Últimos textos Entre em contato
Zé Povão solta o verbo!
Bsb, 28.10.03

Área pública

Empresários na briga dos puxadinhos - Os comerciantes resolveram entrar de vez no debate sobre as invasões de áreas públicas em quadras comerciais do Plano Piloto. O Fórum do Setor Produtivo do Distrito Federal, que reúne cinco entidades da classe empresarial e responde por 90% do PIB de todo o DF, defende ocupação de até seis metros de comprimento para os chamados puxadinhos. Para o empresariado, qualquer medida abaixo disso significaria o fim dos negócios para muita gente e, conseqüentemente, desemprego. Mais...

Tá, mas não é bem assim. Não é sob o pretexto de aumentar o número de empregos e o PIB do DF que qualquer um vai poder invadir área pública. Eu até concordo que algumas invasões possam ser regularizadas, DESDE QUE o usuário pague BEM por essa área ao GDF e passe a pagar seus impostos também calculados sobre a área TOTAL que ocupa. Mesmo assim não é qualquer área que deve ser passível de regularização. Invasões de área verde e bloqueio da circulação de pedestres são inadmissíveis.

Muita gente não entende a defesa que os brasilienses fazem do gabarito da cidade e da necessidade de se manter o padrão definido para o Plano Piloto. Isso faz parte da qualidade de vida na cidade. É isso que diferencia Brasília de outras grandes cidades, apinhadas de prédios altos, onde nem o ar consegue circular livremente. Se com todo esse controle, já é difícil segurar especuladores e todo tipo de inescrupuloso, sem o menor compromisso com a qualidade de vida na cidade, imagina se fosse tudo liberado?

É por isso que é preciso impedir a invasão de áreas públicas, a construção de "sétimos andares" nos prédios residenciais, a alteração da destinação de áreas públicas. Nós ainda temos muito espaço para crescer para os lados. Não é preciso estragar o que ainda está bom.

Às 11:57h | guarde | comentários (2)



Bsb, 16.9.03

Vaga Fácil o escambal!

Estacionamento privativo na "Rua das Farmácias" - O Vaga Fácil chegará à primeira quadra comercial nas próximas semanas. A chamada "Rua das Farmácias", na 102/302 Sul, entrará para o sistema, a pedido dos próprios comerciantes. O chefe da Divisão de Engenharia do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), José Lima Simões, afirmou que os detalhes para a implementação no local devem ser fechados até o final desta semana. "A partir daí, só dependeremos da divulgação e sinalização no local para começar a operar", adiantou.
   Desde que chegou no Sistema Comercial Sul, o Vaga Fácil fez com que os estacionamentos na "Rua das Farmácias" ficasse lotado. Os motoristas migraram para a quadra, evitando o pagamento na outra área. A implantação do sistema no Setor Médico e Hospitalar Sul deverá aumentar ainda mais o fluxo de carros na região.


Do jeito que vai a coisa, daqui a pouco nós teremos que pagar também para estacionar dentro das nossas quadras residenciais. Eles implantam o sistema em um lugar, aí o estacionamento da área ao lado fica cheia. Para corrigir isso, eles implantam o sistema também na "área ao lado" e então a área ao lado da "área ao lado" é que fica cheio. E por aí vai... Esse sistema foi tão mal pensado que já mudaram as regras 4 vezes desde a implantação e pode ter certeza que mais mudanças virão.

"Eles" dizem que nós estamos reclamando porque ainda não estamos acostumados com a nova rotina, que nos EUA até cidades pequenas funcionam da mesma forma. Só que lá, onde este sistema funciona, ele funciona para parar na rua, ao lado da calçada. Aqui ele está sendo implantado em ESTACIONAMENTOS. Áreas grandes, com vagas marcadas, que já foram pensadas especificamente para estacionamento. Eles dizem que estão acabando com a falta de vagas, mas isso é apenas ilusório. Se eu tenho que tirar o meu carro da vaga para um outro parar, mesmo ainda precisando ficar no local, eu não estou liberando 1 vaga. Estou apenas transferindo a falta de vaga para um outro motorista: EU. Afinal, eu agora terei que encontrar uma outra vaga para parar o meu carro novamente. Ou seja, estão apenas aumentando a confusão.

Vaga fácil é o escambal! Esse sistema está parecendo que tem o objetivo único de ganhar dinheiro. É extremamente caro, principalmente para quem trabalha no local, não está organizando nada e só está transferindo o problema de falta de vaga para a vizinhança.

Às 08:25h | guarde | comentários (4)



Bsb, 20.8.03

Máfia das multas

Hoje recebi mais um e-mail falando da "máfia das multas", das irregularidades no posicionamento dos radares móveis e aquela lenga-lenga de costume. Mais uma vez respondi com minha resposta padrão, que vou devolver sempre que receber e-mails desse tipo:

João e crianças, essa história de máfia das multas é balela. Andem na linha que vocês não serão multados. E eu acho mais é que os radares devem ser o mais camuflados possível, sim. Assim a velocidade vai ser contida em todo o percurso das vias e não apenas onde estão os radares.

Os motoristas mais folgados ficam com essa história de que ninguém consegue ler todas as placas de trânsito, que nem sempre se tem certeza da velocidade máxima em uma via, mas o aviso de radar todo mundo consegue ver sempre, né? PAPO PRA BOI DORMIR, HISTÓRIA DE QUEM NÃO ESTÁ A FIM DE SEGUIR AS NORMAS!

Se andarmos dentro dos limites de velocidade, o DETRAN não vai arrecadar nem 1 centavo com multas por excesso de velocidade. Simples assim.

Marcus, o chato!

Às 09:10h |
guarde | comentários (3)



Bsb, 19.8.03

Às 09:02h | guarde | comentários (1)



Bsb, 6.8.03

Assuntos fundiários da capital

Na Capital do País, enquanto a polícia tem que
lutar contra a polícia, para que esta última libere terrenos invadidos, enquanto aqueles que deveriam zelar pela lei e pela ordem ameaçam armados aqueles que estão zelando pela lei e pela ordem, o maior grileiro de terras do DF assume a Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa do DF, em substituição a outro grande grileiro de terras, que está preso há quase 1 mês.

Não é absurdo? A polícia invade, o grileiro que deveria estar preso, é eleito deputado e preside a CAF. Pelo menos um deles está preso. Já é alguma coisa. Espero que um dia essa corja toda seja varrida da vida pública nacional. E isso inclui o "nosso" governador, que é, na minha opinião, o responsável por termos chegado a esse ponto, com a sua política populista de distribuição de lotes desde o primeiro dos 4 mandatos que já assumiu no DF.

Às 09:48h | guarde | comentários (1)



Bsb, 31.3.03

Selvageria e descaso

Cidade proibida para ciclista - Bicicleta vira opção de risco para quem decide se aventurar pelas ruas do DF. Número de mortes nas pistas cresceu 36% em 2002, em relação a 2001. Direitos e deveres são desrespeitados. Especialista propõe campanha educativa - A luta diária por espaço no abarrotado trânsito do Distrito Federal está deixando corpos e ferros retorcidos pelo acostamento. No ano passado, um ciclista morreu a cada semana, em média, em acidentes registrados pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Foram 57 mortes no total, 36% a mais do que em 2001, quando 42 ciclistas perderam a vida nas ruas do DF.
Correio Braziliense, 28/03/2003

Bem, eu andava calado, mas tenho que voltar à ativa, ou melhor, o Zé Povão tem que voltar à ativa. As notícias políticas por aqui andam muito paradas. A mudança no comando do Correio e o sumiço estratégico do governador estão ajudando bastante. Só que não dá pra fechar os olhos diante dos fatos. No trânsito de Brasília volta a crescer a selvageria. Os índices de acidentes fatais volta a crescer assustadoramente. Resultado do descaso do atual governo e sua falta de moral com relação ao assunto, vinda desde os tempos em que os que hoje aqui estão combatiam toda e qualquer medida do governo Cristovam pelo programa "Paz no Trânsito". Programa esse que estava levando à diminuição constante dos acidentes fatais por aqui.

A solução é simples e já mostrou que é eficiente. Aplicação da lei e campanhas educativas massivas na TV. Campanhas para educar motoristas, mas também pedestres e ciclistas, que em sua maioria não fazem a mínima idéia de que também têm deveres com realção ao trânsito, muito menos de quais são esses deveres.

E ainda somos obrigados a ouvir coisas como essa:

O diretor de Segurança do Detran-DF, Antônio Bonfim, defende que as pessoas evitem usar bicicletas como meio de locomoção. "Os ciclistas deveriam procurar parques. Temos mais de 40 pelo DF todo." Bonfim diz que os acidentes são causados, na maioria das vezes, pelo ciclista - assim como os atropelamentos, segundo ele, são responsabilidade dos pedestres.

Tá, e o pessoal que usa a bicicleta como meio de transporte? Dizer isso é o mesmo que sugerir que os motoristas utilizem seus automóveis apenas em autódromos. Esse Sr. Antônio Bonfim deveria tomar vergonha nessa cara de pau e fazer o seu trabalho. Essa é uma linha de raciocínio que vem se tornando comum entre as figuras que tomam conta dessa cidade. Há um tempo atrás um dos "donos" da nossa segurança chegou a dizer que os culpados pelos latrocínios que vínhamos sofrendo éramos nós mesmos, os cidadãos do DF. Lamentável! Mais lamentável ainda termos reelegido essa corja.

Enquanto isso, o trânsito do DF vai matando, matando, matando. Mas a culpa não é realmente apenas das "autoridades". Nós temos também um povinho que é difícil de engolir. E, não, não é o povo do DF, não. É o povo brasileiro. Ninguém quer assumir a responsabilidade por nada, enquanto espera que o governo resolva todos os problemas. Aí temos que lidar com imbecis, irresponsáveis matando famílias, matando flanelinhas, matando.

Quando os homens da lei, aqueles que deveriam mostrar aos cidadãos como se comportar e impor esse comportamento quando não for espontâneo, quando um delegado atropela uma mulher grávida porque estava falando ao celular enquanto dirigia, o quê mais nós podemos esperar?

Às 15:00h | guarde | comentários (1)



Bsb, 15.1.03

Lula, VÁ a Davos!

Há poucos dias foi enviado
um texto para a lista de discussões Lula Presidente. O texto pedia e justificava que Lula não deveria ir a Davos para o Fórum Econômico Mundial. Transcrevo aqui a resposta, acertadíssima, de meu tio, Mariano, e a minha própria, complementando a dele:


Desculpem.
Acho que ele deve ir sim.
Não adianta ficar pregando suas idéias entre os que o seguem, entre os que compartilham com elas.
É muito importante, agora que LULA é uma autoridade da América Latina, vá a Davos, expor suas idéias, seus ideais, sua luta, seus objetivos, sua missão.
É lá que existem pessoas, que precisam saber que existe um povo abaixo do equador, que tem uma grande esperança, que este povo tem um grande líder e que este líder vem da classe trabalhadora. Vem do povo, vem da pobreza e sabe o que está falando.
Vá LULA, vá a Davos e pregue sua doutrina entre os que não têm a mínima idéia do que seja um grande povo à espera de uma nova vida sem a opressão do capital internacional. Um grande país à espera de uma mudança que, em breve tempo, irá acontecer.
MARIANO AMORIM


APOIADÍSSIMO! 10!

O Lula não é mais um cara de oposição. Ele é o líder de toda uma nação (como é BOM dizer isso :-). Uma nação enorme com... quantas?... 170 milhões de pessoas. Ele representa não apenas petistas, mas pmdebistas, pflistas, banqueiros, pedreiros, grandes empresários, usineiros. Tem que sentar-se à mesa com metalúrgicos, mas também com grandes banqueiros. Tem que ir à Porto Alegre e também à Davos. Esta última viagem é ainda mais importante, porque em Porto Alegre todos pensam mais ou menos como ele e já sabem mais ou menos como ele pensa. Em Davos é que ele vai fazer a diferença e poder continuar sua batalha para tentar mudar alguma coisa no mundo, não só no Brasil.

A massa que votou em Lula tem que entender que o fato dele se sentar à mesa com determinado tipo de empresário ou político não significa de modo algum que ele se tornou um deles ou que os apoia, mas que ele está disposto discutir com eles. Significa que ele está plantando a semente das mudanças que sempre pregou entre quem sempre as combateu. Porque não adianta ele convencer quem já concorda com ele. Ele agora tem que convencer quem sempre foi opositor.

Às 09:53h | guarde | comentários (2)








2003
10 / 9 / 8 / 3 / 2 / 1

2002
12 / 11 / 10 / 9 / 8 / 7 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2 / 1

2001
12 / 11 / 10 / 9 / 8 / 7 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2 / 1

2000
10 / 8 / 6 / 5 / 4 / 3 / 2


LEIA
Agência Estado
Baguete Diário
BBC Brasil
CNN em Português
Correio Braziliense
Diário do Grande ABC
Em Tempo Real
Estadao
Estado de Minas
Imprensa Nacional
Jornal de Brasília
Jornal do Brasil
No.
O Globo
Oposição Sistemática
Sinopses da Radiobrás
Visão Crítica

PARTICIPE
Democracia.com.br
Boicote à Gasolina Cara
Geração Brasília
Reclamar Adianta

RECLAME BRASIL
Câmara dos Deputados
Governo
Ministério do Trabalho
Presidência da Republica
Previdência Social
REDETRAN
Receita Federal
Senado Federal
Senadores...

RECLAME DF
GDF
Secretaria de Fazenda


Ajude a divulgar o site do Zé Povão, enviando o endereço aos seus amigos.

Se quiser colocar um link no seu site, pode utilizar um dos banners disponíveis.

Atualizado com o Blogger!
Zé Povão é Zamorim, Brasília, 2000