateverland

brasília no flickr::
Brasília (tags)
Brasilia (tags)
Brasília (pool)
Andressa Reze
bom_de_ver
dimasmjunior
Fabio Cherman
Josa Jr
leonart
negativz
MrPixel
Quereco
The Girl Is Drinking Tea
virgu.lino

créditos e agradecimentos::
Blogger
BlogTree
Extreme Tracking
W.Bloggar



Inclui no Bloglines