Quinta-feira, Outubro 30, 2003
Brasília, essa desconhecida
"Nos jornais e nas tevês do resto do País, Brasília é sinônimo do Congresso ou do Executivo. Ônus de capital. Mas nunca é demais lembrar que a maioria daqueles cuja má-fama contamina a imagem da cidade, chegam na terça-feira e vão embora na quinta. São gente de Alagoas, de Santa Catarina, do Rio, do diabo a quatro, eleitos não pelo pessoal que mora em Brasília, mas pela gente desses estados. E, é claro, quando eles pisam na bola, Brasília leva a fama."
Hoje conheci o Carta Aberta e dei de cara com um ótimo texto sobre Brasília. É uma bela defesa sem preconceitos de Brasília, escrita por Cesar Valente, uma pessoa que já "morou" por aqui "a serviço" 3 vezes.
Escrevi que é uma defesa sem preconceitos, porque o preconceito é um ingrediente comum nas pessoas que vêm para cá pela primeira vez (ou não). Um preconceito que muitas vezes se encontra nos próprios Brasilienses. O maior problema é que as pessoas não percebem que ser diferente não é ruim, não. Pelo contrário, é bom ;-)
15:03 |
comentários
(6)
Terça-feira, Outubro 28, 2003
Área pública
Empresários na briga dos puxadinhos - Os comerciantes resolveram entrar de vez no debate sobre as invasões de áreas públicas em quadras comerciais do Plano Piloto. O Fórum do Setor Produtivo do Distrito Federal, que reúne cinco entidades da classe empresarial e responde por 90% do PIB de todo o DF, defende ocupação de até seis metros de comprimento para os chamados puxadinhos. Para o empresariado, qualquer medida abaixo disso significaria o fim dos negócios para muita gente e, conseqüentemente, desemprego. Mais...
Tá, mas não é bem assim. Não é sob o pretexto de aumentar o número de empregos e o PIB do DF que qualquer um vai poder invadir área pública. Eu até concordo que algumas invasões possam ser regularizadas, DESDE QUE o usuário pague BEM por essa área ao GDF e passe a pagar seus impostos também calculados sobre a área TOTAL que ocupa. Mesmo assim não é qualquer área que deve ser passível de regularização. Invasões de área verde e bloqueio da circulação de pedestres são inadmissíveis.
Muita gente não entende a defesa que os brasilienses fazem do gabarito da cidade e da necessidade de se manter o padrão definido para o Plano Piloto. Isso faz parte da qualidade de vida na cidade. É isso que diferencia Brasília de outras grandes cidades, apinhadas de prédios altos, onde nem o ar consegue circular livremente. Se com todo esse controle, já é difícil segurar especuladores e todo tipo de inescrupuloso, sem o menor compromisso com a qualidade de vida na cidade, imagina se fosse tudo liberado?
É por isso que é preciso impedir a invasão de áreas públicas, a construção de "sétimos andares" nos prédios residenciais, a alteração da destinação de áreas públicas. Nós ainda temos muito espaço para crescer para os lados. Não é preciso estragar o que ainda está bom.
11:56 |
comentários
Sexta-feira, Outubro 24, 2003
Saco de pancadas
Ainda bem que não sou só eu :-)
40% dos usuários ingleses já agrediram seus PCs - SÃO PAULO - A Symantec do Reino Unido divulgou um estudo onde diz que os computadores não fazem bem à saúde porque transformam todos nós em histéricos: quase 40% dos usuários ingleses já gritaram, xingaram e agrediram fisicamente seus PCs.
Bem, não sei vocês, mas eu já dei alguns murros no meu teclado e algumas pancadas com o mouse na mesa. Convenhamos que os computadores as vezes nos tiram do sério, principalmente quando resolvem encrencar quando estamos com mais pressa. Complicado é aceitar que um cara que trabalhe com informática, que sabe como os programas de computadores são feitos (eu), tome atitudes irracionais como essa :-) Se ainda fôssemos atrás dos malditos programadores...
Ah, isso me lembrou daquela brilhante explicação para leigos:
Sortware é a parte que você xinga.
Hardware é a parte que você chuta.
15:52 |
comentários
(1)
Fotos do show
A Débora fez um excelente trabalho com as fotos do show de patinação deste ano. Dessa vez, usou uma câmera digital. O resultado final foram fotos com muito menor granulação e a facilidade de ajustar brilho, contraste e cores de todas as fotos antes de fazer as ampliações em papel - viva o Photoshop :-)
Depois de mais de 1300 fotos capturadas, em 5 apresentações, e uma pequena maratona para tratarmos todas as fotos, chegamos à conclusão óbvia: FOTOGRAFIA DIGITAL É O CANAL! Estávamos com medo do resultado final, no papel, não ficar muito satisfatório, mas ficou até além do esperado.
13:18 |
comentários
(3)
Esmola institucionalizada
Sempre me incomodei com essas pessoas que ficam no sinal pedindo dinheiro em nome de alguma instituição para recuperação de drogados ou de outro tipo qualquer. Uma instituição dessas, se é que existe mesmo, não está ajudando em nada se coloca seus atendidos para pedir dinheiro no sinal. Só estão mostrando a eles que a saída é a esmola. O correto seria colocar esse pessoal para trabalhar em algum projeto que desse retorno financeiro. Estariam resolvendo 2 problemas de uma só vez. Arrecadariam a verba necessária (ou parte dela) para manter a instituição e ainda dariam uma ocupação ao seu pessoal, ensinando uma profissão ou simplesmente mantendo todo mundo longe do "mau caminho".
Então é simples, se está pedindo dinheiro no sinal, seja para que instituição for, está pedindo esmola. Não entre nessa, porque essa instituição, se existir, deveria era colocar aquele pedinte para trabalhar.
12:26 |
comentários
Segunda-feira, Outubro 13, 2003
Aprender a ganhar
Andando pelo clube, no sábado, ouvi duas mães conversando, enquanto vinham (aparentemente) do jogo de futebol do filho:
- ... aí o júnior disse assim: "pois é, mãe, aprender a perder eu já aprendi, agora eu queria aprender é a ganhar!"
E riam.
Boa, muito boa :-) Imagino a frustração do menino após derrotas e mais derrotas e a mãe tentando consolá-lo com aquela história de que o importante é competir, de que temos que aprender a perder e aquele papo todo. É, competir é importante, mas o bom mesmo é vencer. Pelo menos é o objetivo ;-)
Outro dia eu estava jogando alguma coisa com a Helena e fiz alguma brincadeira insinuando que eu tinha que vencer "a qualquer custo".
- Mas, pai, o importante é competir, né?
- É, meu amor, mas o objetivo do jogo é vencer, senão fica sem graça!
Mais ou menos assim ;-)
16:41 |
comentários
(1)
N.S. da Aparecida branca
Imagem de N.S.da Aparecida é pintada de branco e causa polêmica em SC - TINA BRAGA - Florianópolis - A pintura de uma imagem de N.S. da Aparecida, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, está causando polêmica entre a população do Vale do Itajaí (SC). A imagem da santa, a padroeira do Brasil, foi pintada de cor branca, causando indignação e levantando suspeitas de racismo entre os fiéis. Um pároco da igreja, que não quis se identificar, disse que a imagem de N.S.da Aparecida foi pintada de branco "para padronizar o conjunto de santos expostos no altar da catedral".
Essa não! PADRONIZAR SANTO?!? Conta outra...
12:01 |
comentários
(2)
Quarta-feira, Outubro 08, 2003
O disco antigo do Sítio
- Papai, põe o disco antigo do Sítio?
Esse é o disco mais pedido lá em casa atualmente, o disco antigo do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Meu concunhado, o Rafael, digitalizou o antigo LP e gravou um CD pra gente. Cada música me lembra minha infância. Muito bom! As meninas adoraram. A Helena disse que gosta mais do antigo do que do novo. Eu também, apesar do instrumental e da gravação não tão sofisticados. Até os ruídos tradicionais dos LPs são uma boa lembrança. Não, não se deve filtrar os ruídos ao digitalizar um bom LP ;-)
E o Pica-pau amarelo
Mundo que escolheu
Era assim como um castelo seu
A Nessa conta que quando a Helena ouviu a música do Pedrinho pela primeira vez, disse mais ou menos assim:
- Mamãe, esse canta certo, né? O outro canta "Era assim como um castelo sieu".
Referência ao "sotaque" do Rogério Flausino :-)
Que pessoa é essa
Que fazendo as contas
Que contando os contos
Faz um lindo bordado
Que pessoa é essa
Que tem a liberdade
De abrir a janela
Esbarrando no verde
Que magia é essa
Que milagre é esse
hum, hum
Ai, o colo da Vó :-) Ô, coisa boa é ser criança...
09:01 |
comentários
(2)
Terça-feira, Outubro 07, 2003
Show de patinação
Não tenho tido tempo para quase nada, trabalhando na Academia e nesse show, nas horas "vagas". Semana que vem estou "livre" para assumir outras obrigações ;-)
Não percam, show de patinação artística, dias 11 e 12 de outubro (sábado e domingo), sessões às 19 e às 21 horas, no Ginásio nº1 da AABB-DF. Fica no setor de clubes sul, entre o Clube do Exército e o Clube Naval. Os ingressos estão sendo vendidos a R$5,00, quase nada. Ah, sim, pra quem não percebeu, as apresentações são em Brasília ;-)
Se quiser ajudar a divulgar, por favor...
19:07 |
comentários
|
|
|