Clube de Matemática

Finalmente está entrando em atividade um antigo sonho da minha mãe. O Clube de Matemática. Para quem não sabe, a mamãe é professora universitária e tem trabalhado há anos com "ensino de matemática". Nos próximos finais de semana já serão realizadas oficinas para crianças.

Ela e mais duas amigas da UnB têm desenvolvido diversos trabalhos nessa área, criando e adaptando diversos métodos "lúdicos" para o ensino "sem traumas" dessa disciplina. O trabalho delas abrange desde crianças até professores de matemática.

Mas ela avisa: o objetivo do Clube não é preparação para vestibular ou qualquer outro tipo de curso ou concurso. O objetivo do Clube é ensinar a raciocinar matematicamente. Nas palavras dela: "Nosso objetivo é desmitificar a disciplina, tornando o seu aprendizado agradável e eficiente. Criar um espaço para estudo de Matemática e de Educação Matemática".

E eu posso dizer por experiêcia própria: ela é demais :-) Eu teria adorado que meus professores do 1º grau tivessem utilizado os métodos e a filosofia que ela emprega. Querem um exemplo? Tenho certeza de que a maioria das pessoas que estão lendo esse texto penaram para aprender fórmulas como "ah mais bê ao quadrado", "ah menos bê ao quadrado" e muitas outras. Quando eu vi pela primeira vez o (a+b) ao quadrado, a turma toda ficou neurótica para decorar a fórmula. Quem não ficou intrigado com o significado disso? Pra que serve? De onde vem? Pois bem. Vejam como ela ensina isso:

A mais B ao quadrado é a área de um quadrado de lado A + B, certo? Então desenhamos o quadrado ao lado e representamos os lados como sendo formados por duas partes. Uma de comprimento A e outra de comprimento B. Agora repartimos esse quadrado em fatias, como na figura, e formamos dois quadrados e dois retângulos. ambos os retângulos têm um lado de comprimento A e outro de comprimento B. Um dos quadrados tem lados de comprimento A e ou outro tem lados de comprimento B. A área do quadradão não é igual à soma das áreas das figuras menores? A área do quadrado maior é igual a AxA; a área do quadrado menor é BxB; e a área dos dois retângulos é AxB, cada uma. Então descobrimos, como que por encanto, que a área do quadradão é igual a AxA + AxB + BxA + BxB, que é "Ah ao quadrado, mais duas vezes Ah vezes Bê, mais Bê ao quadrado" :-)

Tá bom, eu não tenho a mesma didática que ela, mas deu pra entender? Se um professor faz um desenho desses no quadro já no primeiro dia de aula, seus alunos jamais vão precisar se preocupar em decorar a fórmula. Eles já entendem de cara do quê estão falando. Como essa, existem diversas outras "brincadeiras" que podem iluminar a cabeça de muito aluno e de muito professor.

Para quem quiser mais informações sobre o Clube, coloquei algumas informações no meu site, enquanto o site definitivo não fica pronto.

E então, quem quer aprender matemática?
;-)

Marcus
Brasília, 9 de novembro de 2000
http://zamorim.com