Volta para o início... Quer entrar em contato comigo? Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados Senado Federal


Quinta-feira, Janeiro 31, 2002

Visão de águia

Depois de 20 anos, voltei ao oculista para ver o motivo da minha vista cansada. Depois de tantos anos expondo diariamente, incansavelmente, sem dó nem piedade, meus pobres olhos às emissões fustigantes desse canhão de radiação que chamam de monitor, estava com medo de conhecer o real estado da minha vista. Cheguei certo de que sairia com uma receita de óculos, mas felizmente, segundo a doutora, minha vista está 100%. Bem acima da média - deixa eu fazer o meu comercial ;-).

- Mas então, Doutora, será que o motivo da minha vista cansada é só pelas noites que passo em frente ao micro, até às 5 da manhã, depois de ter passado o dia inteiro trabalhando com os olhos fixos no monitor?
- Vê se toma juízo, menino!

Para os incautos viciados em computador, sejam os micreiros, hackeres ou apenas internautas convictos, seguem algumas dicas úteis para preservar por um pouco mais de tempo a visão:
  • A cada 40 minutos em frente ao micro, pare uns 5 para descansar a vista. Se for no trabalho, pode parar uns 15.
  • Lembre-se de piscar os olhos com freqência, em vez de ficar vidrado, com atenção máxima ao que se passa no monitor, babando verde. Isso é sério.
  • Não fique com a cara grudada no monitor. Quando vamos ficando cansados, temos a mania de ir chegando mais perto, para "enxergar melhor".
  • Regule a luminosidade do seu monitor, de acordo com a iluminação ambiente, para evitar excessos. Não sei explicar como se faz isso, não. Peça ajuda ao seu sobrinho, porque eu faço no olhômetro.
  • Evite trabalhar no escuro, pois o contraste do brilho do monitor, com o resto do ambiente força mais a vista. Explicação leiga.
  • Lembre-se de que existe vida do lado de cá - ou daí, depende do ponto de vista - desse vidro para o qual você está olhando agora. Pratique atividades físicas e outras atividades do que chamam de "mundo real". Não sei se isso faz bem pra vista, mas faz para a sanidade mental ;-)
E nem pra doutora dilatar a minha pupila, pra eu poder tirar o resto do dia de folga! Quando a gente mais precisa desses médicos, aonde eles estão? Tsc, tsc, tsc...

15:08 | comentários