Sexta-feira, Fevereiro 27, 2004
Bilionários, sim senhor
Rapazes do Google estréiam entre os bilionários - Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004 - 19h01 - SÃO PAULO - Eles têm 31 anos, moram na Califórnia e criaram a marca mais popular da era da internet, a Google, que virou até verbo na linguagem coloquial. Agora, Larry Page e Sergey Brin conquistaram mais um feito: estrearam na lista da Forbes das pessoas mais ricas do mundo.
Sabem, eu invejo muito esses caras. Eles mostram mais uma vez que quem tem competência e peito chega lá. Não há serviço na WEB com uma interface mais simples, menos papagaiada, mais seca do que a do Google. No entanto ele simplesmente domina, chuta bundas, comanda o batatal. Por quê? Porque funciona MUITO bem, Simples assim!
Mas a minha inveja maior não é pela competência dos caras, não, é pelo bilhão de dólares mesmo ;-P Será que um dia eu não vou criar vergonha na cara e criar um serviço matador, que me faça ganhar dinheiro, muito dinheiro?...
15:47 |
comentários
(1)
Quinta-feira, Fevereiro 26, 2004
Aquarela Brasileira
Já fazia MUITO tempo que eu não tinha paciência para assistir a desfiles de escolas de samba pela TV. Este ano eu até comecei a ficar interessado por conta da reedição de antigos sambas que foram sucesso no passado, mas desanimei quando vi que poucas escolas aderiram à idéia e, das poucas que aderiram, quase ninguém pegou o "espírito da coisa". A única que fez direito, na minha opinião, foi a Império Serrano, que veio pra detonar com Aquarela Brasileira. Mas mesmo assim, acabei preferindo assistir aos 2 primeiros Senhor dos Anéis com a Nessa, numa maratona que vararia a noite. Só que a Helô acordou e veio para a sala e nós paramos o filme, para que ela não tivesse pesadelos depois. Por sorte, quem estava desfilando era justamente a Império Serrano.
Imagem: O Globo
Imagem: O Globo
Bem, fazia muito tempo que eu não via um desfile como aquele. Fazia tempo que eu não via uma escola inteira tão empolgada como era a Império, cantando aquele samba maravilhoso, e fazia tempo que eu mesmo não me empolgava com um desfile. Como bom público, eu não dei a mínima para a técnica de um desfile e elegi a Império a campeã incontestável deste carnaval, pois aquele é o desfile que todas deveriam fazer. Nada de coreografia, encenação, dramatização. No lugar disso, MUITA empolgação e MUITO samba no pé. Foi impressionante! Foi lindo!
02:38 |
comentários
(1)
Sábado, Fevereiro 21, 2004
MENGO
Há 3 anos atrás a Helena desenhou este "Coração Flamenguista" para mim. Nada mais justo que trazê-lo de volta à primeira página após um FLA-FLU como o de hoje :-)
Tarde de sol no Rio, Maraca cheio, lindo, e um jogão de bola! Maravilha! Vencesse quem vencesse, ganharia mais uma vez o futebol carioca e, conseqüentemente, o futebol brasileiro. Vencendo o Mengo, ganha a grande nação rubro-negra, a maior e mais feliz torcida do planeta :-) Apesar de eu não ser carioca, não há como negar que o futebol brasileiro sem o carioca não teria o mesmo brilho ;-)
23:42 |
comentários
(4)
Quinta-feira, Fevereiro 19, 2004
Em defesa do Manto Sagrado
Eu fiquei chocado na primeira vez em que "presenciei" uma mudança na camisa do Mengo. Eu era moleque e fiquei indignado com a mudança da tradicional camisa listrada para uma com listras bem mais grossas. Tão grossas, que nem parecia listrada. A desculpa era que ela ficava mais visível na TV. Papo furado para alguém faturar mais. Com a popularização da TV colorida, a visibilidade já tinha ficado bem melhor. Bem, ainda hoje eu me pego torcendo e rezando para que não cometam uma heresia pior com o Manto Sagrado. Este texto eu encontrei na Cora e, obviamente, não poderia deixar de arquivá-lo aqui comigo ;-)
01:35 |
comentários
Quarta-feira, Fevereiro 18, 2004
Papeis de parede
Aproveitando a onda de atualizações, incluí mais 4 papeis de parede aí na minha galeria.
14:19 |
comentários
(3)
PHP
Finalmente estou começando a colocar no ar as seções do site que haviam ficado inoperantes com a mudança do servidor de hospedagem. Começando de pouquinho, já traduzi o script para visualização dos meus papéis de parede e o outro que uso para apresentar imagens em popups, como aqui e aqui. Também já corrigi as páginas iniciais das seções Zé Povão e Criação Digital. Aliás essas duas precisam urgentemente de uma atualização e de uma reforma total, respectivamente. Deveria é tê-las tirado do ar ;-)
Agora que não tenho mais MIVA disponível, estou, finalmente, aprendendo PHP! Já era tempo! Eu sempre soube que, como programador 'C', aprenderia fácil, mas e a preguiça de começar?! Bem, na emergência foi, ou está indo. Só não sei porque não fiz isso antes...
Quer dizer, até sei. Um dos motivos foi a preguiça de instalar um servidor WEB na minha máquina, com suporte a PHP, MySQL e tudo mais que eu precisaria. É que há muito tempo eu dei uma lida da documentação do Apache e fiquei com preguiça de tanta configuração que eu teria que aprender... Bem, foi preguiça mesmo de instalar qualquer servidor que fosse :-P Mal sabia eu de instalações pre-configuradas, como a XAMPP, que já vem com PHP, MySQL e mais um monte de recursos configurados. De quebra ainda "ganhei" o Perl ;-) Só 5 minutos para colocar o treco pra funcionar!
11:58 |
comentários
ÁGUA
Como diria o meu cumpadi cearense, ou meus amigos paraibanos: pense numa água!
Ontem, "finalmente", fui atingido pelo aguaceiro que assola o Brasil. Nosso ginásio lá da Academia foi simplesmente inundado, porque o campo de futebol que existe atrás ficou alagado, não deu vazão e a água simplesmente brotou pela parede. Agora pensem em 4 ou 5 malucos, enchendo baldes e mais baldes de água, usando pás de lixo, potes de plástico e panos. Só nos primeiros 15 minutos após a minha chegada, tiramos 2 lixeiras de 50 litros CHEIAS de água.
Depois que terminamos o serviço e o piso estava apenas molhado, a chuva voltou a cair torrencialmente e as minas de água voltaram à atividade. O jeito foi fechar tudo e voltar pra casa rezando para que o piso não estufasse com tanta água. Bem, isso quando resolvemos nos aventurar pelos 2 palmos de água do estacionamento onde estavam os nossos carros...
11:00 |
comentários
(1)
Terça-feira, Fevereiro 17, 2004
Fogo e trovão
Finalmente resolvi me aventurar com o novo navegador e o novo cliente de e-mail do projeto Mozilla. Eu já vinha testando o FireFox (antigo FireBird) há algum tempo e já gostava muito dele. Só não tinha adotado ainda como meu navegador oficial por conta da integração com o cliente de e-mail. Ele sempre chamava o Outlook quando clicava em um link de e-mail e eu também sentia muita falta do menu "Send page".
Só que descobri que essa ligação funciona bem com o ThunderBird, o cliente de e-mail irmão do FireFox, e que a versão 0.8 ganhou também o menu "Send page". Então chegou a hora de trocar :-)
Como os 2 são especializados em fazer APENAS aquilo a que se destinam, um a navegar e outro a gerenciar e-mais, são programas leves e eficientes e podem ser utilizados separadamente. Também não vêem instalados com recursos e mais recursos, que nunca serão usados pela maioria esmagadora dos seus usuários. Os recursos extra podem ser incluídos através de extensions, conforme a necessidade do usuário.
Bem, eu recomendo!
11:58 |
comentários
Quinta-feira, Fevereiro 12, 2004
Missão Marte
A NASA liberou uma animação muito porreta da viagem do Spirit a Marte. Vale a pena dar uma olhada!
Eu nunca vou deixar de me admirar com uma missão dessas, com toda a grandiosidade da coisa. A distância percorrida, a velocidade da viagem, a precisão do "tiro", a apoteose da chegada, com a nave quicando no solo dentro de balões de ar. Pra completar, um robozinho explorando um outro mundo, comandado de milhões de quilômetros de distância. DEMAIS :-)
12:01 |
comentários
(2)
Quarta-feira, Fevereiro 11, 2004
Pra que pressa?
Toda vez que executo uma nova instância do Windows Explorer no XP, ele leva exatos 60 segundos para abrir. Cravados, contados no relógio. Toda vez. Como no Windows, MUITA coisa é Explorer, dá pra imaginar a irritação.
Bem, um tempo desse, assim cravado e constante, é bem sugestivo, né? Será que alguma alma caridosa poderia me dar alguma pista para resolver este problema? Eu agradeço e a minha produtividade também ;-)
Por curiosidade, outro dia encontrei uma amiga, que agora trabalha na Microsoft, que me questionou sobre algumas coisas que eu havia escrito aqui contra o Tio Bill e disse que estava comentando com um outro amigo em comum, também da MS, que eu havia passado para o "lado do mal". Bem, que eu saiba, historicamente, o "lado do mal" sempre foi o do Tio Bill. Ou será que eu estou ficando com a memória fraca? ;-)
10:16 |
comentários
(1)
O 12º Planeta
Há muito tempo eu tinha vontade de comprar "O 12º Planeta", um livro de um tal de Zecharia Sitchin, que fala sobre como a Terra teria sido visitada no passado por visitantes de um outro planeta, que teriam criado o homem inteligente a partir dos homens primitivos. É uma "pesquisa" "científica", baseada nos textos bíblicos originais, fatos históricos e achados arqueológicos.
Bem, é claro que eu não pretendia ler este livro como fonte de cultura, mas como literatura de ficção científica, assim como gosto de ler os livros do Benitez. Esses livros acabam me inspirando nas minhas próprias viajadas ;-) O problema é que o cara já começa pisando na bola no primeiro capítulo.
"Foram precisos alguns 2 milhões de anos ao homem para avançar na sua "indústria de ferramentas", desde o uso das pedras tal como as encontrava até a compreensão de que as poderia cinzelar e moldar de forma a melhor servir seus próprios objetivos. Por que não mais 2 milhões de anos para aprender o uso de outros materiais e outros 10 milhões de anos para dominar as ciências matemáticas, a engenharia e a astronomia?"
A resposta é óbvia: porque uma tecnologia dominada alavanca a outra.
Por que só no início do século o homem voou e em puco mais de meio século já estava na Lua? Não deveria ter levado mais alguns milhares de anos para chegar lá? É óbvio que não! Se fosse assim, seria um ser extremamente burro, incapaz de aprender com experiências anteriores.
Agora vai ficar difícil para seguir adiante na leitura. Eu esperava que pelo menos ele pudesse forçar o leitor pensar um pouco para achar onde é que estão as pegadinhas. Não foi difícil encontrar alguém que pensasse como eu. "Os seus livros são má ficção cientifica em vez de serem boa ciência". Bem, mesmo assim eu vou tentar...
07:45 |
comentários
(3)
Quinta-feira, Fevereiro 05, 2004
Bookmarks
Meus links aí ao lado já estavam desatualizados há muito, mas muito tempo. Tomei coragem e dei uma atualizada na lista, principalmente das leituras diárias e dos weblogs. Quanto a estes últimos, volto a dizer, não refletem os únicos dos quais gosto, mas os que eu tenho tentado ler ultimamente. Apenas isso.
Destaques para o Interludio, da Mariana Newlands, e para o Lost Art, da Louise e do Ignácio. Os 2 sobre fotografia. No interlúdio as Mariana publica fotos muito legais, das coisas mais triviais. Belas cores, belos enquadramentos. No Lost Art, além das fotos maravilhosas, cada post é uma peça de arte a parte. Dois sites imperdívies para quem gosta de fotografia ou não. Bem, mas a maioria já deve conhecer. Estou muito atrasado nessa divulgação, apesar de visitá-los quase que diariamente já há um bom tempo ;-)
Outro imperdível é o blog d'Os Melhores do Mundo. A melhor companhia de teatro de humor do Brasil! Vai lá...
13:43 |
comentários
(1)
Quarta-feira, Fevereiro 04, 2004
MENOS PAMONHA, MAIS PRAIA!
Ao constatar que a disposição do inteligentíssimo governador do DF em construir um trem bala Brasília-Goiânia é mesmo irreversível, venho convocar os(as) amigos(as) para o lançamento de uma nova campanha.
Já que é pra gastar bilhões do patrimônio público pra fazer besteira, por que não realizar o "Sonho Brasiliense"?
Ao invés de levar a candangada pra comer pamonha, que tal levar Brasília para a praia em poucas horas de viagem?
Sugestões de trens bala:
Brasília-Porto Seguro
Brasília-Rio de Janeiro
Brasília-Salvador
Encaminhe essa mensagem para todos que querem ir pra praia todo fim de semana, porque pamonha a gente come ali no Setor Comercial mesmo...
16:03 |
comentários
(3)
Código responsável
Outro dia me deparei com as seguintes linhas de comentários no código fonte de um programa de computador:
/* obter a chave de criptografia que esta' na tabela de configuracao (...) */
(...)
/* Nao interessa se deu erro ou nao. vamos usar a chave que vier... */
Então tá, erro é o de menos, o importante é aproveitar o resultado que vier, seja ele qual for. Deve ser pra não perder a viagem :-D
13:47 |
comentários
Propina abusiva
Servidora do DFTrans é presa por extorsão -
07h24 - Policiais fizeram flagrante de funcionária do DFTrans que cobrou R$ 500 de motorista de van para liberar documentação. Autor da denúncia diz que propinas são comuns. Fiscais pedem proteção contra piratas
Bem, a primeira vista, uma notícia inspiradora, porque mostra a coragem de um condutor de denunciar o fiscal que cobrou a propina para liberar sua documentação. Também inspiradora, porque a fiscal foi presa em flagrante. Que trancafiem todos. Só que... quando a gente continua lendo, percebe que o condutor bonzinho só denunciou porque a propina aumentou.
"Antes, qualquer R$ 30 servia. Agora, querem um valor muito alto. Não pode continuar dessa forma."
Tsc, tsc... tudo da mesma laia... e o cara ainda tem a cara de pau de falar isso. Acho que o governo deveria tabelar a propina, botar ordem na casa, né não?
13:32 |
comentários
Macaco mandou
Seguindo os passos do macaco mestre, Blair também ordenou uma investigação em seu serviço secreto para saber porque eles erraram ao indicar a existência de armas de destruição em massa no Iraque. Palhaçada. São tão estúpidos que nem conseguiram plantar provas falsas, como todo mundo pensou que aconteceria. Tsc, tsc, se eles não conseguirem convencer logo o mundo de que são inocentes, não vão ter como justificar as próximas invasões. Ou vão?...
13:28 |
comentários
Segunda-feira, Fevereiro 02, 2004
Soluções simples
Acima uma ilustração da Spirit descendo em Marte, envolta em seu "airbag". Em baixo as fotos das marcas deixadas onde a nave quicou.
Por maior que seja a tecnologia utilizada em uma nave de exploração de Marte, algumas das soluções poderiam ter sido pensadas por qualquer criança. Um exemplo é o sistema de descida do robô Spirit. Poderiam ter sido empregados os mais avançados sistemas de propulsão e estabilização, mas solução mais segura e eficiente acabou sendo, simplificando bastante, embrulhar a nave com um balão inflável para que ela quicasse suavemente na superfície. Simples, muito simples ;-)
E os "gatos" também são muito utilizados em missões espaciais. O Spirit andou com problemas de comunicação e os técnicos descobriram que havia um problema de falta de memória. Arquivos estavam inundando a memória flash (semelhante à utilizada em câmeras digitais), não permitindo o funcionamento do sistema. A solução encontrada foi formatar semanalmente a memória do robô, por "controle remoto", e depois reinstalar o sistema operacional. Mole. Qualquer técnico medíocre faz isso com o Windows freqüentemente ;-)
O Estadão está publicando uma bela galeria com fotos da missão. Vale a pena dar uma conferida.
21:32 |
comentários
Hora do recreio
Outro dia perguntei ao pessoal da minha equipe de desenvolvimento quem topava ir "tomar uma Coca". Uma menina nova disse que poderia trazer para todo mundo, ou algo parecido. Bem, eu tive que explicar a ela que "tomar uma Coca" é um conceito abstrato bem mais abrangente do que simplesmente ingerir o refri, assim como o conceito de "ir tomar uma agüinha" ;-) É um conceito que envolve dar uma parada no trabalho para descansar a cabeça, esticar as pernas, sair do ambiente de trabalho - e conseqüentemente do ar condicionado -, encontrar outras pessoas no caminho, bater um papinho longe dos ouvidos do chefe - quando ele não vai. Enfim, é a "hora do recreio", uma prática necessária à saúde mental de qualquer um que trabalhe em ambientes de estresse, como o desenvolvimento de software :-)
11:57 |
comentários
|
|
|