Últimos textos Entre em contato
Zé Povão solta o verbo!
Bsb, 16.12.02

A (falta de) saúde no DF

Ambulâncias aos cacos - Frota é pequena e em estado de conservação precário. Irregularidades colocam em risco pacientes e sobrecarregam os bombeiros - Na batalha diária para salvar vidas, médicos e pacientes enfrentam um poderoso inimigo: o tempo. Independente do tipo e gravidade da doença, cada minuto é fundamental. Em muitos casos, o tratamento precisa estar disponível na rua mesmo, mais exatamente no meio do trânsito. Não é a toa que as ambulâncias são consideradas uma extensão dos hospitais. No caso do Distrito Federal, elas refletem a precariedade do sistema de saúde da capital federal.

Depois da ressaca das eleições e a overdose de política, eu não poderia voltar a escrever falando sobre outro assunto que não fosse o sistema de saúde do DF. Tão aclamado pelo governador eleito, durante a campanha, como estando em ótimo estado, sem problemas, um dos melhores do país, bastou passarem as eleições para que fosse mostrado o real estado da nossa saúde. Centro de tratamentos diversos sendo desativados, falta de medicamentos, dinheiro sendo jogado fora ( o NOSSO dinheiro), médicos bancando exames em seus consultórios particulares. Tudo chegou ao ponto de o novo secretário de saúde comparar sua pasta a um "trem desgovernado". DESGOVERNO é o que temos aqui.

O que mais dá raiva é que os caras são tão sem escrúpulos, que quando surgiu aquela história de desviar dinheiro da saúde para a ponte, eles vieram com um papo de que a saúde não estava precisando de dinheiro e, assim que foi comprovada a falta de medicamentos nos hospitais, disseram que não tinham dinheiro para comprar os tais medicamentos.

Recentemente as investigações do Ministério da Saúde mostraram que a coisa pode ser ainda pior. Que os medicamentos podem estar sendo sonegados aos pacientes premeditadamente, para que tenham que ser entregues via liminar da justiça, o que permite a dispensa da licitação. Vejam só as conclusões do Ministério:
  • 60% das compras de medicamentos acontecem com dispensa de licitação, modalidade que impede a participação de outras empresas no processo.
  • Os remédios são comprados com valores até 374% acima do praticado por outros estados do país.
  • 90% das compras irregulares beneficiam a Unicom Produtos Hospitalares Ltda. Entre 2000 e novembro de 2002, o volume de vendas da empresa para rede pública de saúde pulou de R$ 3,5 milhões para R$ 10 milhões.
  • Dos 87 itens mais usados nos hospitais, 38 estão com estoque zero. Do 28 medicamentos para pacientes com problemas mentais, apenas oito estão disponíveis. Faltam de anestésicos e antibióticos a luvas e fios de sutura.
  • No Hospital de Base, há falta de antibióticos, estoques zerados de material cirúrgico e luvas. Os pacientes com câncer são obrigados a comprar remédios e pagar por exames pré-operatórios.
E ninguém vai preso e ninguém paga pelos danos e, pior, O POVO CONTINUA ELEGENDO ESSES MERDAS!

Às 12:07h | guarde | comentários



Bsb, 6.12.02

Futurologia política

Anotem o que estou dizendo.
Esse cara vai ser Ministro da Educação durante 8 anos. Os 2 mandatos que esse outro vai exercer. Depois vai ser eleito Presidente da República Federativa do Brasil em primeiro turno.

É... estou mesmo com grandes esperanças nesse governo ;-)

Às 02:17h | guarde | comentários








2003
10 / 9 / 8 / 3 / 2 / 1

2002
12 / 11 / 10 / 9 / 8 / 7 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2 / 1

2001
12 / 11 / 10 / 9 / 8 / 7 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2 / 1

2000
10 / 8 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2


LEIA
Agência Estado
Baguete Diário
BBC Brasil
CNN em Português
Correio Braziliense
Diário do Grande ABC
Em Tempo Real
Estadao
Estado de Minas
Imprensa Nacional
Jornal de Brasília
Jornal do Brasil
No.
O Globo
Oposição Sistemática
Sinopses da Radiobrás
Visão Crítica

PARTICIPE
Democracia.com.br
Boicote à Gasolina Cara
Geração Brasília
Reclamar Adianta

RECLAME BRASIL
Câmara dos Deputados
Governo
Ministério do Trabalho
Presidência da Republica
Previdência Social
REDETRAN
Receita Federal
Senado Federal
Senadores...

RECLAME DF
GDF
Secretaria de Fazenda


Ajude a divulgar o site do Zé Povão, enviando o endereço aos seus amigos.

Se quiser colocar um link no seu site, pode utilizar um dos banners disponíveis.

Atualizado com o Blogger!
Zé Povão é Zamorim, Brasília, 2000