Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Terça-feira, Abril 30, 2002

Pegadinha do Mução

A moda corrente aqui na EquipODS - não entrem nesse link, porque está mais desatualizado do que eremita; nem o nome da equipe é esse mais - são as Pegadinhas do Mução. Alguém liga pra ele e entrega um "amigo", dizendo aquele apelido que ele odeia. Junto, passa a ficha completa do cara. Aí o Mução liga pra vítima e puxa o maior papo, dizendo ser amigo do fulano. Num certo ponto ele solta o apelido e a vítima perde as estribeiras. Pra mim, a melhor parte é quando ele liga novamente - normalmente o cara desliga rapidinho - e diz "ô, furunco, a ligação..." Rapaz, o sujeito do outro lado sobe pelas paredes... bem, vai lá no site ouvir as pegadinhas. Eu sei que é besteirol, mas a gente tem rido um bocado :-)

12:06 | comentários (2)


A energia que virá da Lua

Um cientista americano acaba de divulgar um esquema para trazer toda a energia elétrica que possamos precisar diretamente da Lua. Segundo o estudo, a Terra em 2050, com uma população estimada em 10 bilhões de pessoas, precisaria de aproximadamente 20TW (vinte tera-watts) de energia, sendo que a Lua recebe 13.000TW do Sol. A idéia dele é instalar de 20 a 40 bases de força na Lua, em locais estratégicos. Cada base dessas, composta por matrizes de painéis solares, captaria a energia do Sol e a enviaria para geradores de microondas, que converteriam essa energia elétrica em microondas. Elas seriam então enviadas para a Terra, onde seriam recebidas por antenas espalhadas pelo globo. A energia recebida seria convertida em energia elétrica, que alimentaria a rede elétrica local.

Segundo o cara, grande parte dos equipamentos poderiam ser produzidos na própria Lua, com matéria prima local e a tecnologia a ser utilizada já está disponível. Para implementação da idéia, será necessário o retorno do homem à Lua, com a manutenção de bases povoadas permanentes, tanto para a construção, quanto para a operação e manutenção do complexo.

A idéia parece muito boa e, qualquer que seja o custo, deve valer a pena. Pelo menos no que diz respeito à preservação do que restou do nosso planeta. Já imaginaram não precisarmos mais represar rios, nem queimar florestas e muito menos precisarmos do petróleo dos árabes? Já imaginaram não precisarmos mais misturar tanta fumaça ao ar que respiramos? Parece que ainda há salvação. Só espero que venha a tempo.

09:27 | comentários (2)


Dez Sacizinhos

A Sabugosa é uma das melhores lojas para se comprar um presente infantil. Para quem não conhece, é uma livraria que vende, além dos livros, brinquedos muito legais. Não, nada eletrônico, apenas brinquedos feitos de madeira, pano, cada uma mais apaixonante que o outro. É aquele tipo de loja na qual você entra e não quer mais sair. A molecada então, nem se fala.


Na Paulinas
Numa das últimas idas, para comprar presentes para sobrinhos, acabei trazendo para a Helena os Dez Sacizinhos, um livro da Tatiana Belinky. Estavam lá todos aqueles sacizinhos olhando pra mim, abri o livro, folheei e não resisti. No início achei que a história fosse meio "mórbida", como outras pessoas também observaram, mas depois que li tudo achei bem legal. A Helena adorou, mas não deu muita bola, até que na semana seguinte, quando estava me contando sobre as contas de subtração nas quais estava trabalhando, eu me lembrei do livro:

- Você sabia que o livro dos sacizinhos é sobre subtração?
- Éééé?!
- É ;-)
Ela começou a ler:
- "Eram dez os sacizinhos; um ficou imóvel e nunca mais se moveu, e sobraram nove" - É mesmo, é sobre subtração :-D
Pronto! Leu, releu e levou para a escola no dia seguinte, para mostrar para a turma.

Tão legal quanto a diversão da leitura em si, é ir percebendo o aprendizado que vai acontecendo em paralelo, sem que a criança perceba: "papai, o que é uma charrete?" e "ah, quer dizer que "arroz" é com 'Z'?". Leitura, leitura, leitura para todos ;-)

08:06 | comentários


Segunda-feira, Abril 29, 2002

A arte do convencimento

Ser pai é ter que descobrir a cada dia novas formas de convencimento para uma mesma situação. Sim, porque num dia você descobre um "truque" para convencer sua filhota a fazer uma determinada coisa e no dia seguinte descobre que aquele truque só funcionava na primeira vez. Não, nós não somos adeptos do "faça assim e pronto". Não sempre. De vez em quando tentar o diálogo é bem menos estressante e, conseqüentemente, mais saudável para os dois lados. A linha "ditatorial" deve ser seguida em certas situações, mas não sempre.

Bem, o truque do dia saiu daqui:

- Heloísa, acabou o banho, vou desligar o chuveiro tá?
Ela responde enquanto dá banho em seu "bebê":
- Aaah, não! Té baanhooo :-(
- Mas amor, o banho já acabou, agora vamos nos enxugar...
- NãããÃO!
- Vamos enxugar o bebê? Eu pego uma toalhinha pra ele.
- TÁÁÁ :-)

Mais tarde:
- Xugá cabelo... xugá peleleca... xugá pé...

Tudo poderia ter sido feito de forma mais rápida, sem rodeios? Poderia, mas seria aquele berreiro, aquele estresse, ela ficaria tristinha e o papai não poderia presenciar mais uma cena pra pai coruja ;-) É tudo uma questão de opção...

Nota para o autor: lembrar-se disso, quando não estiver com tanta paciência!

21:08 | comentários (2)


Sexta-feira, Abril 26, 2002

Argumentação furaaaaada

Acabo de ler uma notícia na Info Exame, falando sobre a intensificação do combate à pirataria por parte da Adobe. Antes de comentar, quero que fique claro que sou contra à pirataria de software - nessa modalidade de vender cópias ilegais na feira - e que não considero pirataria quando eu pessoalmente copio um programa para usar em casa - só pra testar, gente ;-)

Bem, a causa é justa, mas a argumentação dos caras é fraquinha, fraquinha. Olha só:

"Nilson Martinho, principal executivo da Adobe Brasil diz que o assunto se torna cada vez mais preocupante, já que, nas palavras do executivo, as gangues perceberam que vender programas piratas é muito mais fácil e dá mais retorno financeiro que as drogas. "A modalidade não é mais privilégios de poucos que copiam em casa para vender. Ela virou subproduto do crime organizado, e está sendo utilizada para bancar seqüestros e o tráfico", declarou."

Ora, mas se o negócio da pirataria é melhor e mais rentável do que o das drogas, então por que alguém vai querer usá-lo para bancar o segundo? Se o crime organizado está passando para o lado da pirataria de software por esse motivo anunciado pelo Sr. Nilson Martinho, então o tráfico de drogas vai diminuir, né, se não acabar. Faz sentido o meu raciocínio? Então, meu amigo, vamos dar total apoio à pirataria de software, para livrar-mos o país das drogas! Não é isso que está nas entrelinhas do que disse o Nilson Martinho?

Tem outra legal:

"Martinho acredita que, no mundo, mas em especial no Brasil, a pirataria é uma questão cultural, e não de dinheiro. Ele comprova sua teoria dizendo que as pessoas preferem comprar cds piratas por oito reais ao invés de pagar 18 reais em um produto original."

Ops! Só que no caso da Adobe estamos falando em produtos que não saem por menos de uns R$1000,00. Continuo afirmando que sou contra a venda (e a compra) de cópias ilegais, mas que nós, os consumidores, é que temos que ditar as regras. Quer combater a pirataria e ao mesmo tempo os preços exorbitantes do software para uso pessoal? Adote programas alternativos gratuitos ou bem baratos. Tem muita coisa boa na praça. São produtos com menos recursos que os "grandes", obviamente, mas será que não são suficientes para você "brincar"?

Se todos nós adotarmos em casa os programas "genéricos", no lugar dos de "grife", as "grandes" vão sentir de duas formas. Primeiro, vão perceber que seu faturamento não vai aumentar e pode até cair um pouquinho. Segundo, e de maior prejuízo, as pessoas vão perder a cultura por esse ou aquele software de marca que usavam muito em casa e deixar de levá-los para dentro de suas empresas, onde seriam compradas cópias legais. Pelo contrário, vão criar culturas em torno desses genéricos e podem acabar levando-os para dentro das empresas, tomando o lugar dos grandes. Tô falando besteira?

09:47 | comentários


Quinta-feira, Abril 25, 2002

Tá quase lá!

A Nessa me disse que o meu comportamento hoje não combinava nem um pouco com a minha postura política. Logo eu torcendo para o Brasiliense, o time do estorvo do senador cassado, o Estevão. E eu ainda disse que não estava nem aí se o time era dele.

Bem, é que é meio complicado segurar as emoções vendo um time daqui chegar tão longe em uma competição deste porte. Eu assumo o pecado. Depois dou um jeito de alcançar a redenção, mas até a final eu SOU BRASILIENSE DESDE PEQUENININHO! Literalmente :-)

Eu ainda não tinha assistido a nenhum jogo do Brasiliense. O time teve realmente muita sorte de só pegar timeco (com todo o respeito) pela frente até topar com o Fluminense... bem, de só pegar timeco ;-) Me disseram que os jogos com o Flu foram muito fracos. Achei que ele levaria uma chulapada do Galo lá no Mineirão, mas não. O que eu vi foi um time muito disposto, marcando muito bem, roubando dezenas de bolas do ataque do Galo, com muita velocidade, com jogadores bem preparados fisicamente e, o essencial, com um bom toque de bola. O resultado foi esse 3x0 que refastelou a candangada presente no Mineirão :-) Não, não estou dizendo que o time é um timão. É um time fraco, ainda, mas é um time "bem arrumado", mais uma vez mostrando para os "grandes" que salário não joga bola.

Vamos ver se no jogo de volta, o time consegue segurar a onda e partir com tudo para a final. Aí, meu amigo, eu acredito em qualquer coisa. Espero estar presenciando o início de um futebol competitivo aqui no DF. O Gama já mostrou que tem condições de permanecer na primeira divisão do brasileiro e até de enfrentar times grandes. Agora, com 2 times relativamente fortes, a competição interna vai crescer e conseqüentemente o nosso futebol. Vamos ver...

01:42 | comentários (1)


Viva Brasília!

Eu andava lendo o Periplus (muito legal) e acabei topando com as inúmeras homenagens que a Adriana vem prestando a Brasília, onde ela morou durante 15 anos. Esse texto especialmente eu achei muito legal e me vi bastante nele, não pelas experiências, muito diferentes das minhas, mas pelas imagens que ele revela.

Minha cidade fez 42 anos no domingo passado e eu deixei passar em branco. Nenhuma homenagem sequer aqui. Não por falta de consideração, mas por achar desnecessário. Já faço isso bastante, eu acho ;-)



Mas já que estou falando no assunto, indico os textos publicados na edição de domingo do "Correio": Brasília, nossa musa! Há também as Seis (re)visões de Brasília, com seis contos ambientados aqui. O Brasília Blues me chamou a atenção por essa passagem:

"O homem nasceu numa cidade cercada por serras altas, orgulhosas como o povo de lá. Cresceu rodeado por montanhas. Acostumou-se a tê-las como referência no horizonte. Então sente uma espécie de vertigem ao contemplar, no céu do Planalto Central, um crepúsculo quase brutal de tão imenso e lilás."

Achei interessante porque eu sempre tive essa sensação, de que pessoas criadas em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, sentem uma certa vertigem quando estão aqui, por conta desse enorme céu. Talvez, por isso, estranhando ainda mais a cidade. Sei lá, viagens... o fato é que eu adoro esses horizontes...


01:41 | comentários (1)


Quarta-feira, Abril 24, 2002

SPAM criativo (??)

Essa é boa! Acabo de receber mais uma propaganda, cuja mensagem começava assim:

"Bom dia , tudo bem?
Conforme conversado com a recepcao da empresa via telefone, segue uma pequena lista de nossos produtos.
Brevemente entraremos em contato."

Legal né? Agora o ZAMORIM é uma empresa com recepção e tudo ;-)
Tsc, tsc... já pra lista de Retro-SPAM!

15:52 | comentários


Terça-feira, Abril 23, 2002

Que objeto você salvaria de um incêndio?

Eu li essa pergunta no Blowg e resolvi respondê-la e reperguntá-la aqui.

Eu já pensei diversas vezes nisso. Aliás, uma das minhas neuras preferidas é bolar planos de contingência no caso de desastres. Um desses planos é justamente o plano de fuga em caso de incêndio. A primeira providência, obviamente, seria tirar a mulher e as filhotas de lá. Depois, se sobrasse tempo, eu salvaria AS MINHAS FOTOGRAFIAS. Primeiro os negativos, a partir dos quais posso recuperar todas elas, depois os meus álbuns. Quando entrar para o mundo da fotografia digital, vou precisar deixar os discos de backup junto com os negativos, para poder salvar tudo junto ;-)

Aliás, isso me lembra que preciso deixar meus negativos mais a mão, para o caso da necessidade de um salvamento... acho que já vou deixar tudo preparado em uma sacola... doido!

E você, que objeto salvaria de um incêndio?
Responda aí, nos comentários...

12:06 | comentários (10)


Fã de carteirinha


Os Melhores do Mundo
Eu sempre fui fã de carteirinha d'Os Melhores do Mundo, desde que vi pela primeira vez o Welder e o Pipo no Jogo de Cena, quando o grupo ainda se chamava A Culpa é da Mãe. Os caras fazem um humor da melhor qualidade e são muito rápidos no improviso. Não tem um imprevisto ou intervenção da platéia que fique sem uma resposta imediata e à altura.

No domingo passado fui assistir à peça Misticismo, que foi encenada originalmente em 1996. Quem ainda não foi, vá no próximo final de semana, quando será feita a última apresentação. Vale a pena. Eu fiquei com cãibra na boca de tanto rir :-) A peça está em cartaz no Teatro do Bancários, na 314 sul e a meia custa R$15,00.

Aliás, nessa mesma ocasião, oficializei minha situação de "fã de carteirinha" e tirei minha carteirinha do Fã Clube dos Melhores :-) Agora eu pago meia em qualquer espetáculo do grupo. Aliás, qualquer um paga meia ;-) Antes eles faziam assim: "estudante paga meia, professor paga meia, funcionário público paga meia, aposentado paga meia..." Obviamente o preço da meia é o mesmo que eles cobrariam pela inteira. Para tirar a carteirinha, basta pagar R$1,00 e dar o nome. Sai na hora.

12:06 | comentários


Estados teocráticos






Há alguns dias recebi uma mensagem com essas fotos aí ao lado e o texto que pode ser lido passando-se o mouse sobre cada uma. A imagens seriam da suposta execução de um palestino. Eu digo suposta, por que EU não sei quem são essas pessoas e nem o que aconteceu entre uma foto e outra. Mas vamos lá, eu acho que acredito na história.

Hoje recebi essa mensagem do meu chefe, que achei legal publicar aqui:

"Fiquei chocado com as fotos!!

Mas, só para completar a coisa, estou lendo um livro de um historiador famoso (Eric Hobsbawn), que é Judeu, e nesse livro, falando sobre a profissão de historiador, seu compromisso com os fatos e não com mitos, ele menciona um outro historiador Israelense que, acreditem, discorda da existência de um estado judeu, pois isso justificaria a criação de um estado católico, um protestante, enfim, é como se tivéssemos de criar um estado teocrático para cada religião no mundo. Não nos esqueçamos que todas as religiões sofreram ou sofrem, em algum lugar do mundo, perseguição. Acontece que nós sabemos que estados teocráticos levam diretamente à "intolerância".

(...)

Isso aí."


12:05 | comentários (1)


Segunda-feira, Abril 22, 2002

Tá na hora de parar

Caro Márcio, é isso mesmo, está difícil de engolir os "Big Brotheres". O que a Globo está tentando é uma nova fórmula para lançar novos talentos, literalmente enfiando essas figuras goela abaixo do telespectador. Eles bombardeiam tanto suas imagens em nossas retinas que acabamos acreditando que esse povo é realmente talentoso.

Para o Beakman, digo uma coisa: você, com certeza, não conhece a TV por assinatura. Realmente existem muitos programas importados, mas também existe uma excelente programação nacional. Os próprios canais do "Grupo Globo", como a Futura, o GNT e o Multishow tem ótimos programas educativos, de música e cultura em geral. Para quem gosta de esporte, o SporTV é ótimo, apesar de abusar um pouco da programação de futebol e surf.

A TV por assinatura também pode ter um ótimo efeito quando se cancela a assinatura. É que, não conseguindo engolir a programação dos canais abertos, você acaba diminuindo radicalmente o seu tempo em frente à TV. Comigo pelo menos foi assim. Não que eu passasse muito tempo em frente à TV ;-)

ps. tá bom eu ficava muito tempo em frente à TV, sim. Ou não... sei lá :-)

08:55 | comentários


Terça-feira, Abril 16, 2002

BURRO!

Já estou imaginando a cena, na quinta pela manhã, com a faixa em destaque na fachada da lotérica daqui da quadra: "O ganhador da Mega-sena fez o jogo aqui!". Depois, daqui a 3 meses, a manchete nos jornais: "O ganhador da Mega-sena do dia 17/4 ainda não apareceu!". E eu aqui, chutando paredes e dando cabeçadas em postes, me lembrando do bilhete que rasguei antes do sorteio da 2ª Teimosinha... Tsc, tsc...

11:59 | comentários (2)


Segunda-feira, Abril 15, 2002

Pais heróis

Hoje, vendo aquela criança linda, alegre e muito, mas muito levada, levada da breca, eu nem me lembro que ela passou por isso. Mesmo assim, sempre choro feito um bobo quando leio aquela historinha. Choro e me admiro quando me lembro daquele corte enorme que nem aparece mais, que ninguém percebe, nem mesmo nós. Me admiro quando me lembro que ela já não tem um dos ovários, que resta apenas 1 que há de me dar, um dia, netinhos.

Na semana passada nós recebemos uma quantidade acima do "normal" de mensagens para a Heloísa. Sempre de pessoas que procuravam informações sobre cisto no ovário. Normalmente moças, jovens, que teriam que passar pela mesma cirurgia da Heloísa. É bom ver que a historinha dela dá alguma calma a essas pessoas, afinal se foi fácil com um bebê de apenas 2 meses, não deve ser nada que um adulto não possa tirar de letra ;-)

Em muitas dessas mensagens as pessoas dizem para a Heloísa - que vai ler todas quando crescer - que os pais dela foram "verdadeiros heróis". Só que eu, sinceramente, do fundo do coração, sem nenhuma falsa modéstia, não acho não. Não acho mesmo. Na época, claro, até pensei que nossa provação estava sendo grande demais. Que nossa filhotinha estava passando por algo muito ruim, que nenhum bebê mereceria passar. Acho que todo pai se sente assim, mesmo quando entra um simples espinho no pé. Mas a verdade é que esse caso foi muito simples, um "caso corriqueiro", nas palavras do próprio cirurgião, que disse fazer operações como aquela diariamente. Nós não tivemos que fazer ou resolver muita coisa, apenas seguir a maré. As coisas foram acontecendo e nós fomos na onda. Ser herói quando as coisas dão certo é muito fácil, a prova mesmo é quando elas não saem do jeito como a gente espera.

Heróis de verdade são os pais que passam por situações como a que eu passei e o resultado não sai como o esperado, mas mesmo assim não se entregam e vão à luta para superar esses problemas e têm que batalhar para encontrar o caminho certo. Heróis de verdade são os pais de crianças com deficiências sérias, mas que agüentam o tranco e dedicam suas vidas a dar às suas crianças a vida mais normal possível. Heróis de verdade são os pais que tiram seus filhotes da "boca do crocodilo", muitas vezes sacrificando a sua própria vida. Eu conheço algumas pessoas assim. Pessoas a quem aprendemos a admirar ainda mais quando vemos sua luta pela vida dos filhos e o modo como encaram essa carga. ESSAS são pessoas incríveis. Heróis de verdade!

09:03 | comentários (2)


Domingo, Abril 14, 2002

Papai, qué pêio

Ontem eu tinha terminado de vestir a roupa na Heloísa e ela começou:

- Papai, qué pêio!
- Como é, meu amor?
- Qué pêêiooo!
- Hein, quer o quê?
- Pêêêio!

Aí ela se cansou da minha ignorância, desceu da cama, abriu a porta do armário da Nessa e foi se admirar no espêio :-) Tão novinha e já vaidosa?

13:26 | comentários (2)


Sábado, Abril 13, 2002

A vida no espaço

É, a vida no espaço está ficando diferente. Principalmente depois da internet via satélite, passar uma temporada no espaço já não é um isolamento tão grande assim quanto foi nos tempos do Skylab e da Mir ;-) Já imaginou atender a um telefonema assim:

- Alô?
- Alô, Fulano, aqui é o Cicrâno.
- CIRÂÂÂÂNO!!! Mas você não estava...
- É, eu ainda estou a serviço aqui na Estação Espacial Alfa. Só tô ligando pra dar um alô.

"Nós passamos a maior parte dos feriados tirando sonecas, escrevendo e-mails, assistindo a filmes e ligando para amigos e para a família com uma aplicação de telefonia via internet (...) É muito bom poder ligar para família e amigos, mas o mais divertido são as reações das pessoas quando nós dizemos que estamos ligando do espaço!"
Pois isso já é possível. Desde que, é muito óbvio, você seja amigo de algum astronauta ;-) Acabo de ler um relato muito interessante do Daniel Bursch, engenheiro de vôo da 4ª tripulação da ISS, no qual ele narra os primeiros 120 dias de sua estada na estação. Ele usou um linguagem bem informal para que nós, pobres mortais, pudéssemos entender. É interessante porque a gente costuma pensar em astronautas como pessoas muito acima da nossa realidade, quase máquinas, que estão ali o tempo inteiro trabalhando como robozinhos em uma dezena de tarefas, sem poder desgrudar os olhos um minuto sequer dos instrumentos. Bem, eu pelo menos costumava pensar assim. Mas esse cara escreve de um modo tão natural sobre a rotina dele na estação, os sentimentos e o trabalho que está realizando, que dá pra perceber pessoas normais, realizando um trabalho como outro qualquer - tá bom, vou forçar menos ;-)

"Yuri nos disse que sentiríamos uma sensação estranha quando o Ônibus Espacial desacoplasse e nós fossemos os únicos a ficar."
Eu já tinha pensado na vertigem que deve dar ao ser "deixado pra trás", em órbita terrestre, mas nunca pensei em como um astronauta treinado se sentiria. E a verdade é que eles também estranham saber que seu transporte se foi e que terão de esperar alguns meses até terem a chance de voltar para casa. Também nunca tinha imaginado um astronauta descansando ou se divertindo em órbita. Afinal, com todo o dinheiro gasto para colocar aquela estação em órbita e mandar aquelas pessoas para lá, eles deveriam ser mantidos tempo integral em atividade, produzindo para valer o custo. Viagem, né. Nenhum ser humano resistira a tanto trabalho, ainda mais em um lugar como aquele. O descanso é fundamental para a saúde mental. E assim é por lá. Eles assistem a filmes, fazem exercícios físicos, descansam, tiram fotos da Terra e conversam com seus parentes. Aparentemente a pauleira maior é mesmo enquanto estão acoplados a alguma missão do Ônibus Espacial, quando precisam cumprir um cronograma rigoroso, fora isso a coisa corre um pouco mais folgada. Tô achando até que o negócio lá é uma mamata. Quero um emprego desse ;-) Quero mesmo! Sempre quis...

Bem, neste exato momento, o povo lá em cima está com visita. A missão STS-110 está por lá, instalando a base de uma grande estrutura de metal que sustentará, no futuro, uma grande matriz de painéis solares. Essa imagem aí em baixo mostra como ficará a estação depois da missão. Tá crescendo...



O site da Nasa é um passeio. Eles estão cada vez melhores na cobertura dos acontecimentos. As imagens, incluindo vídeos, estão sendo disponibilizados cada vez mais rápido. Só como brinde, aí vão algumas imagens da evolução da Estação:


Tem mais aqui.

00:57 | comentários (1)


Quinta-feira, Abril 11, 2002

Não aos provedores de fachada


Clique para conhecer
Aproveito esse ping-pong entre a Solar e a BrTurbo para aderir à campanha do NightHiker, coisa que já estou para fazer há bastante tempo. Não sei de quem é a culpa, quem são os safados e quem são as vítimas, nessa história do provedor de acesso de fachada para o acesso à banda larga. Não vou discutir isso aqui novamente. O fato é que eu, como consumidor, NÃO QUERO MAIS PAGAR POR UM SERVIÇO DO QUAL EU NÃO PRECISO. Ponto final.

14:08 | comentários (1)


Bye, bye, Solar

Depois que eu assinei a ADSL e que apareceu a BrTurbo, por R$3,90, a única coisa que me mantinha fiel ao meu antigo provedor de acesso discado, pagando ainda R$30,00 mensais, era a hospedagem do Atalanta. Primeiro porque ele já estava bem acomodado lá. Depois porque havia a perspectiva da migração para um novo serviço deles, que me disponibilizaria MySQL, PHP e gerência completa do site e das contas de e-mail via um painel de controle online. Isso me permitiria a implementação de novos recursos que já estou devendo há algum tempo para a Nessa. Bem, na semana passada ocorreu finalmente a migração, mas... surpresa... para ter os recursos de MySQL e PHP habilitados eu precisaria desembolsar mais R$10,00 mensais para cada um deles. Tsc, tsc... é hora de dar tchau!

Justiça seja feita, não tenho nem uma queixa quanto ao serviço de acesso discado deles. É um provedor pequeno e sério, que limita o seu número de usuários conforme a sua capacidade de fornecer uma largura de banda razoável. E eu já presenciei pessoalmente colegas sendo barrados na hora da inscrição, por eles terem atingido esse limite. Coisa rara de se ver hoje em dia. Só que não dá mais pra ficar pagando R$30,00 por mês apenas para ter um login para a linha ADSL. Eu simplesmente não preciso mais dos serviços deles.

Oooops! Volta tudo. Acabo de ver que a mensalidade da BrTurbo aumentou para R$14,90. Bem que me avisaram. Não tem pra onde correr mesmo... raios, raios, raios duplos!

13:43 | comentários


Quarta-feira, Abril 10, 2002

Encarnação, apropriação de corpo

Depois da história do clone, cheguei a esse texto também indicado pelo Chapeleiro e comecei a viajar. Achei uma babozeira, mas tive um estalo que foi mais uma contribuição para a minha "teoria existencial" (ainda estou devendo um artigo sobre isso). Bem, eu fiquei imaginando se o homem conseguir realmente fabricar um computador que tenha todos os "recursos" do cérebro humano (SE). O que acontecerá?

Pensei em duas possibilidades interessantes, conforme a existência ou não do espírito (ou da alma):

1. Supondo que não exista o espírito, que a gente, nossa consciência, comece e termine aqui mesmo na Terra, entre a concepção e a morte, fica tudo muito "simples". Se o corpo for uma máquina 100% material, sem nenhum componente espiritual, pode ser perfeitamente possível a criação de uma máquina melhor, mais completa e mais poderosa. Ou, pelo menos, semelhante. Neste caso, nós estaremos fadados a sermos substituídos por essas máquinas, sim. E não adianta nem ficar com pena do nosso destino, porque a "humanidade" continuará existindo nos seus sucessores, afinal eles terão sido criados à nossa imagem e semelhança ;-) Poderão, quem sabe, ter uma consciência como a nossa, só que serão mais "fortes".

2. Supondo que exista o espírito, que o nosso corpo seja apenas um "aparato" que permita ao nosso espírito interagir com esse mundo, a coisa pode ficar até mais clara e simples. Caso seja o espírito que comande a máquina orgânica que é o nosso corpo (eu acredito nisso) e caso consigamos construir um robô com um cérebro com pelo menos os mesmos "recursos" do nosso, e isso incluiria uma interface que permita o "controle espiritual", porque não imaginar que um espírito possa se apropriar desse corpo mecânico e controlá-lo? É, estou falando de um espírito como o nosso "encarnar" em uma máquina, mesmo. Por quê, não? Neste caso, se a máquina for aprovada (pelos espíritos, oras), pode ser perfeitamente natural que eles passem a preferir encarnar nessas máquinas. Alias, se pensarmos assim, nós também somos apenas máquinas, só que construídas com matéria orgânica.

Talvez, existindo ou não o espírito, caso o homem consiga reproduzir o cérebro humano, ele esteja realmente fadado a ser substituído por máquinas. Mas, pensando no cenário descrito acima, talvez isso não seja uma derrota, mas uma dádiva. Afinal, a humanidade poderá estar apenas ganhando um corpo mais forte para sua vida terrena, com a essência continuando a mesma.

Eiiiiita! Viajei muuuuuiiito!

Só espero que não me apedrejem pelas "blasfêmias". Não estou falando que isso é ou será assim, apenas que poderia ser assim. É apenas uma viagem. Não sou ateu, só meio desorientado ;-) Eu acredito em Deus. Não acredito é nos homens que teimam em falar e agir em nome Dele. Também não tenho certeza sobre quem, o quê, ou como Ele é. Só isso.

17:55 | comentários (2)


Clonagem humana. Por que não?

Já faz algum tempo eu estava querendo escrever sobre todo esse alarde que estão fazendo sobre a clonagem humana. Aí encontrei esse texto aqui, do Chapeleiro Maluco e vi que ele já disse tudo.

"Ora, o clone não será a pessoa clonada. Terá apenas semelhança física, como um gêmeo anos mais novo, podendo, inclusive, ser mais gordo ou mais magro. O clone experimentará outras experiências, terá outra mentalidade, outra personalidade, tudo diverso do clonado. De semelhante apenas a casca."

Hoje a maioria das pessoas aceita um monte de métodos de inseminação artificial, mas essas mesmas pessoas torcem o nariz quando o assunto é clonagem. Também, com toda essa gritaria que a mídia faz, é de se esperar que as pessoas fiquem confusas. Eu também fiquei em dúvida no início da discussão, mas que é uma besteira, é. Mesmo considerando crenças religiosas, se um bebê, independentemente do modo como foi concebido, consegue nascer e se desenvolver como qualquer outro, é porque consegue também receber uma alma, logo seu corpo pode ser considerado "legítimo". Tá certo, isso? :-)

17:32 | comentários (3)


Terça-feira, Abril 09, 2002

Mania de estragar

É impressionante a capacidade do pessoal do Banco de Brasil de estragar o que está funcionando. Desde o lançamento da primeira versão do auto atendimento via internet que é assim. Eles colocam uma versão capenga no ar e vão arrumando com o tempo, consertando 2 coisas aqui, estragando outra ali. Aí, quando conseguem uma versão redonda, que funciona até no meu Netscape, inventam de colocar mais uma firulinha e desanda tudo de novo.

A última deles foi esse brinquedinho em Java para poder entrar a senha sem o uso do teclado. Um controle com os botões numéricos para a gente clicar com o mouse. Bonitinho, mas ordinário. O pior é que deu merda no uso com o Netscape. Funciona no login, mas não funciona para nenhuma outra transação. Retorna sempre um erro no tamanho da senha. Não, a senha estava correta...

Aí ligo para o suporte técnico, eles obviamente não sabem de nada sobre o assunto e o sujeito ainda me pergunta "por que o senhor não usa o Explorer?" Ora, eu não uso porque não quero, porque não gosto do Bill Gates (birra mesmo) e porque não quero ter que ficar neurótico, verificando diariamente qual a última correção de segurança que foi lançada para o IE, que vem em um arquivinho de uns poucos megabytes. Porque eu não vou utilizar o campeão em falhas de segurança justamente no serviço que exige o maior cuidado. Só por isso.

Qualquer desenvolvedor de software sabe que tem que testar antes de liberar. E isso tem que ser feito em todas as plataformas onde o programa vai ser utilizado. Um componente como este é tão simples de testar, que não custa nada fazer o teste nos navegadores do momento, não é? E nem se pode dizer que é um problema do NE, já que o mesmo componente funciona no login. É cabeçada de implementação mesmo.

18:00 | comentários (3)


Segunda-feira, Abril 08, 2002

Declaração de amor

A Helena, enquanto me abraçava porque ia sair e eu teria que ficar em casa trabalhando, soltou essa declaração:

- Papai, eu queria passar cola em você. Aí eu te abraçava e ficava grudada em você pra gente não se separar nunca mais.

Não estivesse o trabalho muito atrasado e eu tivesse REALMENTE que entragá-lo no dia seguinte, eu não teria resistido. Quer coisa melhor que uma declaração de amor tão espontânea e tão linda como essa? :-)

10:00 | comentários (3)


Folga

Olha, eu não me importo, realmente não me importo que consumam o meu lanche, mas chegar ao trabalho pela manhã e encontrar o seu pacote de biscoitos, que tinha pelo menos uns 5, com apenas 1 e ainda aberto é meio esquisito, né!?

10:00 | comentários (1)


Sexta-feira, Abril 05, 2002

Trânsito: regras para TODOS!

Vocês já repararam como os carros "sirenados" não respeitam as leis de trânsito? Será que esses motoristas conhecem o Código Nacional de Trânsito? Se não conhecem, deveriam conhecer. Precisam também entender que eles, mais que os outros, precisam dar o exemplo de como se dirige, de como se respeita o trânsito. Esses carros têm a preferência e podem quebrar as regras sim, mas APENAS quando estiverem em emergência. E isso significa que eles devem estar obrigatoriamente com as sirenes ligadas. Tá tudo muito claro lá no Artigo 29 do Código:
    DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    (...)

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

    (...)

    c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;

    d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código;
É muito comum encontrar carros de polícia forçando ultrapassagens, dando uma "piscada" na sirene para pedir passagem ou trafegando em excesso de velocidade. Eu fico pensando: Quem multa esses caras? Se os responsáveis por fazer cumprir as leis não as cumprem, como vão ter moral para exercer sua função? O que é moral?

09:17 | comentários


Quarta-feira, Abril 03, 2002

BBB pff...

Assistindo ao desfecho do Big Brother (bem) Brasil, fiquei imaginando um provável diálogo entre o produtor e o diretor do programa, ainda durante a seleção dos candidatos:

- Quer apostar como eu levo o maior demente da turma à vitória, sem precisar manipular nenhum resultado?
- Apostado! Mas EU escolho o sujeito.

Pra quem já elegeu até presidente da república, isso era fichinha. Vendo a edição que eles fizeram do perfil dos 3 finalistas, me lembrei muito de uma certa edição que a Rede Globo fez de um certo debate entre 2 candidatos à uma certa eleição presidencial. Não sei por quê...

Bem, pelo menos a galera do "Lar dos Velhinhos" vai receber uma gorda doação do grande campeão. Um monte de cocos :-)

08:43 | comentários


Terça-feira, Abril 02, 2002

Caipirinha em lata

O Brasil vai exportar caipirinha em lata! Não, por mais que digam que conseguiram chegar "a um sabor aprovado por consumidores exigentes e barmens", a caipirinha tem que ser preparada direto no copo, uma por vez. Senão, não é a mesma coisa. Não mesmo.

Até os gringos sabem disso. Certa vez, presenciei uma cena interessante no Galeão. Um europeu desesperado, tentando convencer a moça de um desses balcões de lanches a lhe vender um saco de açúcar. A explicação dele era que já estava levando quase todos os ingredientes da caipirinha. Uma garrafa de pinga e um saco de limão. Mas precisava levar também açúcar, pois para ficar igual ela teria que ser preparada com açúcar brasileiro ;-)

Todo mundo deve saber, mas aí vai o modo correto de preparo:
(Pelo menos foi assim que a mamãe me ensinou)

  1. Corte 1 limão grande em 8 pedaços e coloque no copo.
  2. Cubra o limão com açúcar.
  3. Amasse bem, com um pau de caipirinha. Pode ser também um paudesocaralho. Limpo ;-)
  4. Coloque 2 ou 3 pedras de gelo.
  5. Complete com pinga. De preferência sem sabor. E nunca use vodka. É sacrilégio.
  6. Mexa bem o conteúdo. Isso é importante!
  7. Beba "moderadamente".
  8. Comece tudo novamente...
Eita! Isso com feijoada...


A propósito, a busca por imagens de caipirinha no Radix encontrou apenas 6 imagens. Já no Google, encontrou mais de 1000.

09:36 | comentários (3)


Retro-SPAM

Conheçam um novo conceito a ser aplicado na guerra contra o SPAM:
Retro-SPAM!

Ontem eu fui inscrito, contra a minha vontade, em uma lista de discussões que provavelmente seria usada para propaganda de uma determinada empresa. Só que eles configuraram a lista como uma lista de discussões comum e um monte de gente começou a reclamar de volta para a lista e virou aquela confusão. Aí um sujeito disse uma coisa que me deu um estalo para uma idéia de contra-ataque aos enviadores de SPAM.

Eu crio uma lista de discussões que me permita inscrever e-mails sem a necessidade de confirmação da vítima. Depois eu inscrevo o endereço desta lista em algumas das listas de discussão mais movimentadas da praça e, de preferência, que tenham a maior quantidade de besteirol possível. Configuro esses e-mails para não receberem mensagens da minha lista, apenas enviarem. A partir daí, todas as mensagens enviadas para essas listas de discussão besteirólogas serão enviadas também para a minha lista de retro-spam.

Pronto, a arma já está montada. Agora, cada vez que eu receber um SPAM, faço uma visitinha ao site do engraçadinho, coleto os principais endereços de e-mail deles e inscrevo todos na lista de retro-spam. Assim, todos eles passarão a receber todas as mensagens de todas aquelas listas de besteirol.

Outra opção seria cadastrar a retro-spam, não nas listas de besteirol, mas nas malas diretas dos próprios enviadores de SPAM, assim eles ficariam recebendo propagandas uns dos outros, sem parar. Essa seria uma solução mais debochada, porém mais trabalhosa e com um volume menor de retro-spam enviado.

Para completar a configuração da minha lista, eu escrevo uma mensagem padrão de boas vindas, informando aos felizes assinantes da minha insatisfação por ter recebido a propaganda deles e avisando da minha "travessura". Configuro também para ser informado sempre que alguém se descadastrar da lista. Assim eu posso inscrevê-lo novamente até cansar. É importante guardar toda a lista de "assinantes" da retro-spam, porque quando o serviço ficar manjado, você pode criar outro grupo em um outro serviço de listas de discussão e começar tudo de novo ;-)

Quem sabe recebendo um pouco do próprio veneno, alguns deles percebam a mancada que é enviar um SPAM?

Eu incentivo todo mundo a fazer algo parecido. Juntem-se em grupos pequenos, montem suas próprias listas e vamos à guerra contra essa praga maior do e-mail que é o SPAM "com a complacência da nova lei..."

08:21 | comentários (6)


Segunda-feira, Abril 01, 2002

Pro dia nascer feliz...

Israel ordena retirada de tropas - REUTERS - O governo de Israel ordenou a retirada imediata de seu exército de todos os territórios ocupados e anunciou que concorda em reconhecer um "Estado Palestino", autônomo e soberano. Em contrapartida, Yasser Arafat anuncia o fim definitivo dos atentados terroristas contra o povo de Israel. O povo israelense comemorou a decisão com festa nas ruas, junto com o povo palestino.

Estados Unidos desarmados - REUTERS - O presidente dos EUA, George Bush, volta atrás em sua decisão e resolve honrar o tratado de desarmamento nuclear, para diminuição de seus arsenais. Também anunciou a retirada de todas as suas tropas em operações no Oriente Médio e reconheceu a parcela de culpa dos EUA com relação aos atentados terroristas de 11 de setembro. Muçulmanos em todo o mundo aplaudem a decisão.

Polícia de primeiro mundo - O GLOBO - O presidente Fernando Henrique Cardoso, em uma decisão inédita e surpreendente, anunciou a criação de um piso salarial de R$7000,00 para todo o efetivo das polícias militar e civil. Com essa decisão ele espera diminuir em até 90% a corrupção dentro das instituições. Em conjunto, anunciou um orçamento recorde para re-equipar as polícias em todos os estados.

Estudo para todos - O GLOBO - Seguindo o exemplo do que fez com as polícias, o presidente Fernando Henrique, anunciou um novo piso salarial de R$7000,00 para todos os professores da rede de ensino pública, incluindo os professores primários. A rede particular terá total liberdade de aderir ou não ao piso salarial. No entanto as instituições que não aderirem perderão todo e qualquer benefício que pudessem vir a receber de fontes federais.

Governador deposto - CORREIO BRAZILIENSE - O STJ acaba de solicitar o desligamento imediato do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, por improbidade administrativa e por crime contra o patrimônio do povo do Distrito Federal. Joaquim Roriz foi também declarado inelegível por um prazo de 15 anos. Em solidariedade ao governador, 70% da bancada governista na Câmara Legislativa do DF renunciou aos seus cargos, que, em uma decisão inédita da casa, serão mantidos vagos até as próximas eleições.

Tudo isso seria lindo, lindo, se não fosse MENTIRA!

10:04 | comentários (1)






Zamorim
Alta Rotação
Álbum Digital
Criação Digital
Zamorim Futebol de Botão
Para jogar com papel e caneta
Zé Povão




imagens aleatórias::
www.flickr.com


leia e veja::
Unforgettable (patinação)
A Borboleta
Meus papeis de parede ;-)
A melhor coisa do mundo!
Um Ovário no Cisto

na minha caixa postal::
Boot
Quem é xiita?
Ensina teu filho
Resposta Casseta!
O Mundo Para Todos!
Mais textos...

ajuda::
Sobre o site
Sobre mim

contato::
Imeiou

arquivo::
2017:

2016:

2015:

2014:

2013:

2012:

2011:

2010:

2009:
10/8/4/3/1
2008:
9/8/7/6/1
2007:
12/11/10/9/4/3/2/
2006:
11/10/8/4/2/1
2005:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2004:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2003:
11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2002:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2001:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1
2000:
12/11/10/9/8/7/6/5/4/3/3+



para fora do site

feitos por mim::
Academia Alta Rotação
Bola Quadrada
Débora Amorim
Desconforme.com

brinquedinhos::
Álbum no Flickr
ET Brasil
SETI@Home P-Stats
MyBookmarks
Horizontes  (os meus)

do mundo físico::
Adriano Souza
Ana Paula
Ana Paula (fotos)
Débora Amorim
Lêda Margarida
Marcos Sebastian Alsina
Mariana
Nathália
Roberto Moriyama

diariamente ou não::
A List Apart
AlterNet: Top Stories
Burburinho
CliqueMusic
Communication Arts
Computerworld
Correio Braziliense
ei: Electronic Intifada
Em Tempo Real
ESA Science
Estadao
Info Exame
JB Online
MusicExpress
NASA Human Spaceflight
New Scientist
no mínimo
Nova-e
O Globo Online
Reporters without borders
Scientific American Brasil
SPACE.com
Spaceflight Now
The Fray
Universe Today
Visão Crítica
Web Insider

weblogs que leio (ou tento)::
Blog do Cristovam
Blog do Sena
Circulando.com
c o l a g e m
CrisDias
D i z e m. . .
Feira Moderna
Imprensa Marrom
Interludio.net
Lost Art Updates
Marcelo Cabral
Marketing Hacker
Matchbox
Mothern
no mínimo | Weblog
Os melhores do Mundo
Pensar Enlouquece...
Powazek productions
Ricardo Noblat
Terceira Base
The Chatterbox
The Daily Report
WowBlog

fotologs::
Bigempty
Daily Dose of Imagery
Chicaco Snapshot
Chromasia
Ephemera
Ficções do Interlúdio
Groundglass
Joe's NYC
New York Photoblog
Phutojunkie
Positive Negative
rion.nu
Satan's Laundromat
Shutterbug
Visual Resistance
Whateverland

brasília no flickr::
Brasília (tags)
Brasilia (tags)
Brasília (pool)
Andressa Reze
bom_de_ver
dimasmjunior
Fabio Cherman
Josa Jr
leonart
negativz
MrPixel
Quereco
The Girl Is Drinking Tea
virgu.lino

créditos e agradecimentos::
Blogger
BlogTree
Extreme Tracking
W.Bloggar



Inclui no Bloglines