Últimos textos Entre em contato
Zé Povão solta o verbo!
Bsb, 21.11.01

Auxílio sem intermediários

O Governo Federal vai
aplicar uma medida que, a meu ver, deveria ser aplicada a todos os planos de "ajuda social" no Brasil. Vai substituir as cestas básicas enviadas às populações carentes atingidas pela seca no Nordeste por "vales-comida", que serão enviados diretamente pelo correio para os destinatários. Já disse isso antes e repito: a maneira mais eficiente de controlar exatamente o que se está gastando é fazendo o dinheiro ir diretamente da conta do governo para o beneficiado. Além disso, tem o efeito citado pelo artigo, de dificultar a "intermediação política dos recursos".

Essa eu aplaudo!

Às 14:40h | guarde | comentários (1)



Bsb, 5.11.01

Voto facultativo

Projeto para consultar a sociedade sobre fim do voto obrigatório está parado - "O Brasil pode ter voto facultativo a partir de 2004. Projeto nesse sentido foi apresentado pelo deputado Geraldo Magela (PT-DF) (...) O projeto determina que a população, nas eleições de 2002, escolha, junto com os nomes para a Presidência da República, os governos estaduais, o Congresso e as Assembléias Legislativas, se querem ou não que o país tenha o voto facultativo."

Finalmente as minhas preces foram ouvidas e alguém tomou a iniciativa. Eu sempre me perguntei o porquê do PT ser contra o voto facultativo. Sempre tive a impressão de que ele seria o maior beneficiado. Bem, partidos de lado, se acabar a obrigatoriedade do voto, a qualidade de nossas eleições vai aumentar consideravelmente, porque a proporção de votos "conscientes" vai aumentar muito em relação aos votos "de má vontade". Quem já fez campanha de boca-de-urna sabe a enorme quantidade de eleitores que chegam sem a menor idéia do que fazer com o seu voto, sem saber ao menos o partido em que vai votar. Tem gente que chega ao cúmulo de escolher o seu candidato pelo primeiro santinho que lhe cair nas mãos. É triste e revoltante ver o descaso com que muitos "cidadãos" tratam um momento tão decisivo. Tenho convicção de que com o voto facultativo esse tipo de pessoa não vai cogitar sair de casa para votar. Vai ser ótimo, o país vai ter bem mais chances sem esse tipo de cidadão para atrapalhar.

Que tal começarmos com mais uma campanha junto aos nossos deputados, para pressioná-los a aprovar esse projeto? Basta você escrever para o seu deputado ou, se ele não foi eleito, para um com o qual se identifique, solicitando a aprovação do projeto. Se preferir, escreva para mais de um. Vamos lá pressione um deputado.

Às 10:43h | guarde | comentários



Bsb, 1.11.01

Nacionalismo e soberania nacional

Comissão reduz influência americana em Alcântara - "O governo brasileiro terá que renegociar com os americanos o acordo que possibilitará o lançamento de foguetes da Base de Alcântara, no Maranhão. Os deputados da Comissão de Relações Exteriores modificaram ontem o texto original do tratado para atender às pressões de deputados nacionalistas do Congresso. 'Asseguramos às novas gerações o acesso ao espaço', comemorou o deputado Waldir Pires (PT-BA)."

Em primeiro lugar, fiquei injuriado por ler o termo "deputados nacionalistas" num tom até pejorativo - pelo menos me pareceu. Como se fosse feio ou inconveniente um deputado ser nacionalista. Qualquer deputado que não se declarasse e agisse como muito nacionalista deveria ser imediatamente destituído de seu cargo. Ponto final.

"O parecer do petista tira o poder dos Estados Unidos de vetar negócios brasileiros envolvendo mísseis e armamentos com países que não façam parte dos organismos mundiais reguladores do setor. O texto de Pires também obriga aos americanos a repassar ao Brasil parte dos lucros provenientes dos lançamentos de satélites. (...) Os EUA também deverão permitir a inspeção, por técnicos da Receita Federal, de todo material que chegar à base ."

Em segundo lugar, aplausos para o congresso (ou parte dele) por limitar a folga dos EUA por aqui. É muito engraçado. Eles é que vão usar um espaço nosso e eles é que querem impor restrições. Por mais e a gente vá ganhar em tecnologia com esses lançamentos, se é que vai, esse ganho deve ser visto como mais uma parte do pagamento pelo espaço. Eles é que estão entrando em nosso território, então nada mais justo que NÓS façamos as exigências. Tô errado?

Às 18:19h | guarde | comentários








2003
10 / 9 / 8 / 3 / 2 / 1

2002
12 / 11 / 10 / 9 / 8 / 7 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2 / 1

2001
12 / 11 / 10 / 9 / 8 / 7 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2 / 1

2000
10 / 8 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2


LEIA
Agência Estado
Baguete Diário
BBC Brasil
CNN em Português
Correio Braziliense
Diário do Grande ABC
Em Tempo Real
Estadao
Estado de Minas
Imprensa Nacional
Jornal de Brasília
Jornal do Brasil
No.
O Globo
Oposição Sistemática
Sinopses da Radiobrás
Visão Crítica

PARTICIPE
Democracia.com.br
Boicote à Gasolina Cara
Geração Brasília
Reclamar Adianta

RECLAME BRASIL
Câmara dos Deputados
Governo
Ministério do Trabalho
Presidência da Republica
Previdência Social
REDETRAN
Receita Federal
Senado Federal
Senadores...

RECLAME DF
GDF
Secretaria de Fazenda


Ajude a divulgar o site do Zé Povão, enviando o endereço aos seus amigos.

Se quiser colocar um link no seu site, pode utilizar um dos banners disponíveis.

Atualizado com o Blogger!
Zé Povão é Zamorim, Brasília, 2000